Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 03 de Julho às 19h36

Saiba preparar o café na Kalita Wave

Aprendendo sobre Café (52)
Brasitália Máquinas e Café O mercado do café não pára! Você aprende alguma novidade e logo vem outra. E assim acontece com os métodos de preparo. Já falamos sobre alguns aqui no blog, mas para manter...
O mercado do café não pára! Você aprende alguma novidade e logo vem outra. E assim acontece com os métodos de preparo. Já falamos sobre alguns aqui no blog, mas para manter você sempre bem informado, vamos apresentar hoje o Kalita Wave.

Não que seja um novidade fresquinha, mas é um forma de degustar o café que tem ganhado cada vez mais adeptos. As cafeterias mais antenadas já colocaram o Kalita Wave em seu cardápio e os coffee loversadoram seu estilo e sabor diferenciados.

Sem mais suspense, neste artigo vamos falar tudo sobre o Kalita Wave.

Passo a passo para fazer café no Kalita Wave

Para começar, algumas explicações básicas: o Wave da marca japonesa Kalita é um método que consiste em um porta-filtro e um filtro especial de papel ondulado (com 20 ondas), que lembra um “brigadeiro gigante”. A Kalita Co. é uma empresa familiar japonesa que fabrica equipamentos de café desde a década de 50. O estilo simplificado é característico de seus produtos.

Os diferenciais deste tipo de café filtrado são justamente o filtro, que entra pouco em contato com a parede do porta-filtro - que pode ser de aço inox, vidro e cerâmica -; e pelo fundo, reto, que possui três pequenos furos, limitando a vazão de queda do café e garantindo uma infusão mais prolongada do que com outros porta-filtros (como Hario V60 ou tradicional, por exemplo). 

Isso elimina qualquer canalização de água no fundo do filtro onde está a “cama” de café, resultando em uma bebida muito pura. Como o filtro tem contato mínimo com o suporte, a temperatura fica mais consistente e a dispersão da água é mais uniforme.

São dois tamanhos: pequeno (para uma xícara) e grande (para duas a quatro xícaras). Os filtros vêm nos dois tamanhos também.

Agora a moagem. Para o preparo no Kalita Wave, é indicada a moagem média ou média-grossa, variando de acordo com sua preferência - café mais encorpado, moagem média; café mais suave, moagem média-grossa.

Vamos então ao passo a passo:
 
- Coloque o filtro no coador;
- Escalde o filtro com água bem quente para aquecer o coador e evitar qualquer gosto de papel na bebida;
- Adicione 24 gramas de café no filtro e nivele dando leves batidas no coador; 
- Ponha a água para ferver, quando entrar em ebulição retire e aguarde um minuto para chegar na temperatura ideal;
- Faça a pré infusão – blooming – adicionando cerca de 50ml de água;
- Após 30 segundos, adicione mais 90ml de água. Repita esse processo mais duas vezes de 30 em 30 segundos até atingir 320ml de água. (50ml + 90ml + 90ml + 90ml);
- Quando acabar de coar está pronta para beber!
 
Você também pode assistir o preparo neste vídeo.
 
O resultado do café preparado na Kalita Wave é uma xícara encorpada ao mesmo com um equilíbrio de acidez e doçura.

Vale sempre lembrar que nenhum método de preparo é melhor que o outro, já que métodos diferentes resultam em bebidas diferentes. Se preparados de forma correta, com um bom grão e uma boa moagem, qualquer um deles dará um café gostoso. Nem melhor, nem pior. Apenas distintos. A única coisa que vai diferenciar nesse caso é o seu paladar e as suas preferências.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais - Instagram e Facebook - da Brasitália e saiba muito mais sobre o mundo dos cafés!

Veja também

7 pontos fundamentais de um bom fornecedor de cafés e máquinas18/01 Que o mercado do café do Brasil cresce a cada ano, que o consumo de bebidas de qualidade está em alta e que começar um negócio no setor é um ótimo investimento já é um assunto recorrente aqui no blog da Brasitália. Portanto se você está pensando em abrir uma cafeteria, instalar um vending machine ou mesmo oferecer cafés e outras......
O que é blend de café?08/03/18 Entre tantos termos do mundo do café, com certeza você já deve ter ouvido falar de blend. Mas o que é um blend de café? Podemos dizer que é a arte de misturar grãos de café com diferentes......
Café amargo? Verifique a qualidade de água06/02 Ótimos grãos, torra perfeita, máquinas ou utensílios excelentes, moagem calibrada para o método escolhido. Tudo certo para degustar um bom café, certo? Talvez. Se você chegou ao final do processo e sentiu o......

Voltar para Blog (pt)