Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 07 de Dezembro de 2017 às 12h01

Receitas com café para o final de ano: sabores incríveis!

Brasitália Máquinas e Café Para você que adora café e quer incrementar as receitas para o final de ano, separamos alguns pratos doces e salgados com sabores incríveis. A bebida é um ótimo ingrediente e vai...
Para você que adora café e quer incrementar as receitas para o final de ano, separamos alguns pratos doces e salgados com sabores incríveis.

A bebida é um ótimo ingrediente e vai bem em pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Escolha a receita com café que mais combina com seu paladar e surpreenda amigos e a família nos encontros e celebrações de final de ano.

Receitas com café: pratos principais e acompanhamentos

  • Medalhão ao molho de café

Ingredientes
 
4 unidades de medalhão de filé mignon
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 unidade de cebola picada
1/2 xícara de chá de conhaque
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de farinha de trigo
50ml de creme de leite fresco
50ml de café espresso
1/2 colher de sopa de páprica picante
Pimenta-do-reino branca a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo

Tempere a carne com sal e pimenta. Em uma frigideira, derreta uma colher de sopa manteiga e frite os medalhões até o ponto desejado. Retire os medalhões da frigideira, coloque a manteiga restante e frite a cebola até murchar. Junte o conhaque e deixe evaporar um pouco. Adicione o molho inglês, a farinha de trigo e misture até começar a dourar. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite fresco e o café, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com a páprica e sal. Junte os medalhões e sirva a seguir.

  • Penne ao molho de café

Ingredientes

1 pacote de macarrão penne
1 colher (sopa) de café moído
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão
150g de queijo parmesão
100ml de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Basta refogar todos os ingredientes, e em seguida levá-los ao liquidificador, batendo até que fique um creme homogêneo e saboroso. Depois de pronto é só misturar ao macarrão e cobrir com salsinha e mais parmesão ralado.

  • Linguiças caramelizadas no café e melado (receita Larissa Januário)

Ingredientes

600g de linguiça toscana fina
1 fio de azeite de oliva
1/2 copo de cachaça
2 pimentas de bode ou dedo-de-moça picada
1 cebola pequena em rodelas finas
½ copo de café coado
½ copo de melado de cana

Modo de Preparo
Aqueça uma frigideira antiaderente com o azeite. Coloque as linguiças inteiras e deixe que dourem de todos os lados. Quando começar a “sujar” a panela, coloque um pouco de água e mexa para que a cor passe para linguiça. Junte a cebola e a pimenta (se quiser menos picante, retire as semente) e repita esse processo da água até que as linguiças fiquem cozidas e bem coradas e a cebola bem murcha e escura. Deixe secar e coloque a cachaça e flambe. Depois finalize com o café e o melado com o fogo desligado. A ideia é que fique um molhinho escuro no fundo.

Receitas com café: sobremesas

  • Mousse de Café

Ingredientes

1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 ovos
½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de café (pode ser coado forte ou espresso)
1 lata de leite condensado
200g de chantilly
Raspas de chocolate para decorar

Modo de Preparo

Dissolva a gelatina em meia xícara (chá) de água fria e reserve. Desmanche as gemas no leite e junte a gelatina. Acrescente o café e misture bem. Aqueça em banho-maria até que a gelatina se dissolva por completo. Retire do fogo, junte o leite condensado e, por último, as claras batidas em neve. Misture delicadamente. Despeje a mistura em taças e leve à geladeira. Sirva com chantilly e decore com raspas de chocolate.

  • Bolo de sorvete com Café Espresso (receita Stela Morato)

Ingredientes

Para o bolo
1 xícara (café) de café coado forte
Fatias de Panettone (½ panettone)
Sorvete de creme quanto achar necessário

Para a ganache
50ml de café espresso
150g de chocolate meio amargo para derreter
2 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de Preparo

Forre uma forma de bolo inglês com filme plástico. Coloque uma camada de sorvete. Adicione as fatias de Panettone. Regue com o café coado. Coloque o sorvete, depois a Panettone, regando sucessivamente com o café até o final da forma. Coloque no freezer por 1 hora. Faça o ganache adicionando ao chocolate derretido, o espresso e o creme de leite. Cubra o bolo com o ganache antes de servir.

  • Sagu de café gelado com creme inglês (receita Coffee Lab SP)

Ingredientes

30g de café de boa qualidade (de preferência moído na hora)
1,2 litros de água
75g de açúcar
180ml de café espresso ou coado e bem concentrado
Suco de meio limão
200g de sagu

Modo de Preparo

Prepare com 400ml de água o café coado (adicione 30g de açúcar) e leve para a geladeira- ele será usado na finalização. Em uma panela, adicione o restante da água, 45g açúcar, café espresso, suco de limão e o sagu e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre (as bolinhas devem ficar macias, mas com o centro ainda branco). Escorra as bolinhas em uma peneira, desprezando a calda. Retire o café coado da geladeira e mergulhe nele as bolinhas prontas. Volte para geladeira por cerca de duas horas. Na hora de servir, cubra com creme inglês.

  • Tiramisú

Ingredientes

400g de ricota
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de Creme de Leite
Meia colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (café) de café coado forte ou espresso
Meia colher (sopa) de licor de amêndoas
1 pacote de biscoito tipo champagne
Meio tablete de chocolate meio amargo picado (85g)
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo

Em um liquidificador, bata a ricota com o açúcar, o creme de leite e a essência de baunilha. Adicione o café ao licor. Passe os biscoitos por essa mistura e monte camadas alternadas com o creme e o chocolate picado. Termine com o creme e polvilhe o chocolate em pó. Sirva gelado.

Compartilhe as receitas com café com seus amigos e tenha um final de ano cheio de sabor! Se tiver algumas dúvida deixe um comentário ou entre em contato! E já sabe que para encontrar cafés de qualidade, é só dar uma passada na loja virtual ou no Empório Brasitália!

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -

Veja também

Mulheres são tema da campanha 2018 do Dia Internacional do Café26/09 Com grande participação em toda a cadeia cafeeira - plantio das sementes, processamento, comercialização, preparo ao consumo - as mulheres são destaque na campanha 2018 do Dia Internacional do Café. Diferente do foi estabelecido no Brasil pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), onde a data é comemorada no dia 14 de......
Dia Internacional do Café: 1 de outubro é dia de celebrar a bebida27/09/17 Domingo é dia de celebrar o café! Dia 1o de outubro é o Dia Internacional do Café, o DIC 2017. A data foi estabelecida em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), que a tornou oficial em todo o mundo.......
Método Chemex25/06/16 O charmoso Chemex. Um método de preparo criado por um americanocujo nome é Peter J. Schlumbolm. Chemex extrai um café particularmente limpo, ou seja, sem resíduos na xícara, fornecendo um café suave, leve,......

Voltar para Blog (pt)