Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 27 de Setembro às 13h50

Dia Internacional do Café 2019: missão é ajudar os cafeicultores do mundo a ter um ganho justo

Mercado e Tendências (26)
Brasitália Máquinas e Café O café nunca foi tão popular em todo mundo: estima-se que 3 bilhões de xícaras são consumidas diariamente. Se por um lado a demanda cresce, por outro o café enfrenta uma crise...
O café nunca foi tão popular em todo mundo: estima-se que 3 bilhões de xícaras são consumidas diariamente. Se por um lado a demanda cresce, por outro o café enfrenta uma crise dramática, pois os preços pagos aos cafeicultores - especialmente os de médio e pequeno porte - estão mais de 30% abaixo da média dos últimos dez anos, ameaçando o sustento deles e de suas famílias. Por isso, neste dia 10 de outubro, a ICO (International Coffee Organization) tem uma missão para o Dia Internacional do Café: ajudar os cafeicultores do mundo inteiro a receber um ganho justo e condigno. 
Diferente do foi estabelecido no Brasil pelaABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), onde a data é comemorada no dia 14 de abril, o Dia Internacional do Café acontece no mundo todo em 10 de outubro. A comemoração foi oficializada em 2015 em mais de 54 países e pela ICO. Desde lá, são criadas diferentes campanhas para marcar a data.
Este ano, entidade resolveu criar uma campanha a favor dos cafeicultores, que está dividida em três etapas: aprenda, comprometa-se e participe. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Mas, o que está causando a crise de preços do café?
Devido a um aumento de produtividade das lavouras, que resultou em dois anos consecutivos de excedentes no mercado, hoje há um excesso global da oferta. Esse excesso fez com que a parcela dos preços de mercado paga aos cafeicultores caísse para seu nível mais baixo em 15 anos, estando 30% abaixo da média da última década.
Ao mesmo tempo, os custos de produção aumentaram. Entre eles mão de obra, fertilizantes, transportes, terreno, etc. Isso significa que os cafeicultores não ganham o suficiente para sobreviver e, embora a xícara de café que nós tomamos possa não estar mais barata, o que os lavradores recebem pelo café que produzem não passa de cerca de um centavo de dólar por xícara. Hoje são cerca de 12 milhões de famílias ligadas e dependentes da cafeicultura.
As 3 etapas da campanha da ICO
 
1 - Aprenda
 
Esta etapa traz informações sobre o processo produtivo do café “entre o grão e a xícara”. Mostra que o café passa por sete fases: Apanha, Lavagem, Secagem, Classificação, Torrefação, Provas de Xícara e, claro, Degustação.
 
?Em cada fase, pessoas especificamente treinadas, cada uma em sua própria especialidade, desempenham papéis importantes. A campanha diz que ‘afetando como afeta a vida de tantas pessoas, o café para muitas delas é uma paixão, mas para muitas mais é o meio de sustento de que elas dependem’.
 
2 - Comprometa-se
 
Neste momento, a ICO pede para que as pessoas participem do movimento #coffeepledge assinando um abaixo-assinado mundial no site Change.org. 
 
Ao assinar esta petição, você dará voz aos consumidores e ajudará a influenciar aqueles que podem causar mudanças positivas para os cafeicultores de todo o mundo: comunidade internacional, governos, bancos de desenvolvimento, Nações Unidas e a indústria cafeeira em geral. 
 
A meta é chegar a um milhão de assinaturas de todo o mundo até dia 1 de outubro. Você pode ajudar compartilhando as tags #coffeepledge e #internationalcoffeeday nas suas redes sociais ou postando um vídeo falando sobre por que você apoia a campanha.
 
3 - Participe
 
A última etapa da campanha do Dia Internacional do Café de 2019 traz um sorteio especial.  Para concorrer basta responder 10 perguntas sobre curiosidades do café e outras duas perguntas bônus: "O que o café significa para você?" e "Por que você apoia uma remuneração digna para os cafeicultores?". Segundo a ICO, o prêmio está à altura de um verdadeiro amante do café. Acesse aqui o desafio de perguntas e participe!
 
Outra ação da entidade foi gravar um vídeo chamado “Um Hino para o Dia Internacional do Café”, que foi filmado no cenário da bela Kibuye, em Ruanda. O objetivo é que fazer com que as pessoas ‘ouçam’ os sons do café, para se inteirar do que é necessário para cultivar  os grãos que são a essência de cada xícara que nós tomamos diariamente.
 
 
Ideias para sua cafeteria comemorar o Dia Internacional do Café
Listamos algumas ideias simples e práticas para você organizar na sua cafeteria e comemorar junto aos clientes:
- Organize uma sessão de degustação ou harmonização em sua casa, escritório ou café local;
- Ofereça uma promoção ou dê descontos em seu café;
- Faça um vídeo sobre seu amor pelo café para distribuir aos meios sociais usando a hashtag #InternationalCoffeeDay;
-Organize uma palestra com um especialista local em café;
- Promova um concurso de arte (fotos, poemas, contos, pinturas, qualquer meio) para contar a história do café, e organize uma exposição para mostrar todos os itens inscritos;
- Organize um workshop ou aula sobre o café – talvez uma introdução às técnicas de preparo da bebida ou à torrefação.
 
A importância do café no mundo
 
O café é um dos produtos básicos que mais se negociam no mundo todo, sendo produzido em mais de 60 países, proporcionado o sustento para mais de 125 milhões de pessoas. É ainda mais importante para os cerca de 25 milhões de pequenos cafeicultores e suas famílias, que são os responsáveis pela maior parte da produção mundial.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, além de ser o segundo maior país consumidor (atrás dos Estados Unidos). Por aqui, chegamos a marca de mais de 21 milhões de sacas industrializadas em 2017, com presença garantida em 98,5% dos lares brasileiros.
Saiba mais sobre o mundo do café acompanha a Brasitália. Te esperamos noInstagram no Facebook. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

Novidades para sua cafeteria no verão!23/11/16Frapê em dobro! A Brasitália tem sempre uma novidade para sua cafeteria, mas dessa vez ela veio em dobro! Hoje tem duas receitas de frapê! Lembre-se! todo mundo adora novidade, coloque  receitas novas em seu cardapio e atraia mais clientes. Frapê Kinder Bueno 50 gr de Chocolate Europeu Meio Amargo Essenza 2 colheres de sopa de Leite Condensado 120 ml de Leite Gelado 5 cubos de......
Conheça a cafeteira Pressca03/08/18 Quer café fresquinho a toda hora e muita praticidade para preparar sua bebida? E ainda quer poder levá-lo com você para todos os lugares? Se as respostas forem sim, você precisa conhecer a cafeteira Pressca.   Ela conta......

Voltar para Blog (pt)