Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 19 de Novembro às 21h51

O que é terroir de café?

Aprendendo sobre Café (39)
Brasitália Máquinas e Café Qualidade e sabor do grão à xícara. Já falamos muito sobre este conceito aqui no blog da Brasitália. Isso porque, todo o processo, desde a forma como o café é cultivado...
Qualidade e sabor do grão à xícara. Já falamos muito sobre este conceito aqui no blog da Brasitália. Isso porque, todo o processo, desde a forma como o café é cultivado até o momento em que ele é servido, interfere nas características sensoriais e gustativas da bebida. No artigo, vamos destacar a primeira parte de toda esta jornada: o plantio. É através dele que poderemos entender do que se trata a expressão terroir de café, já tão difundida neste nosso segmento.

Para começar, é preciso entender a origem da palavra terroir. Ela vem do francês e significa terreno em português. Por aí já temos uma ideia inicial. Mas também é fundamental deixar claro que o terroir de café é um conceito complexo, que não envolve apenas o elemento terreno e sim tudo o que está em torno de onde é plantado e cultivado. Por isso, o termo, que inclusive é ‘emprestado’ do mundo dos vinhos, tem um papel importante nos processos de Denominação de Origem dedicados ao café.

Portanto, o terroir de café está ligado a combinação entre diferentes elementos de uma região, que vão definir o perfil sensorial daquele grão. Entre elas, podemos  citar as variáveis naturais de um local, como por exemplo: a quantidade, velocidade e temperatura dos ventos; a distribuição das chuvas ao longo do ano; as variações de temperatura ao longo do dia; a umidade do ar e a incidência solar; a acidez do solo, etc. Vale destacar também que, até em uma mesma fazenda, podem ser produzidos grãos bem diferentes, pois podem estar em uma face diferente de terra.

Assim, dependendo do terroir, serão percebidas muitas variações:

- de características do grão;

- aroma e sabor que ele irá proporcionar;

- à quantidade de cafeína;

- ao teor de açúcares;

- à resistência da planta às intempéries;

- aos tipos de uso (acompanhamento, mistura com outras bebidas, cafés gourmet).

Terroir de café x produção brasileira

Considerando as dimensões continentais do Brasil, é possível encontrar terroir diferentes entre regiões produtoras e até no mesmo estado. Por aqui, a maior concentração de áreas cafeeiras é no Centro-Sul do país, com destaque para Minas Gerais (Cerrado Mineiro, Sul de Minas) São Paulo (Alta Mogiana), Espírito Santo e Paraná (Norte Pioneiro). No Nordeste, temos a Bahia, e no Norte, Rondônia, ambos com uma escala menor.

Além disso, as principais variedades das duas espécies de café verde plantadas no Brasil são da espécie coffea canephora - Robusta e Conillon -, e da coffea arabica - Catuaí, Bourbon, Mundo Novo, Acalá, Icatu, Caturra, Ouro Verde, Obatã e Tupi. No entanto, 80% das lavouras do País são de Mundo Novo e Catuaí.

A revista Adega comparou, nesta matéria, as diferentes produções brasileiras, demonstrando as particularidades de cada uma delas. Mas o que fica claro é que com seis estados produtores, situados nos quatro cantos do país, além de duas espécies e mais de 10 variedades cultivadas e adaptadas, o Brasil detém os melhores e mais variados “terroirs” de todo o mundo.

Somos capazes, por exemplo, de produzir cafés que podem variar do encorpado de excelente aroma e doçura, passando pelo café equilibrado de corpo e acidez, com excelente doçura natural; até o moderado em doçura e corpo com acidez cítrica de média a alta. Assim, se torna inegável a força do terroir para a produção de cafés especiais, trazendo à tona riquezas e diversidades brasileiras de grãos de alta qualidade.

Para fazer escolhas mais assertivas e harmônicas ao seu paladar, teste, deguste e compare grãos de regiões produtoras distintas. Experimente todos os terroirs brasileiros à sua disposição e veja como pode mudar sua experiência com a xícara.

Mas não esqueça: o sucesso da cafeicultura e de um bom café, a exemplo do que ocorre na produção de vinhos, resulta da combinação entre o zelo com todos os processos envolvidos em sua plantação, armazenagem e distribuição, passando pela torra e moagem, até o cuidado no preparo final da bebida, de acordo com o método escolhido.

Saiba mais sobre o mundo do café acompanha a Brasitália. Te esperamos no Instagram no Facebook. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

Máquina de café solúvel: conheça a Electra Mix III04/10   Já falamos aqui no blog da Brasitália sobre as funcionalidades e vantagens das vending machines ou, em português, máquinas de venda automática. Estes equipamentos podem ser encontrados com frequência em diversos estabelecimentos comerciais e lugares com grande circulação de pessoas, como aeroportos, universidades ou órgãos......
Você sabe o que é um café americano?02/11 Em todas as famosas redes como Starbucks, McDonalds, Dunkin Donuts, está lá no cardápio: café americano. Mas o que essa versão tem de diferente para o café brasileiro? Siga a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o......
Receita para dias quentes!30/11/16Frappê de Cappuccino Como toda boa quarta-feira, tem que ter receita novinha para você impulsionar suas vendas nesse verão! Hoje tem receita de Frappê de Cappuccino! Vamos a receita! Frappê de Cappuccino 50 gr de Cappuccino Essenza 100 ml......

Voltar para Blog (pt)