Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 02 de Novembro de 2018 às 12h40

Você sabe o que é um café americano?

Aprendendo sobre Café (54)
Brasitália Máquinas e Café Em todas as famosas redes como Starbucks, McDonalds, Dunkin Donuts, está lá no cardápio: café americano. Mas o que essa versão tem de diferente para o café brasileiro? Siga a...
Em todas as famosas redes como Starbucks, McDonalds, Dunkin Donuts, está lá no cardápio: café americano. Mas o que essa versão tem de diferente para o café brasileiro? Siga a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o café americano.
As características do café americano
O primeiro ponto é saber que, de forma geral, os americanos gostam mais de tomar uma versão mais ‘aguada’ do café - para nós seria o conhecido “chafé”-, enquanto os brasileiros optam por uma concentração mais forte, o famoso café tradicional. Por lá, o preparo é feito pelo método de filtragem (ou coado), só que basta uma colher de café (cerca de 7 ou 8 g) para cada 100 ou 150 ml de água quente.

Vale lembrar que nos Estados Unidos, há ainda outro costume, bem diferente do nosso: eles usam copos térmicos, no estilo take away (pegar e levar) para ir tomando na rua ou levar até o trabalho. Apenas em cafeterias mais especializadas é que são usadas xícaras.

Assim, além das quantidades para o preparo da bebida e a forma de degustar, a qualidade dos grãos e a torra do café são completamente diferentes. Vamos analisar:

Grãos

Quanto à qualidade dos grãos e blends, o café americano utiliza um grãos mais maduros e que durante o processo de industrialização não passam por um processo de fermentação.

Torrefação

Já na torra, o café americano também apresenta algumas particularidades: utiliza grãos de clara e média torra, dando uma cor ao pó de café um tom achocolatado. Isso já confere uma bebida mais suave.

Moagem

Outro processo que interfere na qualidade do café americano é a moagem, sendo utilizado o tipo médio de moagem. Isso porque quando os grãos estão com uma moagem mais grossa e a bebida é preparada pelo filtro/coador, a tendência é termos um café mais ‘fraco’.

Apesar das diferenças entre o café brasileiro e o café americano, há muitos  apreciadores desta bebida. Para quem gosta de um café mais suave, seguem algumas sugestões de lojas especializadas que o comercializam, inclusive com franquias brasileiras:

 

 

É vidrado em café e quer continuar aprendendo tudo sobre a bebida? Fique com a Brasitália e se transforme em um expert. Aproveite para conhecer nossos produtos - máquinas e a Linha Essenza - dando uma passada na loja virtual. Se estiver em Chapecó, venha conhecer nosso Empório e tomar uma xícara conosco!

Veja também

O que preciso saber antes de comprar um café especial?01/04 Com o crescimento do mercado do café e o interesse do consumidor em experimentar bebidas de qualidade, alguns termos se tornaram mais frequentes neste mundo. É comum escutarmos “esse café é gourmet”, “o grão é especial”, ou “prefira os superiores”. Mas o que de fato torna um café especial?   Para tirar algumas destas......
Saiba preparar o café na Kalita Wave03/07 O mercado do café não pára! Você aprende alguma novidade e logo vem outra. E assim acontece com os métodos de preparo. Já falamos sobre alguns aqui no blog, mas para manter você sempre bem informado, vamos......
A importância do moedor de café21/03 O moedor de café - ou moinho como também é conhecido - é um item de grande importância para quem aprecia um bom café. Após escolher o grão, é preciso ter cuidados na hora de estabelecer a sua......

Voltar para Blog (pt)