Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 13 de Junho de 2017 às 11h24

Livros sobre café: uma lista especial para saber cada vez mais

Brasitália Máquinas e Café Amplie seu conhecimento com estes livros sobre café. História, culturas, métodos de preparo, receitas e muitas curiosidades sobre a bebida. Saber sobre café vai muito além de...

Amplie seu conhecimento com estes livros sobre café. História, culturas, métodos de preparo, receitas e muitas curiosidades sobre a bebida.

Saber sobre café vai muito além de degustar uma boa xícara da bebida. De história milenar, o café ajudou a construir a economia de muitos países e ainda hoje é um produto com mercado em franca expansão. Para ampliar seu conhecimento, livros sobre o café são uma ótima pedida.

Separamos uma lista com algumas publicações para te mostrar um pouco mais da história, das culturas, técnicas de preparo e degustação, além de receitas de renomados baristas. Confere abaixo a lista com alguns dos melhores livros sobre café e boa leitura!

Brasil: do café à indústria, de Roberto Catelli Jr
A cafeicultura paulista do século XIX foi o motor da economia nacional até pelo menos 1929, trazendo consigo, a partir de 1880, o processo de industrialização brasileiro. Neste livro, o autor estuda a diversidade das transições para o trabalho livre no Brasil, centrando-se no processo conduzido pelos paulistas englobando café e indústria em uma só história.
Comprar

Chefs: Café, das editoras Melhoramentos e Andreotti
Este livro traz mais de 100 receitas surpreendentes, de grandes chefs, usando o café como o ingrediente que realça os sabores e tempera carnes, peixes, risotos massas, pães, saladas, doces e ainda é uma ótima opção para drinks. Tem ainda um capítulo especial, que ensina o que é o café, do campo à xícara, com dicas de cafés especiais, seu preparo, degustação e como reconhecer bons cafés.
Comprar

The World Atlas of Coffee: From Beans to Brewing – Coffees Explored, Explained and Enjoyed, de James Hoffman
Este atlas leva o leitor em uma turnê mundial pelos países produtores de café, apresentando em fotografias coloridas e concisa, texto informativo. Ele mostra as origens do café – onde é cultivada, as pessoas que cultivam; e as culturas em que o café é um modo de vida – e do mundo do consumo – processamento, notas, o consumidor e a cultura moderna de café.
Comprar

Como a Starbucks salvou a minha vida, de Michael Gates Gill
Depois de perder tudo – o emprego, o status, a família, a saúde –, Michael Gates Gill, ex-diretor de criação de uma grande agência de publicidade encontra-se sem vontade de para viver. Aos 63 anos, porém, ele teve o encontro que mudaria sua vida: Crystal Thompson, 28 anos, gerente de uma loja da Starbucks. Ela lhe ofereceu um emprego na cafeteria. Ele aceitou. Como a Starbucks salvou minha vida é a história verdadeira de um homem que descobriu que a felicidade não está em quanto você ganha, mas na capacidade de desenvolver relações verdadeiras com as pessoas.
Comprar

Sou Barista, de Concetta Marcelina e Cristiana Couto
A Editora Senac São Paulo e Editora Senac Nacional apresentam mais um volume da Série Sou, uma coleção criada especialmente para atender à demanda de formação de profissionais na área de prestação de serviços. 'Sou barista' serve tanto aqueles já iniciados na profissão quanto aos que estão apenas começando e promete ser uma fonte rica de ensinamentos sobre a origem do café, sua expansão para o mercado, o surgimento da profissão do barista e as suas técnicas mais essenciais
Comprar

Guia do Barista: Da origem do café ao espresso perfeito, de Edgard Bressani
A quarta edição do ”Guia do barista – da origem do café ao espresso perfeito”, apresenta conteúdo revisado e ampliado aos apreciadores da bebida, o guia aborda todo o processo pelo qual o café do grão ao barista. Este livro é direcionado aos amantes dessa deliciosa bebida. Com linguagem leve e inovadora, traz um conteúdo amplo sobre o complexo caminho que percorre o grão até chegar ao barista e, logo depois, à xícara. Apreciadores e profissionais do café têm agora em mãos um guia completo sobre o tema.
Comprar

O Livro do Café, de Anette Moldvaer
Aborda todos os aspectos ligados à bebida, da história, começando pelas origens incertas possivelmente na África, às características das espécies e informações sobre o plantio e o beneficiamento. Apresenta também um roteiro global dos maiores e melhores produtores do mundo, com mapas e dados detalhados. Traz também orientações passo a passo para preparar a bebida em diversos tipos de cafeteira – entre elas, máquina de espresso, prensa francesa, Aeropress, sifão e ibrik; roteiro para degustação; ilustrações dos recipientes mais adequados para servir cada tipo; e mais de 100 receitas quentes ou frias.
Comprar

Um abraço,

Luana Rech

Equipe Brasitália

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

    Veja também

    Café amarelo: tudo o que você precisa saber26/07/19 Café amarelo? Mas, aquela frutinha que dá origem ao grão do café não é vermelha? Sim, também é vermelha. Apesar de ser sua versão mais conhecida, o café vermelho divide a atenção com o café amarelo.   Mas qual a diferença entre café vermelho e café amarelo? Isso é o que vamos descobrir......
    [COM VIDEO] Como utilizar a máquina de café doméstica17/01/18 Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de ter uma máquina de café doméstica. Poder degustar, em casa ou na empresa, um café espresso fresquinho, com todos os sabores do grão moído na hora, é......
    Presentes para o final de ano: dicas do Empório Brasitália30/11/17 O encerramento do ano se aproxima e está chegando a hora de presentear amigos e familiares pelas realizações compartilhadas. Tem a brincadeira do amigo secreto em casa, no trabalho, na escola, no grupo da academia, do futebol, além......

    Voltar para Blog (pt)