Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 26 de Setembro às 15h04

Mulheres são tema da campanha 2018 do Dia Internacional do Café

Aprendendo sobre Café (39)
Brasitália Máquinas e Café Com grande participação em toda a cadeia cafeeira - plantio das sementes, processamento, comercialização, preparo ao consumo - as mulheres são destaque na campanha 2018 do Dia...
Com grande participação em toda a cadeia cafeeira - plantio das sementes, processamento, comercialização, preparo ao consumo - as mulheres são destaque na campanha 2018 do Dia Internacional do Café.

Diferente do foi estabelecido no Brasil pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), onde a data é comemorada no dia 14 de abril, o Dia Internacional do Café acontece no mundo todo em 10 de outubro. A comemoração foi oficializada em mais de 54 países e  pela ICO(International Coffee Organization) em 2015.

Desde lá, são criadas diferentes campanhas para marcar a data. Este ano, a OIC resolveu homenagear as mulheres com o tema “Mulheres no Café”. A ideia é destacar a necessidade de equidade e igualdade no setor cafeeiro, do grão à xícara, e isso só pode ser alcançado mediante empoderamento das mulheres, para benefício de todo o setor.

Segundo a entidade, o Dia Internacional do Café é uma celebração global da jornada do café, da fazenda até chegar ao consumidor, sendo uma oportunidade de homenagear as mulheres e os homens que cultivam e colhem o café que amamos. Mas segundo a ICO, neste ano em particular, deve-se pensar ainda mais nas mulheres em todos os elos da cadeia cafeeira, que fazem com que nossa xícara de café chegue até nós. Veja mais informações no blog do evento.
 
Como será o Dia Internacional do Café 2018 no Brasil?

Aqui no Brasil, o Dia Internacional do Café terá encontro de baristas e exposição no Museu do Café, em Santos (SP). Baseando-se no tema da campanha, o Museu reunirá profissionais da área para diferentes demonstrações e degustações de bebidas produzidas à base de café - a ação, que tem como objetivo valorizar a presença feminina no segmento, também proporcionará um bate-papo sobre os desafios da profissão.Também organizará a mostra “Café com aquarela, uma experiência de imagem e contos” com trabalhos figurativos produzidos com a bebida, carvão e outros materiais pouco convencionais, assinados pelo artista plástico Rogério Bassa Gonçalves.

Listamos algumas ideias simples e práticas para você organizar na sua cafeteria e comemorar junto aos clientes:

- Organize uma sessão de degustação ou harmonização em sua casa, escritório ou café local;
- Ofereça uma promoção ou dê descontos em seu café;
- Faça um vídeo sobre seu amor pelo café para distribuir aos meios sociais usando a hashtag #InternationalCoffeeDay;
-Organize uma palestra com um especialista local em café;
- Promova um concurso de arte (fotos, poemas, contos, pinturas, qualquer meio) para contar a história do café, e organize uma exposição para mostrar todos os itens inscritos;
- Organize um workshop ou aula sobre o café – talvez uma introdução às técnicas de preparo da bebida ou à torrefação.
 
A importância do café no mundo
 
O café é um dos produtos básicos que mais se negociam no mundo todo, sendo produzido em mais de 60 países, proporcionado o sustento para mais de 125 milhões de pessoas. É ainda mais importante para os cerca de 25 milhões de pequenos cafeicultores e suas famílias, que são os responsáveis pela maior parte da produção mundial.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, além de ser o segundo maior país consumidor (atrás dos Estados Unidos). Por aqui, chegamos a marca de mais de 21 milhões de sacas industrializadas em 2017, com presença garantida em 98,5% dos lares brasileiros.

Saiba mais sobre o mundo do café acompanha a Brasitália. Te esperamos no Instagram no Facebook. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

Vending Machine: conheça a máquina em um vídeo super explicativo!03/10/17 Em outros posts aqui no blog já falamos sobre o que são e como funcionam as máquinas vending machine e também quais são as diferenças entre este equipamento e as máquinas profissionais de espresso.   Você já sabe que a vending machine, ou máquina de autosserviço, é conhecida pela praticidade e facilidade que oferece aos......
Máquina de café solúvel: conheça a Electra Mix III04/10   Já falamos aqui no blog da Brasitália sobre as funcionalidades e vantagens das vending machines ou, em português, máquinas de venda automática. Estes equipamentos podem ser encontrados com frequência em......

Voltar para Blog (pt)