Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 02 de Agosto às 06h49

Por que preciso descalcificar minha máquina de café?

Máquinas (4)
Brasitália Máquinas e Café Sua máquina de café espresso doméstica está com um símbolo estranho no visor, pedindo descalcificação? Inicialmente, isso pode causar alguma estranheza, mas você...
Sua máquina de café espresso doméstica está com um símbolo estranho no visor, pedindo descalcificação? Inicialmente, isso pode causar alguma estranheza, mas você não precisa se preocupar. Descalcificar a máquina é apenas uma manutenção rotineira da máquina. Apesar disso, é bastante importante.
 
O procedimento deve ser realizado periodicamente para evitar danos à sua cafeteira. Ela ainda garante o bom funcionamento do equipamento e mantém a qualidade da sua bebida. Apesar de parecer um processo longo, você mesmo pode - e deve - fazer a limpeza.

Quer saber tudo sobre por que e como descalcificar sua máquina de café? Confira as dicas neste artigo.

Entenda a importância de descalcificar sua cafeteira

Descalcificar a máquina torna-se necessário devido à acumulação de calcário e demais impurezas ao longo da utilização do aparelho, graças à passagem da água pelo circuito.
 
A necessidade do processo vai em muito depender da ‘dureza da água’. Mas o que é isso? A ‘dureza’ está relacionada ao pH (nível de acidez) da água que você usa para preparar as bebidas. Depois de um número de bebidas servidas (que é pré-determinado pelo software de cada máquina), ela precisa que seja realizado o processo de descalcificação.
 
O problema ocorre pelo acúmulo de calcário, um depósito de carbonato de cálcio, formado por uma reação química durante o aquecimento da água.  Isso acontece quando a água utilizada para produzir as bebidas é alcalina, com pH superior a 7. Assim, quanto mais calcário, menor o pH e maior a ‘dureza’ da água.  
 
O papel da descalcificação consiste em retirar resíduos sólidos de cálcio (calcário) provenientes da água, que ficam retidos nas caldeiras da máquina de café. Uma água com maior dureza necessitará de descalcificações mais frequentes, sendo a regra geral a cada 200 cafés tirados. Por outro lado, a água com dureza inferior terá uma menor necessidade de limpeza - a cada 800 utilizações ou  uma vez por ano. 

No entanto, se você usar uma água com pH abaixo de 7 - verifique em caso de utilizar água mineral ou junto a companhia de distribuição de sua cidade -, a própria passagem do líquido durante o funcionamento normal da máquina estará fazendo a descalcificação. Mesmo assim, mantenha o padrão e realize o processo pelo menos uma vez ao ano. Essa limpeza vai ajudar a evitar problemas na máquina, como veremos a seguir. 

A boa notícia é que a maioria das máquinas de café modernas possui um indicador que avisará quando precisa ser descalcificada. Por isso, fique atendo a este sinal!

Qual o efeito do calcário na cafeteira? E no café?

Descalcificar ajuda a prevenir a perda de temperatura da caldeira, evitar resíduos e partículas sólidas no café, diminuição no fluxo de água, entre outros.

Isso porque, a formação da camada de calcário pode até bloquear a passagem da água, reduzindo a capacidade da caldeira e criando problemas de aquecimento. Na prática, isto quer dizer que o volume de café saindo da sua máquina diminuirá gradativamente e a temperatura pode ficar abaixo da habitual. Quanto mais calcário, a redução no fluxo de água fará com que a bomba tenha de trabalhar mais e o preparo do café produzirá um ruído bem forte.

Já sobre em relação ao café, com a redução do fluxo e pressão da água causada pelo acúmulo de calcário, a camada de espuma em uma máquina que não passou pelo processo de descalcificação será mais fina. Ou seja, esqueça aquela espuma cremosa, de coloração quase dourada. Além disso, o sabor também pode ser influenciado: as partículas de calcário são minerais altamente concentrados e ainda se misturar a outros minerais ou metais. Isso causa amargor na bebida.
 
*Outra dica importante: além de descalcificar sua máquina, nunca deixe borra de café nos filtros para não criar bolores e lave o reservatório e o exterior pelo menos uma vez por semana.
 
Como descalcificar minha máquina?
 
Como falamos, as máquinas já emitem um sinal quando é chegada a hora de descalcificar. E também cada uma tem um passo a passo específico para realizar este processo. 

Portanto, antes de aplicar um produto específico ou qualquer outra solução para descalcificar a máquina de café, leia primeiro as recomendações do fabricante e siga os procedimentos aconselhados.

Em alguns sites ou vídeos, recomenda-se o uso do vinagre e outros agentes, como o ácido cítrico para a descalcificar a máquina. Só que eles não são recomendados pelos fabricantes, que utilizam como base produtos com ácido cítrico aliado ao ácido lático. 

Continue acompanhando a Brasitália, aqui no blog nas redes sociais -Instagram e Facebook. Todos os dias tem dicas super legais sobre cafés e máquinas para você se tornar um expert no assunto. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

Máquina de café solúvel: conheça a Electra Mix III04/10/18   Já falamos aqui no blog da Brasitália sobre as funcionalidades e vantagens das vending machines ou, em português, máquinas de venda automática. Estes equipamentos podem ser encontrados com frequência em diversos estabelecimentos comerciais e lugares com grande circulação de pessoas, como aeroportos, universidades ou órgãos......
Café na empresa: por que vale a pena ter uma vending machine08/05 Oferecer um café de qualidade aos seus clientes e parceiros é um diferencial de marketing que vai ajudar sua marca a ser bem lembrada pelo público. Além disso, disponibilizar café na empresa para os funcionários......

Voltar para Blog (pt)