Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 10 de Julho às 06h48

Saiba tudo sobre o café feito no coador de pano

Aprendendo sobre Café (52)
Brasitália Máquinas e Café Ele é o queridinho dos brasileiros. Do que estamos falando? Do café coado. O famoso cafezinho passado ainda é a forma de preparo mais utilizada no país. O método é fácil...
Ele é o queridinho dos brasileiros. Do que estamos falando? Do café coado. O famoso cafezinho passado ainda é a forma de preparo mais utilizada no país. O método é fácil e, além do pó moído, pede apenas água quente e um coador de pano ou um filtro de papel.
 
No artigo, vamos dar mais atenção ao coador de pano. Isso porque, ele tem muitas peculiaridades: é o mais antigo, mais sustentável e, por que não, mais charmoso.

Podemos dizer que esse método de café coado está muito ligado às origens rurais do país e às memórias de cozinhas com fogões a lenha. Esse apego faz, inclusive, com que ele seja sucesso tanto na versão mais antiga, com um coador de pano para o bule, e também na sua versão individual, com um coador menor para apenas uma xícara.

Cuidados ao preparar o café no coador de pano

O primeiro passo é um café de qualidade, de preferência moído na hora para preservar todo sabor e aroma. A moagem, nesse caso é média para fina (um pouco mais fina que o açúcar ou sal de mesa, mas ainda dá pra notar a diferença de grãos), para que possa passar com fluidez pelo coador de pano. Assim, você terá um café mais aromático e saboroso.

Depois, tenha cuidado com a água. Ela deve ser filtrada e não pode ser fervida - o ponto certo é quando apenas começa a borbulhar, pois assim não queima o pó. Já na hora de preparar o café, a água deve ser jogada em fio sobre o pó. E nada de mexer ou misturar com a colher.

A quantidade de pó depende de gosto, mas existe uma medida padrão. Use de seis a oito colheres de sopa de pó para um litro de água. Para meio litro, de três a quatro. Outra dica é esquentar a xícara e o bule, porque você está preparando o recipiente para receber uma bebida quente.

Tome a bebida na hora: nada de café requentado! Se for guardar em uma garrafa térmica, a validade é de uma hora se não estiver adoçado.

Dicas para conservar e limpar

Se for novo, ele precisa ser curtido, em uma mistura de café e água fervendo para não dar gosto. Coloque água e pó de café em uma panela ou caneca apropriada, mergulhe o coador e deixe em ebulição por alguns minutos. Quando estiver terminado, enxague em água corrente e estará pronto para uso.

Porém, o coador de pano também tem prazo de validade: de dois a três meses. Se fizer café todo dia, depois de um mês, tem que trocar. Isso evita que o sabor da bebida fique comprometido com o longo uso do material.

Já enquanto estiver em uso, a dica, entre um café e outro, é lavar sem sabão e guardar em um recipiente com água na geladeira, para não criar bactérias. Outra forma, não tão segura, é lavar e colocar para que seque muito bem em algum lugar sem umidade.

Ainda há outra forma, essa não muito recomendada, pois pode influenciar no sabor da bebida. Mas se você quer tirar toda a sujeira acumulada no seu coador de pano, basta colocá-lo em um recipiente com água quente - até cobri-lo - e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por alguns minutos e enxágue em seguida. Na sequência, higienize o coador como se fosse novo, para ajudar a eliminar qualquer resquício que possa alterar o paladar.

Quer aprender mais sobre café? Continue acompanhando a Brasitália, aqui no blog nas redes sociais - Instagram e Facebook. Todos os dias tem dicas super legais para você se tornar um expert no assunto. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

[PREÇO DE CUSTO] Receita exclusiva de Frapê Raffaello Ferrero Rocher pra fazer rápido e vender muito!19/04/17 Tá precisando de uma receita daquelas, rápida, fácil e DE-LI-CI-O-SA para movimentar as vendas? Sem problemas! A Brasitália tem uma exatamente assim, que além de ser imperdível, é uma criação exclusiva da nossa barista Idinéia Merisio Chiotti. É o Frapê Raffaello Ferrero Rocher. Vamos juntar numa linda taça só......
Como controlar as finanças em sua cafeteria18/11/16Grátis: planilha de fluxo de caixa para cafeteria! É muito comum vermos empreendedores que não possuem o hábito de controlar suas finanças, seja por falta de tempo, organização e até mesmo por não saberem como fazer. Entretanto, controlar as......
Do cultivo ao beneficiamento: o processo produtivo do café16/05/18   Neste artigo conheceremos um pouco mais sobre o processo produtivo do café, desde o cultivo, passando pela colheita até o beneficiamento.   O Café é uma planta originária da Etiópia,......

Voltar para Blog (pt)