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Postado em 16 de Janeiro às 07h56

Estratégias para a cafeteria não perder vendas no verão

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Brasitália Máquinas e Café Pode não parecer, mas o verão também é um grande aliado para as cafeterias que querem melhorar sua performance em vendas. É senso comum associar o café a dias mais frios, como...
Pode não parecer, mas o verão também é um grande aliado para as cafeterias que querem melhorar sua performance em vendas. É senso comum associar o café a dias mais frios, como uma bebida que esquenta o corpo. Porém, as vendas no verão da sua cafeteria podem alcançar bons resultados com receitas geladas utilizando o café e suas variações, além de estratégias diferenciadas para atrair mais público.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estar em uma cafeteria nessa época pode ser muito agradável, mesmo com temperaturas mais altas. Chás gelados, Frappuccinos, frapês, milk-shakes, cold brew, sodas Italianas, limonadas, smoothies e coquetéis alcoólicos e não-alcoólicos, além de outras sobremesas são algumas das tentações que surgem como alternativas para consumidores. Por isso, vamos passar dicas de como sua cafeteria pode se manter sempre cheia, tendo um bom número de vendas no verão.

4 dicas para ter boas vendas no verão 

1 - Invista em variedade no cardápio e em combinações geladas
 
Por mais que você tenha em seu cardápio as suas especialidades e os pratos e bebidas mais tradicionais, não deixe de investir em novidades e variedades. Traga novos grãos, receitas mais elaboradas e, claro, os drinks gelados. Eles serão fundamentais para agradar o público e manter as vendas no verão.

Portanto, aumente o seu mix de produtos com diferentes combinações de cafés e chás gelados, cold brew, sodas italianas, frapês e smoothies com frutas, e por que não, uma caipirinha ou uma cerveja aromatizadas com café? E já pensou em ter uma parceria com uma boa marca de sorvetes artesanais para oferecer ao público e criar algumas sobremesas combinadas com café? Com certeza, sua cafeteria terá ótimos diferenciais no cardápio!

A Brasitália criou um livro de receitas especiais para o verão, onde você pode se inspirar e aproveitar todo o sabor da Linha Essenza. Baixe aqui neste link!

2 - Ar-condicionado é indispensável

Se você quer atrair e manter seus clientes por mais tempo consumindo em sua cafeteria, um ambiente bem climatizado é fundamental para que eles se sintam à vontade, esquecendo o forte calor da rua.

Não esqueça: nem muito frio, nem muito quente. É importante manter o ambiente aconchegante e confortável para que o público possa passar momentos agradáveis no seu espaço, podendo, inclusive, pedir um tradicional café “sem suar” ao tomá-lo.

Você também podem manter um ambiente externo, protegido do Sol e que tenha alguma ventilação natural, como um deck ou jardim com mesas, pufes, redes ou pequenos sofás. Eles podem ser uma alternativa agradável para o início da manhã ou fim de tarde.

3 - Pense em promoções ou bebidas especiais para cada mês/semana

Outra ideia interessante é fazer combinações de produtos, promoções e oferta de bebidas especiais para cada mês ou semana. 

Por exemplo, crie um drink para às quartas, com um preço diferenciado. Um algum como para o mês, como vender uma soda italiana com uma sobremesa de sorvete com café; ou uma cerveja de café com um snack salgado ou doce. Deixe sua imaginação fluir, ajuste tudo no seu planejamento financeiro e comece a divulgar as novidades!

4 - Esforce-se no atendimento e estrutura

Atualmente, a alta demanda por café não é só devida ao interesse de consumo, mas é reforçada por um maior conhecimento dos clientes sobre o assunto, que passam a considerar as questões relativas à qualidade do grão, os seus sabores, aromas e combinações. 

Assim, além de um atendimento profissional e cordial, que são básicos para qualquer negócio, seu time de atendentes também deve ser especialista em café e nos seu cardápio. Devem saber tirar todas as dúvidas - das mais simples até as mais complexas - e oferecer boas combinações de produtos para os consumidores. 

Outro fator a considerar é sua estrutura, que precisa comportar confortavelmente seu público. Além de ar-condicionado, a dica é também contar com um bom wi-fi para compartilhar. Ter um sinal gratuito e de qualidade é uma forma de estimular os clientes a divulgarem seus produtos nas redes sociais, fazerem check-in no seu estabelecimento e comentarem sobre ele. Pode trazer resultados positivos no quesito divulgação!

Anotou essas dicas? Se sim, agora sua cafeteria está pronta para enfrentar a temporada sem se preocupar em não ter vendas no verão. Continue ligado no blog e nas redes sociais da Brasitália para conhecer as novidades e aprender tudo sobre o universo do café.

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