Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 16 de Maio às 10h00

Veja como decorar a cafeteria com estas dicas de ambientação

Mercado e Tendências (19)
Brasitália Máquinas e Café Sempre ouvimos falar que a primeira impressão é a que conta, e isso não se diferencia quando falamos em uma cafeteria. Por isso, é preciso caprichar no visual e ter um ambiente condizente...
Sempre ouvimos falar que a primeira impressão é a que conta, e isso não se diferencia quando falamos em uma cafeteria. Por isso, é preciso caprichar no visual e ter um ambiente condizente com sua ideia de negócio, sem deixar de ser acolhedor e inovador. Afinal, as pessoas adoram ser vistas e frequentar uma cafeteria estilosa.
 
Assim, para que seu negócio cresça, busque investir nessa estratégia: pense na identidade visual (logomarca, cores, tipografia), na decoração externa e em cada detalhe interno: iluminação, cheiro, louças, móveis, cardápio, disposição dos produtos, uniforme dos atendentes etc. Ao decorar a cafeteria da maneira certa, você com certeza vai atrair clientes e o retorno virá, principalmente porque irá se destacar das demais com um ambiente aconchegante e diferenciado.
 
Listamos algumas dicas para você começar a organizar as ideias e tornar seu negócio um charme!
 
Seja criativo e capriche na hora de decorar a cafeteria
 
Primeiro, para que o ambiente seja agradável e convidativo para os clientes, é necessário que haja um comprometimento não somente com a decoração da cafeteria, mas também com o tipo de experiência que você quer garantir ao seu público e a imagem que sua loja quer passar para o mercado.
 
Dessa forma, você pode ir para um estilo mais clássico, mais moderno ou mais alternativo. Utilizando essa diretriz, a decoração precisa ser pensada e planejada para agradar o seu público, sem deixar de lado os valores e identidade visual da sua marca.

Agora, vamos listar os elementos fundamentais de qualquer decoração de loja, incluindo, claro, as cafeterias. São eles:

- Móveis (balcão, armários, prateleiras, mesas e cadeiras);
- Paredes;
- Piso;
- Iluminação;
- Fachada;
- Demais objetos.
 
Vamos então analisar cada um deles.
 
Móveis

Lembre-se: ao decorar a cafeteria, a distribuição dos móveis e objetos, deve, ao mesmo tempo, ser funcional para os clientes que vão transitar dentro da loja, como também para o funcionamento do negócio. Portanto, cuidado com o exagero.

Também é necessário investir em um mobiliário confortável, especialmente mesas e cadeiras. Se os clientes não se sentirem confortáveis, eles não retornarão. Assim, aposte em assentos acolchoados, que não sejam duros, e mesas que fiquem em uma altura adequada, para que os clientes possam ficar em uma boa posição.

Há uma variedade enorme de mesas, cadeiras, banquetas, poltronas e outros móveis, de diversos tamanhos e formas. Um exemplo, são mesas grandes, para ser compartilhadas por mais clientes e até servir como uma área de reunião. Sofás e poltronas criam ambientes mais intimistas, assim como puffs dão um ar mais descontraído e relaxado. A escolha vai depender do tipo de cafeteria que você deseja criar e da percepção de valor que quer transmitir ao cliente.

Sobre o balcão, armários e prateleiras são áreas que merecem grande atenção, pois é onde você irá expor produtos, guardar louças e colocar alguns itens de decoração. Ou seja, são extremamente necessários para a organização da cafeteria. Uma dica para  sair do lugar comum é inspirar-se no passado ou em outros temas aliado a materiais mais modernos, como por exemplo, mesclar materiais como madeira e metal.

Paredes

Paredes bem pintadas com cores que tenham a ver com as características do seu estabelecimento pode fazer toda a diferença. Além disso, as paredes contam com uma infinidade de opções de decoração. Além da pintura, podem ser forradas ou revestidas de azulejos ou com papéis e tecidos para dar texturas diferenciadas. Também é possível investir em elementos como quadro e gravuras que tenham a ver com o conceito da sua marca. E se tiver algum certificado ou prêmio também pode colocar em algum local com destaque.

Assim, as paredes ajudam muito a compor a identidade visual da marca. Portanto, devem “conversar” com os demais artigos, inclusive para definir o tipo de iluminação necessário. O mais recomendado é que as cores sejam neutras, para que não “briguem” com os objetos decorativos responsáveis por criar o estilo da loja.

Caso queira destacar muito as paredes, um exemplo são as cafeterias que apostam na temática dos anos 50. Nesses locais, as paredes possuem cores sólidas que remetem à época e abusam de elementos originais como quadros retrô, gravuras, elementos mais antigos, entre outros.

Piso

Tudo depende do estilo da sua cafeteria. Para as cafeterias mais alternativas e modernas, o piso de cimento queimado pode ser o mais indicado. Além de ser um revestimento barato e fácil de limpar, o cimento queimado possui grande variedade de tons que vão além do cinza. Já se sua cafeteria segue o estilo clássico, o ideal são pisos de cerâmica ou porcelanato. Quer algo bem aconchegante? A madeira no piso é uma alternativa.
 
Iluminação

A iluminação que compõe a decoração para cafeteria deve ser suficiente para que as pessoas tenham uma boa visualização do ambiente. Mas não devem ser excessivamente brancas ou em demasia. Quanto mais suave e direcionada for a iluminação, mais aconchegante será o ambiente.

Você pode combinar diferentes tipos de lâmpadas para dar o tom do ambiente, conforme o tipo de ambiente que quer proporcionar. As lâmpadas incandescentes são excelentes para dar uma cara de ambiente clássico ou vintage, e combinadas com um tom amadeirado, ficam perfeitas para um momento mais aconchegante. Além disso, vários itens de decoração relacionados à luz podem ajudar a compor o espaço, como lustres, luminárias, abajures e até mesmo painéis iluminados que podem ser acoplados nas paredes.

E, claro, não esqueça da iluminação natural, que além de dar um charme em dias ensolarados, ajuda a reduzir custos com a conta de energia. Aposte em janelas amplas com persianas, que permitem controlar a entrada de luz; ou em paredes de ‘vidro’, externas e mesmo internas.

Fachada

A fachada é a primeira impressão que será passada para aos clientes. Ela por si só poderá levar o público a entrar (ou não) e conhecer sua cafeteria. Vale aqui destacar o nome da cafeteria em um letreiro diferenciado e também investir em um boa porta, tapete e na iluminação. Se for possível, tenha uma área externa, como um deck com mesas e até mesmo puffs. E, não esqueça de atitudes triviais, como manter a fachada sempre limpa e pintada.

Demais objetos

Você pode decorar a cafeteria utilizando vários elementos que tem um ótimo custo benefício: quadros, adesivos, luminárias, plantas, almofadas entre outros.

Em relação às plantas, existem alguns elementos que estão totalmente na moda e dão vida ao local, como por exemplo, bambu, jardins verticais e mini hortas. É bacana quando estamos em um local que nos conecta com a natureza, fora que elementos naturais deixam sua cafeteria elegante e atrativa, energizando o local.

Outra dica é tornar sua cafeteria um espaço aberto à arte local, ao fazer parcerias com artistas que tenham a ver com a marca. Eles podem expor quadros, esculturas e outros objetos enquanto você não tem gastos e sempre pode contar com novas peças.

Precisa tirar dúvidas sobre cafeterias, produtos e serviços? Entre em contato com os especialistas da Brasitália pelo site, redes sociais - Instagram eFacebook.

Veja também

Quente e gelado, na xícara e na taça! Aprenda a vender café em todas as estações do ano com seis receitas que vão fisgar os clientes07/03/17 Esquentar o corpo, aquecer os pensamentos, espantar o frio. Para quem pensou em um café gostoso e quentinho durante os dias gelados, acertou em cheio na pedida. Nada melhor que uma xícara deste combustível para encarar o outono e o inverno e deixar o casaco de lado por uns agradáveis instantes. Mas, não é porque o Sol e o calor estão aí, presentes em......
Receitas de verão: dicas para refrescar o calor22/11/17 O calor está chegando, mas não é por isso que você vai deixar de aproveitar o sabor do café. Por isso, a cada estação que chega, a Brasitália reúne uma série de receitas deliciosas e......
O sensorial como medidor de qualidade11/07/16    A Brasitália Máquinas e Café esteve presente no curso Sentir DR – Análise Sensorial na empresa Duas Rodas, nos dias 07 e 08 de julho na cidade de Jaraguá do Sul/SC, muito bem representada pelo nosso......

Voltar para Blog (pt)