Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 25 de Junho de 2016 às 14h20

Método Chemex

Receitas (29)
Brasitália Máquinas e Café O charmoso Chemex. Um método de preparo criado por um americanocujo nome é Peter J. Schlumbolm. Chemex extrai um café particularmente limpo, ou seja, sem resíduos na xícara,...

O charmoso Chemex.

Um método de preparo criado por um americanocujo nome é Peter J. Schlumbolm.
Chemex extrai um café particularmente limpo, ou seja, sem resíduos na xícara, fornecendo um café suave, leve, aromático e surpreendente.
Indicado para quem tem paladar para cafés mais “fracos”, esse método desperta uma acidez interessante, com sabor leve.
Esse metodo possibilitar extrações que favorecem os sabores e aromas mais delicados dos cafés, como os florais e frutados.
Proporção: Isso quer dizer que para 300ml de água você vai usar 18g de café.
Moagem do café: média a média grossa (ligeiramente mais fina do que a utilizada na French Press).

Vamos por a mão na massa? Quer dizer, no café.

Modo de preparo:

1. Moa o café imediatamente antes de começar a preparar a bebida. Lembre-se de pesá-lo antes do preparo, para poder repetir ou corrigir sua receita numa próxima vez.

2. Dobre o filtro e coloque-o na Chemex, deixando o lado que tem várias camadas de papel virado para a frente (ou seja, para aquela canaleta pela qual o café é servido). Escalde o filtro com água fervendo e pré aqueça o recipiente.

3. Coloque o café moído dentro do filtro e acrescente 60g de água, molhando por igual todo o pó. É interessante mexer essa mistura com uma colher para melhorar a extração, mas tenha cuidado para não rasgar o filtro. Essa etapa deve durar uns 45 segundos.

4. Em seguida acrescente o restante da água em movimentos circulares, deixando sempre a medida de um dedo de espaço livre na parte superior da Chemex para não derramar. Molhe principalmente as áreas mais escuras do pó, que estão menos saturadas com água. Pode ser necessário repetir essa etapa, dependendo da quantidade de café que você esteja preparando. Espere a água baixar antes de acrescentar mais.

5. Retire o filtro de papel com cuidado (principalmente se tiver um pouco de água dentro, pois estará quente) e descarte. Sirva seu café preparado na Chemex e boa sorte!

Tempo de preparo: de 3 a 4 minutos.

Gostou? Compartilhe essa noticia com seus amigos!
Até a próxima!

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -

Veja também

Pra colocar no cardápio: 8 diferentes métodos de extração do café17/05/17 O coado e o espresso são os mais conhecidos, mas há outros métodos de extração do café que já estão ganhando espaço nas cafeterias. O prazer de apreciar um bom café começa bem antes do primeiro gole. Da escolha dos grãos, da moagem, dos cuidados com a água até os diferentes métodos de extração......
Os melhores acompanhamentos para o café: veja dicas deliciosas!14/06 Ao preparar um café em casa ou pedir aquele espresso saboroso na padaria ou cafeteria, o ritual é, quase sempre, o mesmo. Temos que ter algo saboroso para degustar junto com a bebida: um bolinho amanteigado, um pedacinho de chocolate, uma......

Voltar para Blog (pt)