Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 05 de Junho às 07h24

Como surgiu o Cappuccino?

Aprendendo sobre Café (59)
Brasitália Máquinas e Café De fama mundial e com versões adaptadas para várias culturas, o cappuccino também tem muitos apreciadores no Brasil. A receita tradicional é italiana e conta com apenas três...
De fama mundial e com versões adaptadas para várias culturas, o cappuccino também tem muitos apreciadores no Brasil. A receita tradicional é italiana e conta com apenas três ingredientes. Mas apesar da aparente simplicidade, um bom cappuccino, seja italiano ou com referências de outros países, tem alguns detalhes a serem seguidos na hora do preparo.

No artigo, vamos mostrar de onde surgiu a ideia do cappuccino, quem o inventou, e algumas receitas além da tradicional da Itália.

A origem do capuccino

A palavra cappuccino, em italiano, significa pequeno capuz. Cappuccio significa capuz e “ino”é o seu diminutivo. A lenda do século XVI diz que a receita foi inventada por um monge italiano, Marco D’Aviano, que integrava a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ordine dei frati minori cappuccini, em italiano). Nessa Ordem, os frades usam um capuz preso ao hábito.

Pois bem. De acordo com a história contada naquele século, o frade D’Aviano lutou bravamente para evitar a invasão Islâmica na Europa. Lá em 1683, ele estava no exército italiano (cristão), que obrigou os turcos a recuar. Eles recuaram para longe dali, só que deixaram para trás sacas e mais sacas de café. E como o café turco não era de total agrado dos europeus pelo gosto mais amargo, a solução encontrada pelo frade italiano foi adicionar mel e leite à bebida. A combinação recebeu o nome de cappuccino, em homenagem à Ordem, e ganhou fama por todo o continente.

A receita clássica do cappuccino italiano

Apesar da receita do frade D’Aviano receber mel, o cappuccino clássico italiano leva apenas três ingredientes: um terço de café espresso, um terço de leite e um terço de espuma de leite. Porém, características como qualidade do espresso, temperatura do leite e a textura da espuma - quanto mais cremosa e aveludada, melhor - são muito importantes para obter o resultado perfeito.

Dessa forma, após extrair o espresso, é adicionado leite vaporizado. Primeiro, a parte mais líquida e, para completar, a espuma, que forma uma camada de 2 cm de espessura. As variações das misturas são chamadas cappuccino chiaro ou molhado com mais leite do que o normal, e cappuccino scuro ou seco, com menos leite.

Cappuccinos ‘temperados’

Como sabemos, há muitas variações de cappuccinos ao redor do mundo. Entre as mais comuns, está a alteração das receita das três proporções iguais do cappuccino, que pode resultar em outras bebidas como o café macchiato (café “manchado”com espuma de leite) e o café latte (uma dose de café e duas medidas de leite, mais a espuminha).

E no Brasil, por exemplo, há o costume de se adicionar canela, chocolate em pó e até chantilly à mistura, que são os tradicionais cappuccinos ‘temperados’. Inclusive é possível encontrar misturas prontas, como o da Linha Essenza, facilitando o preparo. Veja essa receita exclusiva da Brasitália.

Para encontrar cafés de qualidade para um bom cappuccino e todos os outros produtos da Linha Essenza, é só dar uma passada na loja virtual ou no Empório Brasitália!

Veja também

O sensorial como medidor de qualidade11/07/16    A Brasitália Máquinas e Café esteve presente no curso Sentir DR – Análise Sensorial na empresa Duas Rodas, nos dias 07 e 08 de julho na cidade de Jaraguá do Sul/SC, muito bem representada pelo nosso Tecnólogo de Alimentos Moisés Casaril. Para o departamento técnico da Brasitália, a análise sensorial serve como suporte para o......
O que é um microlote de café?24/01 O café em sua versão ultrassofisticada. Assim podemos resumir o conceito de microlote de café. De forma geral, um micro - ou até nano lote - oferece pequenas coleções de grãos, originados de uma......
Café amargo? Verifique a qualidade de água06/02 Ótimos grãos, torra perfeita, máquinas ou utensílios excelentes, moagem calibrada para o método escolhido. Tudo certo para degustar um bom café, certo? Talvez. Se você chegou ao final do processo e sentiu o......

Voltar para Blog (pt)