Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 06 de Setembro às 11h40

Como limpar a máquina, moinho e utensílios da cafeteria?

Máquinas (5)
Brasitália Máquinas e Café A higienização dos equipamentos e utensílios de uma cafeteria deve ser feita após o uso e ao final do turno de trabalho. Principalmente quando se trata da máquina de espresso e do...

A higienização dos equipamentos e utensílios de uma cafeteria deve ser feita após o uso e ao final do turno de trabalho. Principalmente quando se trata da máquina de espresso e do moinho, pois se não forem higienizadas adequadamente alteram o sabor do café, além de contaminá-lo com microrganismos. Geralmente, o processo de higienização envolve a pré-lavagem, a limpeza com detergentes, o enxágue e a sanitização.

Como higienizar os equipamentos e utensílios da cafeteria?
Pré-lavagem
A pré-lavagem deve ser feita com água morna, para reduzir a quantidade de resíduos solúveis em água, aderidos às superfícies dos equipamentos e utensílios. Nessa etapa, são removidos cerca de 90% dos resíduos solúveis em água. O ideal é temperatura em torno de 40°C, pois a água fria pode provocar a solidificação de gorduras nas superfícies, enquanto a água excessivamente quente desnatura as proteínas.

Limpeza com detergentes
A limpeza com detergentes retira os resíduos de gordura, proteínas e minerais das superfícies. Existem vários tipos de detergentes no mercado, porém, deve ser utilizado um detergente que se dissolva rapidamente na água, tenha ação emulsificante, seja atóxico e econômico.

Enxágue
O enxágue deve ser feito com água corrente, de preferência quente, para remoção dos resíduos suspensos e das soluções detergentes. Se possível, deve ser usada água em temperatura mais alta, para favorecer a eliminação de microrganismos e facilitar a evaporação de água das superfícies.

Sanitização
A sanitização previne contaminações posteriores, diminuindo a possibilidade de perda de alimentos. Enquanto a lavagem deve ser feita imediatamente após o uso de equipamentos e utensílios, a aplicação de sanitizantes deve ocorrer imediatamente antes do uso, para prevenir contaminações. Mesmo após a limpeza eficiente, microrganismos podem ficar aderidos às superfícies e pode ocorrer um aumento da população microbiana antes do próximo uso dos equipamentos. Os agentes sanitizantes podem ser físicos, químicos ou biológicos, como: Calor, radiação ultravioleta, cloro, Iodo, amônia quaternária, entre outros.

Água quente
A água quente destrói os microrganismos patogênicos e a maioria dos deteriorados, por isso faça a imersão do equipamento e utensílio ou derrube água corrente sobre com a temperatura de 80°C, por um período de 5 minutos.

Vapor
O vapor é bem mais eficiente para a destruição de microrganismos do que a água quente. É feita com vapor direto, com uso de mangueiras ou outro injetor, o mais próximo possível da superfície a ser sanitizada. Recomendam-se jatos de vapor a 77°C, por 15 min, ou a 93°C, por cinco minutos, ou ainda, vapor direto por um minuto.

Após a lavagem de equipamentos, utensílios, bancadas e áreas, com detergente, recomenda-se fazer o enxágue final com solução de produto sanitizante, como o hipoclorito de sódio a 200 ppm de cloro ativo, ou álcool a 70° GL. As operações de limpeza e sanitização podem ser feitas em uma única etapa, utilizando-se, para tanto, um detergente clorado, que deve permanecer na superfície a ser higienizada por intervalo de tempo mínimo de 15 min.

Fonte: http://bit.ly/2Zu3xt2

Veja também

Por que preciso descalcificar minha máquina de café?02/08 Sua máquina de café espresso doméstica está com um símbolo estranho no visor, pedindo descalcificação? Inicialmente, isso pode causar alguma estranheza, mas você não precisa se preocupar. Descalcificar a máquina é apenas uma manutenção rotineira da máquina. Apesar disso, é bastante importante.   O......
Café na empresa: por que vale a pena ter uma vending machine08/05 Oferecer um café de qualidade aos seus clientes e parceiros é um diferencial de marketing que vai ajudar sua marca a ser bem lembrada pelo público. Além disso, disponibilizar café na empresa para os funcionários......

Voltar para Blog (pt)