Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 21 de Agosto às 11h58

O que combina com café? Veja algumas harmonizações para a bebida

Receitas (24)
Brasitália Máquinas e Café Que o café é a bebida favorita de muitos brasileiros e ‘cai’ muito bem no frio ou no calor, ninguém discute mais. Por isso, no artigo vamos mostrar algumas combinações...
Que o café é a bebida favorita de muitos brasileiros e ‘cai’ muito bem no frio ou no calor, ninguém discute mais. Por isso, no artigo vamos mostrar algumas combinações interessantes para acompanhar a bebida, já que assim como o vinho, a cerveja e outras bebidas, o café também pode ter suas qualidades destacadas quando consumido junto de receitas e ingredientes específicos. Descubra o que combina com café e as harmonizações mais gostosas para você se deliciar.
 
Doce ou salgado: descubra o que combina com café

A harmonização pode ser feita de duas formas: por semelhança, quando o sabor dos alimentos se soma ao do café, ou por contraste, quando o prato complementa a falta de algo na bebida - com acidez e amargor, o café pode facilmente ser correspondido. Para deixar a combinação ainda mais saborosa, o ideal é usar o café espresso, que tem suas características mais marcantes do que o passado, por exemplo.

Veja nesse outro artigo as características sensoriais do café e saiba diferenciar aroma, corpo e sabor.

Vamos separar os sabores para você saber o que combina com café em duas variações: doces e salgados.

Doces

Aqui no blog já falamos sobre várias receitas doces que combinam com café, inclusive as que incrementam a bebida para transformá-las em drinks deliciosos. Veja todas elas neste artigo.

Agora falando de outros doces, vamos começar pelo chocolate. Quem opta por um café de sabor amargo pode casá-lo com um chocolate também mais amargo, intensificando os sabores de cada ingrediente e valorizando o sabor do cacau. Por terem essa característica em comum, quando unidos, o chocolate adquire sensações de suavidade e o resultado é perfeito.

Outra combinação é a de brigadeiro de limão com café naturalmente mais amargo. A combinação é equilibrada, onde a doçura foi neutralizada pelo amargor da torra do café e o cítrico enalteceu o adocicado da bebida. A finalização é do leve sabor do limão, mas o paladar fica limpo e agradável. Já a receita tradicional brigadeiro fica ótima com um café cremoso e encorpado, com baixa acidez.

Vale a pena também experimentar um pão-de-mel com café. Como o doce possui um sabor intenso, com notas amendoadas, merece um café igualmente intenso. Cafés com notas de cereais e malte valorizam esse tipo de doce, assim como os que levam coco ou nozes como ingrediente principal.

Salgados

Queijos duros e cremosos, por exemplo, podem resultar em excelentes combinações, pois o salgado do ingrediente balanceia o amargor e a acidez do café. A dica é harmonizar queijos suaves com cafés suaves e vice-versa, senão o mais forte sempre vai acabar mascarando o menos intenso. Tente degustar um parmesão com um café mais encorpado e com toques de chocolate e frutas cítricas e veja como a combinação é surpreendente!

Nessa linha, não podemos esquecer do nosso pão de queijo. Com a receita mineira, um cafezinho mais adocicado harmoniza muito bem, por contraste, com um pão-de-queijo salgado e quentinho.

E se dissermos que entre os pratos que acompanham café está o foie gras (fígado de ganso), você acreditaria? Pois bem. Baristas dizem que  é uma combinação sensacional. Assim como carnes mais adocicadas e mais gordurosas em geral, como fígado de galinha, o foie gras equivale à maciez e doçura natural do café.

Gostou de saber o que combina com café? Teste algumas destas combinações e conte pra gente! E siga acompanhando o blog da Brasitália e nossas redes sociais - Facebook e Instagram - para saber mais sobre o mundo do café!

Veja também

Embalagem para café: quais as diferenças entre elas?12/10 Sempre destacamos aqui no blog sobre a importância de ter um grão de qualidade para que o café possa entregar todas as suas propriedades de sabor e aroma. Mas além do grão, é preciso levar em conta a forma como ele é armazenado, especialmente quando comercializado. Sim, a embalagem para café tem um papel fundamental para garantir as boas condições......

Voltar para Blog (pt)