Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 22 de Junho de 2019 às 12h47

Coffee lovers: DNA pode influenciar na quantidade de café que você bebe

Aprendendo sobre Café (62)
Brasitália Máquinas e Café Fato comprovado: cientistas descobrem gene que pode influenciar o consumo de café. Ou seja, ser ‘coffee lover’ é uma questão de DNA! A revelação é do estudo...
Fato comprovado: cientistas descobrem gene que pode influenciar o consumo de café. Ou seja, ser ‘coffee lover’ é uma questão de DNA! A revelação é do estudo publicado na revista científica Scientific Reports, que foi liderada por universidades da Escócia, Itália e Holanda e também teve contribuição da Illy, empresa italiana de produção de café.

Segundo os pesquisadores, uma variação do gene PDSS2 pode alterar a forma como a cafeína é quebrada no organismo, interferindo na quantidade de ingestão da bebida.

Assim, os indivíduos que possuem determinada variante desse gene tendem a sentir mais fortemente os efeitos da cafeína e, consequentemente, tomam menos xícaras de café - essas pessoas tendem a consumir diariamente, em média, uma xícara de café a menos que as pessoas sem a variação.

A alteração pode ser causada pelas diferenças no estilo de consumo de café existentes nos dois países. Os especialistas levaram em conta a forma como o café era consumido em cada país. Enquanto os italianos preferem ingerir cafés como o expresso, servidos em porções menores, os holandeses costumam ingerir os de filtro, servidos em xícaras maiores. A diferença entre os copos em que a bebida é consumida influencia na quantidade de cafeína ingerida – assim, os holandeses consomem cerca de três vezes mais a substância em um copo de café do que os italianos.

Marian Neuhouser, pesquisadora de nutrição no Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, e co-autora do estudo, diz que identificar genes relacionados ao consumo pode um dia ajudar os médicos a identificar pacientes que precisam de uma ajuda extra para moderar o consumo de café em situações especiais. Por exemplo: mulheres grávidas são aconselhadas a consumir apenas quantidades moderadas de cafeína por causa do risco de aborto e parto prematuro. Um ajuda e tanto para o coffee lovers que precisam moderar as doses de cafeína!

Continue acompanhando o blog e as redes sociais - Instagram e Facebook - da Brasitália e saiba muito mais sobre o mundo dos cafés!

Veja também

Café descafeinado pode? É bom? Tem qualidade? Saiba mais20/09/19 A expressão café descafeinado causa uma certa estranheza para muitas pessoas. Afinal, a cafeína é um elemento extremamente ligado à bebida, inclusive com alguns benefícios bem característicos.   Assim, quando ouvimos alguém pedir um descafeinado logo surgem muitas dúvidas: Isso é mesmo possível? Mas será que tem......
Conheça os tipos de torra de café30/11/18 Já aprendemos sobre cultivo, como escolher o melhor grão, como moê-lo, mas ainda não falamos sobre os tipos de torra de café. Afinal, este processo super importante praticamente finaliza a cadeia produtiva antes da entrega ao......
Como surgiu o Cappuccino?05/06/19 De fama mundial e com versões adaptadas para várias culturas, o cappuccino também tem muitos apreciadores no Brasil. A receita tradicional é italiana e conta com apenas três ingredientes. Mas apesar da aparente simplicidade,......

Voltar para Blog (pt)