Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 10 de Dezembro às

Nosso Amor pela Hario V60

Receitas (24)

A Hario V60 foi desenvolvida no Japão, possui formato similar aos suportes para filtros de papel tradicional. 
Na V60 você encontra 3 grandes diferenciais do filtro tradicional:
1- O formato cônico: que direciona a água para o centro;
2- Um único furo grande no meio, que permite maior controle do fluxo de água;
3- E suas ranhuras em espiral, que criam um espaço entre o filtro de papel e o porta filtro, fazendo com que o café possa “se expandir melhor”.

Tudo isso nos permite ter um grande controle de variáveis e poder preparar cafés maravilhosos, de acordo com seu paladar:

Seu método

Proporção: usar 20g de café para 300ml de água.
Moagem do café: média fina a média.
Se você procura uma maneira bonita de preparar e servir um café filtrado, aproveite e tome nota da receita! 

Modo de preparo:
1. Moa o café imediatamente antes de começar a preparar a bebida. Prepare um cronômetro também, se você tiver.

2. Passe uma água quente pelo seu filtro de papel antes de colocar o café dentro dele. Esse detalhe simples ajuda a diminuir o sabor residual do papel, além de servir para estabilizar a temperatura do recipiente que vai ter contato com a bebida.

3. Coloque o café moído dentro do filtro e acrescente 60g de água, molhando por igual todo o pó. Esse processo é conhecido como desgaseificação ou blooming. Inicie seu cronômetro e espere de 35 a 45 segundos.

4. Em seguida, acrescente o restante da água em movimentos circulares, em intervalos de mais ou menos 10 segundos. Molhe principalmente as áreas mais escuras do pó, que estão menos saturadas com água. Espere a água baixar antes de acrescentar mais.

5. A extração deve estar chegando ao fim quando seu cronômetro chegar em 3 minutos. O tempo é uma variável importante, então preste atenção: se a extração foi rápida demais, provavelmente seu café está com a moagem muito grossa; e se demorou muito, a moagem pode estar muito fina.

6. Retire o filtro de papel com cuidado (principalmente se tiver um pouco de água dentro, pois estará quente) e descarte.
O método da V60 nos fornece uma bebida limpa, sem resíduo dopo do café na xícara e maximiza a acidez e doçura do café.
Tempo de preparo: por volta de 4 minutos.

Seu café está pronto e delicioso. 

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

Veja também

Fi South America: Brasitália conhece as inovações em ingredientes alimentícios30/08 Em busca de novidades e inovações para dar ainda mais qualidade aos seus produtos e insumos para cafeteria, a Brasitália foi a São Paulo conhecer o que há de mais novo no mercado de ingredientes alimentícios.   Moisés Casaril, que atua com tecnologia de alimentos na Brasitália, esteve na Food ingredients South America (FiSA), principal evento de......
Tutorial rápido: como obter um leite vaporizado delicioso15/06 Degustar um cappuccino italiano, uma mocaccino ou um cafè latte só é possível se você souber como obter um bom leite vaporizado. Para que a crema fique perfeita, é preciso contar com o auxílio das......

Voltar para Blog (pt)