Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 07 de Outubro às 06h08

Caipirinha de café e cerveja com café: as misturas que já deram samba

Aprendendo sobre Café (59)Receitas (29)
Brasitália Máquinas e Café Três paixões nacionais, caipirinha, cerveja e café, que fazem parte do cotidiano do brasileiro. A caipirinha de café caiu no gosto popular e já está no cardápio de...
Três paixões nacionais, caipirinha, cerveja e café, que fazem parte do cotidiano do brasileiro. A caipirinha de café caiu no gosto popular e já está no cardápio de vários bares, restaurantes e até cafeterias de todo o país. Já a cerveja com café pode ser encontrada em uma infinidade de rótulos: as Stouts e Porters são as mais conhecidas, mas também temos as IPAs e as Ambers. Em algumas há o apenas o sabor de café devido à utilização de maltes escuros e também à torra, mas os grãos não são utilizados na fabricação. Já em outras, o grão do café está presente desde a concepção da bebida.

Enquanto a caipirinha de café é um drink refrescante, a cerveja com café tende a ser mais encorpada. Mas, que tal surpreender seu paladar, a família e os amigos ao inovar nos sabores no almoço do final de semana ou naquele happy hour depois do trabalho? Prove e aproveite!

Como fazer a caipirinha de café

Ingredientes 
50 ml de café espresso
50 ml de cachaça
Grãos de café
2 pedras de gelo
1 limão
1 colher (20g) de açúcar
 
Modo de preparo
 - Lave o limão, enxugue e corte em 4 partes;
- Coloque o limão cortado no copo de servir, acrescente o açúcar e macere. Depois, adicione o gelo e a cachaça;
- Por último, extraia o café e adicione à mistura;
- Decore o copo com uma rodela de limão e os grãos de café. Pronto, agora é só servir.

Rendimento: 1 drink

Tempo de preparo: 5 minutos

Cerveja com café, três rótulos para mostrar essa união bem-sucedida

Colorado Demoiselle

Demoiselle é o nome de um dos aviões inventados por Santos Dummont, que passou parte da infância na região da Alta Mogiana (MG), onde seu pai foi um dos grandes expoentes no cultivo do café. E é esse ingrediente, combinado com maltes importados, que dá o toque no sabor e aroma desta cerveja.

Tupiniquim Monjolo Imperial Porter

Eleita a melhor cerveja do Brasil no RateBeer (2016), tem coloração negra e espuma bege. Seu aroma lembra o café, caramelo tostado e licor de alcaçuz. O sabor é torrado, com toques de café, toffee, baunilha e chocolate. O final é amargo e lupulado.

Essenza Porter Café

Feita pela Cervejaria Experimental Basáltica, em parceria com a Brasitália e seu café Essenza, a cerveja é do tipo Baltic Porter. A lager escura exibe uma pequena quantidade de maltes torrados, apenas para regular a cor característica do estilo, de forma que o sabor fique por conta do café. O café, por sua vez, é extraído através de um processo de cold brew por 48 horas, e introduzido na cerveja após a fermentação e resfriamento dela. Assim, preserva-se todo o sabor e aroma do café. As harmonizações mais comuns são com doces a base de chocolate e baunilha.

Veja também

Frapê Due Amori – Morango28/12/16 Toda quarta-feira a Brasitália tem uma novidade para você! Hoje é dia de receita nova, Frapê Due Amori – Morango! Vamos a recieta! Frapê Due Amori – Morango Frapê de Chocolate Branco 50 gr de Frapê Sabor Baunilha Essenza, 2 colheres de sopa de Leite Condensado, 100 ml de Leite Gelado, 4 cubos de gelo. Bata tudo no liquidificador......
O que é terroir de café?19/11/18 Qualidade e sabor do grão à xícara. Já falamos muito sobre este conceito aqui no blog da Brasitália. Isso porque, todo o processo, desde a forma como o café é cultivado até o momento em que ele é......

Voltar para Blog (pt)