Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 19 de Julho de 2019 às 06h36

O que é Clever Dripper?

Aprendendo sobre Café (61)
Brasitália Máquinas e Café Facilidade e variedade de sabores e aromas na hora de preparar o café. Esta é a principal característica da Clever Dripper. Se você gosta de variar o preparo com moagens e tempos de...
Facilidade e variedade de sabores e aromas na hora de preparar o café. Esta é a principal característica da Clever Dripper. Se você gosta de variar o preparo com moagens e tempos de infusão diferentes, e também adora cafés filtrados, a Clever Dripper é uma grande alternativa.
 
A princípio, se parece com um clássico porta filtro como os criados pela germânica Melitta. Feito em acrílico de alta qualidade e com excelente acabamento, o diferencial desse método de preparo é que há uma espécie de sistema de controle de fluxo do café - uma válvula que bloqueia o fluxo da bebida. Com isso dá para brincar com o tempo e com a espessura da moagem, fazendo bebidas diferentes.
 
De fácil acionamento, este sistema se mantém fechado durante o tempo de infusão escolhido e é aberto na hora em você quiser filtrar seu café. Isso porque, há um silicone com excelente capacidade de acomodação entre suas peças, fazendo vedação total do orifício de passagem do porta filtro.
 
Mais características da Clever Dripper
 
A Clever Dripper é uma cafeteira manual criada pela empresa taiwanesa Abid (hoje E.K. Intl. Co.) já está na sua segunda iteração como produto, com design ligeiramente alterado. Porém, as características de funcionamento se mantiveram. Hoje são duas versões: pequena (S) e grande (L). A pequena permite realizar uma infusão de 200mL enquanto a grande permite 350mL.
 
Pode-se usar qualquer tipo de filtro: papel (o mais recomendado), pano, metal. Acompanha uma tampa que ajuda a reter o calor durante a infusão e um pires para evitar respingos depois que a cafeteira é retirada de cima da xícara.
 
Funcionamento
 
Se a Clever Dripper estiver apoiada nos próprios pés, a válvula fica fechada. Se a Clever for colocada em cima de um copo ou xícara de largura compatível, a válvula abre e libera o fluxo de água. Isso significa que é possível realizar imersão do café dentro do filtro por tempo controlado antes de começar a filtragem. A extração é interrompida automaticamente assim que retirar o porta filtro do recipiente onde foi feita a extração. 
 
Este vídeo do canal Diário de um Coffee Lover mostra de forma bem fácil como preparar seu café na Clever Dripper. Também demonstra várias dicas interessantes que falamos no artigo Saiba preparar cafés em diferentes tipos filtros.
 
Para os entusiastas da Prensa Francesa ou French Press, a Clever Dripper é algo a se descobrir. O tempo de infusão controlado que já se usa em uma prensa pode ser repetido dentro de uma Clever. O resultado da infusão ao ser filtrado por um filtro comum de papel é um café muito mais limpo na xícara do que com uma prensa francesa.

Quer aprender mais sobre café? Continue acompanhando a Brasitália, aqui no blog nas redes sociais - Instagram e Facebook. Todos os dias tem dicas super legais para você se tornar um expert no assunto. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

Como surgiu o Cappuccino?05/06/19 De fama mundial e com versões adaptadas para várias culturas, o cappuccino também tem muitos apreciadores no Brasil. A receita tradicional é italiana e conta com apenas três ingredientes. Mas apesar da aparente simplicidade, um bom cappuccino, seja italiano ou com referências de outros países, tem alguns detalhes a serem seguidos na hora do preparo. No artigo, vamos......
Saiba preparar o café na Kalita Wave03/07/19 O mercado do café não pára! Você aprende alguma novidade e logo vem outra. E assim acontece com os métodos de preparo. Já falamos sobre alguns aqui no blog, mas para manter você sempre bem informado, vamos......
Café requentado faz mal?13/08/18 Apesar de ser um prática bem comum de algumas pessoas, requentar o café não é nada recomendado. Seja qual for o método de preparo - coado, espresso, prensado ou filtrado - o café requentado pode trazer uma......

Voltar para Blog (pt)