Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 06 de Novembro às 15h04

Entenda a relação do café com o sistema nervoso central

Brasitália Máquinas e Café O componente psicoativo central do café é a cafeína. Ela proporciona uma melhora na performance cognitiva e psicomotora, como: aumento da energia, concentração, desempenho em tarefas...

O componente psicoativo central do café é a cafeína. Ela proporciona uma melhora na performance cognitiva e psicomotora, como: aumento da energia, concentração, desempenho em tarefas simples, vigilância auditiva, tempo de retenção visual e a diminuição da sonolência e do cansaço.


O principal mecanismo de ação da cafeína no nosso organismo acontece devido à sua similaridade estrutural com a molécula de adenosina, que ajuda a dormir. Com a ingestão de cafeína, os receptores dessa substância confundem as duas, fazendo com que a pessoa permaneça ativa por mais tempo.


Além disso, a cafeína auxilia no alívio das dores de cabeça, pois reflete as suas propriedades vasoconstritoras a nível central. Nas cefaleias, como as de tensão, a cafeína parece ter também um papel ativo no alívio da dor, sendo o efeito dependente da dose ingerida.


De fato, a cafeína pode ser encontrada como adjuvante de várias preparações medicamentosas, frequentemente utilizadas no combate às dores de cabeça, e possui efeito analgésico por si só, além de potenciar também a ação de princípios ativos utilizados: como paracetamol, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno. Todavia, neste tipo particular de cefaleias, não parecem ocorrer alterações vasculares, pelo que o efeito analgésico da cafeína poderá estar ligado a outros mecanismos, para além do efeito vasoconstritor cerebral da mesma.


Foi comprovado também que a cafeína pode ajudar a melhorar a memória — em casos como ter de lembrar listas de palavras e informações diretas. Uma pequena quantidade de cafeína pode também contribui positivamente com o humor das pessoas. Isso acontece porque, justamente por se relacionar com receptores, ela permite que a dopamina e a glutamina, outros estimulantes naturais produzidos pelo cérebro, circulam livremente, deixando o indivíduo mais alerta, menos entediado e proporcionando impulsos de humor.


Mas não esqueça que a qualidade do café interfere na lista de benefícios, prefira sempre café Arábica, como o café Essenza.
Com informações ABIC e Galileu

Veja também

Dia Internacional do Café 2019: missão é ajudar os cafeicultores do mundo a ter um ganho justo27/09 O café nunca foi tão popular em todo mundo: estima-se que 3 bilhões de xícaras são consumidas diariamente. Se por um lado a demanda cresce, por outro o café enfrenta uma crise dramática, pois os preços pagos aos cafeicultores - especialmente os de médio e pequeno porte - estão mais de 30% abaixo da média dos últimos dez anos,......
Clientes Destaque: Associação Chapecoense de Futebol08/11/17 A Associação Chapecoense de Futebol hoje figura entre os maiores clubes de futebol do Brasil. Fundada em 10 de maio de 1973, a Chape tem como marca registrada desde o início de sua existência, a garra e......

Voltar para Blog (pt)