Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 16 de Novembro de 2017 às 12h10

Máquina de café: qual a melhor para meu negócio?

Brasitália Máquinas e Café Ter uma boa máquina de café não é privilégio apenas de cafeterias, confeitarias e padarias. Empresas, escritórios e outros estabelecimentos com atendimento ao público ou...
Ter uma boa máquina de café não é privilégio apenas de cafeterias, confeitarias e padarias. Empresas, escritórios e outros estabelecimentos com atendimento ao público ou que fiquem em áreas de grande circulação de pessoas podem investir em um equipamento como este.
 
Oferecer um café de qualidade aos seus clientes e parceiros, além de um bom negócio, gerador de lucros, é um diferencial de marketing que vai ajudar sua marca a ser bem lembrada pelo público. Afinal, o café é a bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água e está presente em mais de 90% dos lares. Além disso, segundo pesquisa da ABIC, o brasileiro elevou o consumo da bebida para 81 litros por ano - inclusive os especiais - e não deixa de comprar café mesmo quando o orçamento aperta.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar os diferenciais de alguns tipos de máquina de café e de que forma você pode encaixar este equipamento no seu negócio.

Qual tipo de máquina de café escolher?

A resposta é: depende da área de atuação da sua empresa, do que quer oferecer e do investimento que pode fazer. Vamos falar de três tipos de máquina de café: as profissionais de espresso, as vending machines e as máquinas domésticas.

Cada uma delas tem suas particularidades e oferecem bebidas de grande qualidade. Porém, além do investimento inicial com o equipamento, você deve estar atento a alguns detalhes fundamentais para escolher a máquina que melhor se adapta ao seu negócio. Avalie também:

  • o funcionamento;
  • a capacidade de entrega de bebidas;
  • que tipo de bebidas oferece;
  • tamanho do maquinário;
  • necessidade de profissionais para operar o equipamento;
  • custo com insumos e onde comprá-los;
  • como fazer a manutenção;
  • assistência técnica;
  • preço de venda das bebidas.

Sobre como adquirir sua máquina de café, algumas empresas, oferecem, além da venda, a locação e o comodato de alguns tipos de equipamento. Ou seja, você paga enquanto estiver utilizando a máquina, por meio de mensalidade ou por percentual em cima da venda das bebidas. Mas não deixe de levar em consideração a compra, pois ao adquirir uma máquina, estará agregando ativos para sua empresa.

Tipos de máquina de café

  • Máquinas de espresso domésticas (grãos)
 
Estas máquinas são ideais para escritórios e consultórios, que querem oferecer ao seus clientes um café espresso de qualidade como um diferencial de atendimento. Dessa forma, a bebida é uma cortesia e não será cobrada.
 
As máquinas de espresso domésticas são compactas - podem ser facilmente colocadas em uma bancada - e são fáceis de operar. Basta colocar os grãos e selecionar a bebida desejada, um espresso curto ou longo, que a máquina faz todo o trabalho, inclusive moer na hora. Também é possível vaporizar o leite e preparar cappuccinos, mocacchinos, macchiattos, chocolate quente ou chai latte. Por ser compacta, essa máquina funciona bem para atender pequenos públicos.
 

Estas são as máquinas encontradas em estabelecimentos que trabalham diretamente com a venda de café. Oferecem o verdadeiro espresso italiano, extraído na temperatura e pressão perfeitas para a bebida ser de extrema qualidade. São equipamentos que necessitam de uma estrutura maior para serem instalados e de pessoas treinadas (como um barista) para preparar a bebida - como será comercializada, este café precisa ser de excelência.

Também será necessário a aquisição de uma máquina separada para moer os grãos, de acordo com a granulagem utilizada da máquina de espresso. Enfim, é um equipamento de maior investimento, mas que logo trará retorno com a venda de espressos e todas as outras bebidas que podem ser feitas utilizando o café como base.

Estas são as máquinas de auto serviço ou self-service, onde basta a pessoa selecionar um botão que a máquina entrega a bebida escolhida. O equipamento é abastecido previamente com os insumos (leite em pó, chocolate em pó, preparado para cappuccino, café solúvel ou em grãos) e não é necessário ter ninguém disponível apenas para operar o equipamento. É ideal para lugares com grande fluxo de pessoas, como universidades, aeroportos, grandes empresas ou indústrias etc.

Existem modelos de bancada, mais compactos e com menos tipos de bebidas oferecidas. Estes podem ser colocados em uma pequena loja dentro do aeroporto ou de um centro comercial, por exemplo. Já o outro modelo é maior (próximo do tamanho de uma geladeira) e a própria máquina pode se transformar em um ‘negócio’ de venda de cafés, já que pode ser colocada em corredores ou outros pontos estratégicos para o serviço.

Funciona por meio da inserção de fichas, moedas ou notas de dinheiro para liberar cada bebida de acordo com seu valor. Ou então, permite que se libere o consumo, sem custo, de alguns ou de todos os itens do menu (neste ponto, a máquina também pode ser usada em recepções de empresas ou clínicas médicas, por exemplo)

Conhecidas as funcionalidades e características destas máquinas de café, você já pode começar a planejar qual delas se encaixa melhor na sua empresa ou no seu modelo de negócio. Se tiver dúvidas, entre em contato com a Brasitália que conta com especialistas para te ajudar neste processo, além de oferecer máquinas, cafés e insumos de qualidade, pós venda e assistência técnica para você tirar o melhor proveito do seu equipamento e do café.

Um abraço e até a próxima,

Luana Rech

Equipe Brasitália.


Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

Veja também

Cliente Destaque: Casanova Barbearia04/12/17 Rafael Casanova é proprietário da Casanova Barbearia, com um conceito diferenciado e resultado de dois anos de pesquisa, o estabelecimento comemora um ano em maio, tornando-se referência em conceito, atendimento e no segmento de barbearia. Rafael, que tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Administração em Recursos Humanos, e já atuou em......
O Workshop só delas! Sim Senhor!30/11/-1 O Workshop só delas, Sim Senhor! Com muita satisfação nessa quarta-feira do dia 22, recebemos elas! A Brasitália Máquinas e Cafés recebe alunos para curso de barista, que geralmente são alunos com o intuito......

Voltar para Blog (pt)