Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 18 de Abril às 11h49

Café turco: já ouviu falar dele?

Aprendendo sobre Café (55)
Brasitália Máquinas e Café Com certeza, essa é uma das variações mais interessantes do café. Já bastante popular e com uma riquíssima história, o café turco -  Türk kahvesi -...
Com certeza, essa é uma das variações mais interessantes do café. Já bastante popular e com uma riquíssima história, o café turco -  Türk kahvesi - conta com uma preparação muito peculiar - que requer certa atenção para prepará-lo da maneira adequada.

O tradicional café turco é um dos patrimônios culturais imateriais da humanidade segundo a UNESCO e tem uma técnica de preparação especial: os grãos torrados são moídos em pó fino e depois vão para um pote de metal, chamado cezve, com água fria e opcionalmente açúcar e especiarias como cardamomo, anis ou canela. Como o pó não é coado, o sabor é intenso e ficam alguns sedimentos. E é aí que vem uma parte bem conhecida: a borra do café turco no final da xícara ainda é utilizada para ler a sorte das pessoas.

Porém, tão importante quanto a técnica é a cultura do café pela Turquia: o café por lá representa amizade, hospitalidade e conversas.  Por isso, deve ser celebrado em volta de uma mesa em que as pessoas conversam e trocam ideias. Em casamentos, é tradição a família do noivo visitar a casa da noiva, que deve preparar e servir café turco para os convidados.

Como preparar o café turco
 
O café turco tem um dos métodos de preparo mais antigos do mundo que remota dos séculos XV e XVI.A bebida se caracteriza por ser espessa, resultado da infusão de grãos moídos a nível extra-fino – é chamado café pulverizado. A grande diferença desse método para os demais é que a água é fervida com o café, que, por sua vez, não é filtrado.
 

As ferramentas necessárias para preparar o café turco são uma pequena cafeteira estreita para ferver, chamada cezve ou d?ezva, tradicionalmente de cobre com uma pega de madeira, e uma colher. Os ingredientes são o café moído finamente, água fria e, caso se deseje, açúcar. Depois, a mistura é aquecida vagarosamente até produzir uma espuma. Durante a moagem do café, pode também ser adicionado cardamomo, canela e anis estrelada. O resultado disso tudo é um sabor adocicado acompanhado de corpo intenso além de alto teor de cafeína em função da infusão direta na água.

É servido em chávenas (designadas como fincan ou fild?an) tão pequenas como as do café espresso italiano. Como não é adicionado açúcar após a preparação, não são necessárias colheres para mexer. O café é bebido frequentemente, em um recipiente de metal com uma pega, chamado zarf, em turco.

Antes de consumir o café acabado de preparar, é aconselhável aguardar cerca de um minuto, para que os grãos se depositem no fundo. Uma vez servido, não se deve mexer o café, para evitar que os grãos se espalhem. Deve-se parar de beber quando se sentem grãos na boca, deixando a borra resultante no fundo da chávena. A bebida é servida acompanhada de um copo d’água para limpar o paladar.

Leitura da sina
 
A borra que fica no fundo da chávena, após se beber o café, pode ser usada para ler a sina. A chávena é virada ao contrário, com o topo virado para o pires, para que a borra se espalhe e arrefeça. Depois de arrefecer, os padrões que tiverem aparecido podem ser lidos. Este processo é conhecido como kahve fal?, em turco, e καφεμαντε?α, em grego. Em português, pode ser designado como cafeomancia.

Gostou do conteúdo sobre café turco? Continue acompanhando o blog e as redes sociais - Instagram e Facebook - da Brasitália e saiba muito mais sobre o mundo dos cafés!

Veja também

Café e chocolate: a combinação perfeita para presentear no final do ano!07/12/18 As festas de final de ano se aproximam e com elas aquela vontade de agradar e agradecer quem esteve perto em vários momentos: familiares, amigos, amores, colegas de trabalho, parceiros de negócios. Que tal então presenteá-los com uma combinação perfeita para qualquer ocasião? Escolha café e chocolate e agrade todos os paladares! Para ajudar você nesta......
Café requentado faz mal?13/08/18 Apesar de ser um prática bem comum de algumas pessoas, requentar o café não é nada recomendado. Seja qual for o método de preparo - coado, espresso, prensado ou filtrado - o café requentado pode trazer uma......

Voltar para Blog (pt)