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Postado em 10 de Abril às 08h42

Dicas de marketing para cafeterias: 5 formas de melhorar seu negócio

Mercado e Tendências (26)
Brasitália Máquinas e Café O mercado de cafés e o consumo de bebidas especiais segue crescendo no Brasil. Com eles, as cafeterias também têm ganhado espaço nas cidades e no dia a dia dos brasileiros. Mas, assim como o...
O mercado de cafés e o consumo de bebidas especiais segue crescendo no Brasil. Com eles, as cafeterias também têm ganhado espaço nas cidades e no dia a dia dos brasileiros. Mas, assim como o número de clientes, a concorrência tende a aumentar. E é aí que entra o marketing para cafeterias.

Pensando em se destacar para manter a competitividade, você precisa em novas formas de divulgação do seu negócio. Além, é claro, de oferecer diferenciais para conquistar e fidelizar seu público.

Por isso, listamos algumas dicas para divulgar sua cafeteria e mostrar tudo o que ela tem em termos qualidade, atendimento, produtos, entre outros. Saiba mais para estar um passo à frente dos seus concorrentes.

As melhores estratégias de marketing para cafeterias
 
1 - Comunicação é a ‘alma’ do negócio

Mesmo que você tenha uma ótima cafeteria, se quase ninguém souber que ela existe, será muito difícil ter movimento diário para mantê-la em funcionamento. Portanto, é preciso divulgá-la para o público.

Um dos pontos principais do marketing da cafeteria é a comunicação. Então, você deve investir em meios de mostrar seu negócio para as pessoas. Atualmente, as mídias de menor custo e com grande efetividade são os canais online: site e redes sociais.

Pela importância do marketing digital, vale a pena contar com um site bem construído, que seja visualmente atrativo e também apresente as informações necessárias para que conheçam sua cafeteria, seus produtos e serviços. A página também precisa carregar rápido e poder ser lida em smartphones - ser responsiva.

Ter perfis de negócio (atente-se a isso!) no Facebook e Instagram (veja aqui 7 dicas para bombar o perfil) também já é fundamental. Faça publicações diárias, mostrando suas promoções, eventos, seus diferenciais ou algo interessante sobre cafés para informar e engajar os clientes. Não se esqueça que este é um canal profissional, portanto, cuidado com a linguagem e evite posicionamentos pessoais.

Se não se sentir confiante ou quer profissionalizar o marketing digital, considere contar com um profissional especializado para organizar o planejamento e as publicações da sua cafeteria. As chances de acerto e de chegar ao seu público-alvo serão bem maiores!
 
2 - Crie experiências para seus clientes

Faça degustações, promoções ou eventos demonstrativos. Lembre que os apaixonados por café adoram eventos que ensinam e apresentam curiosidades sobre o mundo barista. A dica é fazer um pequeno evento com informações introdutórias e curiosidades sobre o cultivo, torra e preparação de café. Isso vai estimular ainda mais visitas a sua cafeteria.

Além disso, uma maneira simples e rápida para mostrar ao público a qualidade dos seus produtos e receitas é promover degustações de alguns itens do cardápio. Você pode, por exemplo, criar uma dia especial para cada método de extração ou, em uma semana, ter degustações específicas de algum drink diferenciado.

Outros tipos de eventos e promoções também podem ajudar na atração. Você pode pensar em algo voltado para as estações do ano, como por exemplo, abrir uma data para ensinar receitas de verão ou inverno. Depois, monte kits com produtos e utensílios para que as pessoas possam comprar em reproduzir em cada. Também inclua alguns destes drinks no cardápio e pense em promoções, como algo com preço especial, sorteios, e até combos com algum prato.

Ou então considere ter um espaço apropriado para reuniões, onde empresários possam se encontrar tranquilamente com possíveis clientes e realizar reuniões comerciais em um ambiente calmo.

3 - Invista em atendimento de qualidade

Qualifique seus funcionários. Dê treinamento e oriente-os a serem os melhores. Apesar dessa estratégia de atendimento de qualidade ser antiga, acaba sempre fazendo a diferença nos pontos comerciais. Isso porque, cada vez mais, os consumidores buscam cafeterias especializadas, que entendam realmente sobre café. E mais, querem se sentir especiais: gostam de ser reconhecidos e serem servidos como se estivem em casa.

Assim, todos os seus colaboradores devem estar cientes dessa diretriz e serem capacitados para conhecer tudo sobre o mundo do café.

4 - Pense em fidelização
 
É muito mais vantajoso - e barato! - fazer com que um mesmo cliente volte do que ter que conquistar novos clientes diariamente. Dessa forma, a palavra-chave neste momento é fidelização.

Porém, não há como fidelizar clientes sem estar sempre ao seu lado, conhecê-los cada vez melhor e oferecer o que querem, na hora que querem. Conheça o perfil de seus consumidores – não adianta querer atender a tudo e a todos. Ser seletivo, faz com que você diferencie. O perfil de seu público-alvo te ajudará a produzir cada vez mais, um atendimento de qualidade.

E, além de conhecer para surpreender sempre, é importante oferecer alguns dos benefícios mais valorizados pelos clientes:

 

- Atendimento de primeira;
- Diversidade de canais de contato com respostas rápidas;
- Vantagens e promoções frequentes;
- Economia e bons preços;

 

Sobre promoções e vantagens, é interessante ter um programa de fidelidade bem estruturado. Quando falamos de marketing para cafeteria, é necessário que se pense em “recompensar” os seus clientes mais fiéis.
 
A ideia de um programa de fidelidade é quanto mais pontos a pessoa conseguir nas compras/consumo na cafeteria, mais perto ela estará de ganhar algo em troca, como uma bebida, um produto, utensílio, etc. Mas nunca se esqueça de calcular direitinho os resultados desse programa mês a mês, para identificar até que ponto o programa de fidelidade está trazendo lucros para a cafeteria.
 
5 - Capriche na decoração da cafeteria

Sempre ouvimos falar que a primeira impressão é a que conta, e isso não se diferencia quando falamos em uma loja de café. Em um bom marketing para cafeteria, é preciso caprichar no visual e ter um ambiente condizente com sua ideia de negócio, sem deixar de ser acolhedor e inovador: as pessoas adoram ser vistas e frequentar uma cafeteria estilosa.

 
Pense na identidade visual (logomarca, cores, tipografia), na decoração externa e em cada detalhe interno: iluminação, cheiro, louças, móveis, cardápio, disposição dos produtos, uniforme dos atendentes etc. Lembre-se que você deve ser capaz de manter esse ambiente agradável e acolhedor para todos os seus clientes.

Assim, para que seu negócio cresça, busque investir nessas e em outras estratégias de marketing para cafeterias. Fazendo isso da maneira certa, você com certeza vai atrair clientes e o retorno virá a curto ou médio prazo, principalmente porque irá se destacar das demais.

Ficou claro que não adianta querer crescer no mercado e continuar fazendo do mesmo jeito. Portanto, todo gestor e empreendedor de cafeterias precisa entender a necessidade de acompanhar as tendências e boas práticas do setor. O importante é que você sempre busque satisfazer seu cliente e faça com que ele queira voltar sempre!

Precisa tirar dúvidas sobre cafeterias, produtos e serviços? Entre em contato com os especialistas da Brasitáliapelo site, redes sociais - Instagram eFacebook.

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