Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 01 de Abril às 07h53

O que preciso saber antes de comprar um café especial?

Aprendendo sobre Café (59)
Brasitália Máquinas e Café Com o crescimento do mercado do café e o interesse do consumidor em experimentar bebidas de qualidade, alguns termos se tornaram mais frequentes neste mundo. É comum escutarmos “esse café...
Com o crescimento do mercado do café e o interesse do consumidor em experimentar bebidas de qualidade, alguns termos se tornaram mais frequentes neste mundo. É comum escutarmos “esse café é gourmet”, “o grão é especial”, ou “prefira os superiores”. Mas o que de fato torna um café especial?
 
Para tirar algumas destas dúvidas, vamos falar sobre isso no artigo.

As classificações para saber se um café é especial ou não

A ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) diferencia e classifica os tipos de cafés como sendo: tradicional, superior e gourmet - embora a nomenclatura “especial” não seja utilizada, podemos considerar os gourmets como um sinônimo. Os termos são usados principalmente para definir o nível de qualidade de cada grão.

Outra entidade que faz esta avaliação é a SCAA (Specialty Coffee Association), sendo uma das definições mais respeitadas acerca desse tipo de café. Para a SCA, o café especial é aquele que possui qualidade superior em diversos aspectos, que vão desde a forma de plantio até seu sabor e aroma, diferenciando-os dos cafés convencionais.

Classificação ABIC

Desde 2004, a Associação, além do seu tradicional Selo de Pureza, mantém o Programa de Qualidade do Café (PQC). Por meio dele, certifica a qualidade do produto final por meio de uma metodologia de análise sensorial, e classifica e diferencia os cafés em 4 categorias:  Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet. Além de certificar o produto, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir consistência.

Na escala de cafés diferentes, as notas vão de 6 a 10. Assim, para ser um café superior, deve ter nota entre 6 e 7,2. Estes cafés são constituídos de cafés arábica, ou blends com robusta/conilon. São melhores que os Tradicionais e/ou Extra fortes e com valor agregado.

Já um café gourmet ou especial é um café excelente, exclusivo e de alta qualidade, com sabor e aroma mais suaves por causa da seleção dos grãos e de torra controlada. São 100% arábica. Sua nota deve ser entre 7,3 até 10.

Classificação SCA

A classificação da SCA traz mais procedimentos. A diferenciação é feita por meio de pontuação, sendo avaliados: acidez; doçura; amargor e o corpo do café. Quem classifica isso é o “Q-Grader” traduzido como “Avaliador Q” (Qualidade) e se refere a uma certificação mundial dada aos profissionais de classificação e degustação de cafés. Segundo a pontuação, o café só é considerado especial quando recebe pontuação acima de 80 pontos. Um café gourmet, por exemplo, recebe em torno de 73 pontos.

Assim, para atingir boa pontuação da SCA, o café precisa ter uma alta qualidade, sendo praticamente perfeito. Por isso, recebe atenção durante todo o seu processo de produção, desde o plantio até a moagem, a torra e o transporte.

Entram nestas classificações ainda os cafés orgânicos, os Fair Trade (sustentáveis), os de origem certificado e os microlotes.

E além das certificações, o que mais devo observar?

Depois de buscar por estas certificações, vale a pena prestar atenção em alguns outros detalhes da torra e moagem.

Em relação à torra, dê preferência os torrados recentemente - pelo menos no mês da compra. Depois disso, por melhor que seja o processo de produção e envase, o café começa a oxidar e perde aromas e sabores. Também prefira torras mais claras, no máximo, médias. Torras mais escuras geralmente são feitas para esconder defeitos do café e acabam resultando em um sabor mais amargo.

Sobre a moagem, nada melhor do que ter o grão moído na hora do preparo. Assim, busque por lugares que possam moer o grão antes de você levar para casa. Outra saída é investir em um moedor ou então em uma máquina de espresso doméstica.

No entanto, isso não quer dizer que comprar o produto já moído irá ser de menor qualidade. Nesse caso, procure embalagens à vácuo ou com válvula, que conservam melhor o sabor.

Para finalizar, não esqueça que para degustar, de fato, um café especial, você ainda deve estar atento ao modo de preparo, aos utensílios, a qualidade da água e a boa conservação do produto.

Precisa tirar dúvidas com especialistas, comprar cafés especiais ou utensílios, e moer o grão na hora? Entre em contato com a Brasitália pelo site, redes sociais - Instagram e Facebook - ou vá até nosso Empório no Centro de Chapecó/SC.

Veja também

Você sabe o que é Vending Machine?22/08/16 Você sabe o que é Vending Machines?   Vending Machines são máquinas automáticas de venda de produtos. Elas foram inventadas no ano de 1888, para vender chicletes, mas se tornaram popular na década de 70, principalmente nos Estados Unidos. Mesmo com pouca cultura da utilização das Vending aqui no Brasil, elas possuem um alto potencial para......

Voltar para Blog (pt)