Se você possui uma padaria, cafeteria, ou vende café espresso no seu estabelecimento, certamente você já se deparou com a dúvida na hora de definir o preço do café. Definir o preço do espresso não é tão complicado como se imagina.
Para precificar o café espresso na sua Padaria, você deverá analisar algumas variáveis importantes. Essas variáveis são:
CUSTO: saber quanto custa para você cada café é muito importante, pois permitirá saber a partir de onde a sua padaria já está tendo lucro. No custo entram todos os componentes necessários para a fabricação do seu café. Como quanto de café usar (gramas de café moído), de água, de açúcar, se você irá usar mexedores, copos descartáveis ou de isopor para servir.
CONCORRÊNCIA: é necessário avaliar os preços da concorrência, sobretudo porque os concorrentes podem nos forçar a seguir o seu preço, de acordo com a dinâmica de mercado que você está inserido.
CONSUMIDOR: é preciso levar em conta aquilo que o cliente está disposto a pagar. Faça pesquisa de mercado, avalie o que eles estão procurando e conheça bem o perfil do seu cliente , sobretudo seus hábitos de consumo, o seu poder aquisitivo e suas necessidades .
VALOR AGREGADO: quando o seu produto atende às necessidades e desejos de um cliente, ele ficará satisfeito, estabelecendo um elo entre o cliente e sua padaria e irá valoriza-lo ainda mais. É assim que, na pratica, o seu cliente percebe uma ligação de preço e poderá avaliar se é mais ou menos caro.
A Brasitália tem uma dica especial para isso. Será necessário que você faça um cálculo simples e bem rapidinho para evitar que sua padaria perca dinheiro na hora de vender o seu espresso .
Vamos à fórmula:
Para a extração de um café espresso na sua padaria, são necessários 8 gramas de café moído. Sendo que, 1 kg de café em grão é igual a 1000 gramas, concluímos que 1 kg rende 125 espressos
Exemplo: 1000 gramas dividido por 8 gramas = 125 espressos.
Agora pense quanto você pagou o quilo do café, suponha que este custo de café foi "X" o quilo, você deverá dividir esse valor de "X" por 125 espressos e assim terá o custo de cada espresso. Nesse exemplo o custo de um espresso será de "X" .
Exemplo: "X" dividido por 125 espressos = "X".
Lembre-se que a sua precificação vai muito além, pois você precisa lembrar que usou mais coisas para fazer o seu espresso, tais como copos de isopor, mexedores, açúcar, etc. Além dos custos citados acima, você deve lembrar que há também o custo fixo da operação envolvido, que deve ser levado em conta na hora de definir, de uma maneira geral se o negócio é lucrativo ou não. Dessa forma, o custo deverá triplicar, porque você precisa incluir essas despesas no preço do seu café. O seu espresso ficou com o custo de "X", portanto passará a custar três vezes o valor de "X".
Exemplo: "X" vezes 3 = "XX"
Agora que você já sabe qual o custo do espresso, basta analisar os concorrentes e definir quanto cobrar, sempre lembrando que não poderá cobrar menos do que os custos, que no nosso exemplo foi de "XX".
Seguindo essa fórmula, você poderá precificar tudo o que produzir na sua padaria, tal como cappuccino, café com chantilly e o que você inventar de delicioso para agradar seu cliente. Outro segredo é ter o moinho de café sempre regulado, assim você terá padrão nas bebidas e a garantia que sua precificação estará sempre correta e com o retorno financeiro que você espera.
Gostou da dica?
Compartilhe para que seus amigos possam saber também.
Compartilhe!
Veja também
[IMPERDÍVEL] Manual completo para montar uma cafeteria11/Abr/201711/04/17há 2 anos Segunda-feira, 11 de Abril de 201711/04/2017Um guia imprescindível para quem quer abrir seu negócio e lucrar muito com a venda de café! Já falamos por aqui que o café é um ótimo negócio. Além de você trabalhar com um produto cheio de qualidades e benefícios a saúde - sem contar o aroma delicioso -, ao investir no setor as chances de você ter sucesso são......
Saiba preparar o café em diferentes tipos de filtros23/Out/201823/10/18há 1 ano e 1 mês Segunda-feira, 23 de Outubro de 201823/10/2018O cafezinho passado na hora está entre as bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. Afinal, aquele cheirinho gostoso que sentimos quando a água entra em contato com o pó de café deixa todo mundo com água na boca. O......
O que é Clever Dripper?19/Jul19/07há 4 meses Quinta-feira, 19 de Julho de 201919/07/2019Facilidade e variedade de sabores e aromas na hora de preparar o café. Esta é a principal característica da Clever Dripper. Se você gosta de variar o preparo com moagens e tempos de infusão diferentes, e também adora......