Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 23 de Outubro às 00h07

Saiba preparar o café em diferentes tipos de filtros

Aprendendo sobre Café (40)
Brasitália Máquinas e Café O cafezinho passado na hora está entre as bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. Afinal, aquele cheirinho gostoso que sentimos quando a água entra em contato com o pó de café deixa todo...
O cafezinho passado na hora está entre as bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. Afinal, aquele cheirinho gostoso que sentimos quando a água entra em contato com o pó de café deixa todo mundo com água na boca. O café filtrado ou coado é de simples preparo e pode ser feito com excelência em casa ou no escritório. Basta ter um bom café, fresco e moído de forma correta, água na temperatura ideal - não pode ferver para não queimar o pó - e um tipo de filtro a sua escolha.
 
E a escolha deste último item será o assunto do artigo. Vamos falar sobre os tipos de filtro para coar o café - pano, papel ou inox -  e quais as diferenças e cuidados ao utilizar cada um.
 
Coador de pano

Diferenciais - Talvez o principal seja a lembrança da casa da avó e dos dias mais calmos e com tempo para apreciar sua extração. De fato, não é o tipo de filtro mais prático para o preparo do café, já que precisa estar bem limpo e ser devidamente higienizado após o uso. Mas a bebida será levemente mais encorpada, quando comparada ao papel, e vai conter mais óleos. Aroma e sabor também serão somados ao resultado final.

Cuidados - O coador de pano tem validade de dois a três meses. Se fizer café todo dia no mesmo coador de pano, tem que trocar em um mês. Enquanto estiver em uso, a dica, entre um café e outro, é lavar sem sabão e guardar em um recipiente com água na geladeira, para não criar bactérias. É recomendado utilizá-lo úmido antes do colocar o café para a extração. Esses cuidados ainda trazem outro benefício: o pano não ficará com odor de café velho, que certamente poderá passar para o próximo café.

Coador de papel

Diferenciais - É prático e fácil de usar. No papel, a água passa mais rápido e absorve mais os óleos. Assim, pode deixar o café um pouco menos encorpado. Mas por outro lado, você não corre o risco de ter algum resíduo ou sabor diferente.

Cuidados - Esses filtros não devem ser reutilizados, pois são descartáveis mesmo. Para eliminar o odor e resíduo do papel deve-se molhar o filtro com água quente, antes de colocar o café para fazer a extração.

Coador de metal

Diferenciais - Feitos de aço inoxidável (a exemplo do criado pela empresa Able Brewing), possuem furos mínimos, permitindo um fluxo constante da bebida ao mesmo tempo em que minimizam a quantidade de sedimento.Também são práticos: encaixam-se na maioria dos suportes e, para limpar, basta passar um pano ou lavar com água quente.Esse tipo de filtro não vai muito reter os óleos essenciais do café, assim como acontece com papel. Porém, conserva melhor a temperatura da bebida. O problema para algumas pessoas é encontrar ainda alguns resíduos de pó que ele inevitavelmente deixa passar.

Cuidados - Primeiro, é preciso colocar o pó de café dentro do filtro (se o grão estiver moído em partes pequenas, o café tem chance de ficar mais saboroso). Em seguida, após colocar o filtro sobre um recipiente, é necessário distribuir lentamente a água pelo filtro, caso contrário, a água não vai ficar tempo suficiente no funil e a bebida poderá ficar fraca.
 
Independente da escolha do tipo de filtro de café, vale lembrar aqui uma outra questão: a sustentabilidade. Os filtros de papel são descartáveis e assim geram mais lixo, enquanto os de pano e inox podem ser reutilizados por mais tempo.  Assim, sob a ótica da sustentabilidade, considerando não só o tempo de vida na natureza, mas também o seu processo de produção e quantidade utilizada, serão, o pano e o inox, menos agressivos ao meio ambiente.

Porém, qualquer que seja a sua preferência, coador de pano, papel ou inox, saiba que todos são capazes de extrair os melhores aromas do seu cafezinho. Mas aqui vai mais uma dica: invista nos em cafés com a  moagem fina ou, no máximo, média. Assim os aromas e sabores da sua bebida poderão ser bem extraídos por estes tipos de filtro.

Quer aprender mais sobre café? Continue acompanhando a Brasitália, aqui no blog nas redes sociais - Instagram e Facebook. Todos os dias tem dicas super legais para você se tornar um expert no assunto. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

Como escolher a máquina profissional de café perfeita para o seu negócio15/03/17 Conheça as vantagens das vending machines e das máquinas de espresso e entenda como funciona cada equipamento. Está decidido! Você quer uma máquina profissional de café para oferecer uma bebida saborosa aos seus clientes ou colaboradores. Ótimo, com certeza será um excelente investimento e com retorno garantido, já que o café é......
As diferenças entre café coado e café espresso23/08/17 Mesmo com modos de preparo, sabor e aroma bastante diferentes, o café espresso e o café coado (ou filtrado) estão entre as preferências dos brasileiros. Que o café é uma paixão dos brasileiros todos......

Voltar para Blog (pt)