Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 13 de Dezembro de 2018 às 23h19

Café gelado: receitas de Iced Coffee e Cold Brew para o verão

Aprendendo sobre Café (61)
Brasitália Máquinas e Café Vem chegando o verão e a temperatura já está subindo. Mas não é por isso que vamos deixar nosso querido café de lado. Claro que os tradicionais espresso, coado, entre outros...
Vem chegando o verão e a temperatura já está subindo. Mas não é por isso que vamos deixar nosso querido café de lado. Claro que os tradicionais espresso, coado, entre outros ainda são muito bem vindos. No entanto, que tal trocar a xícara pelo copo e experimentar um café gelado para refrescar?

Existem dois tipos de cafés gelados: o Iced Coffee e os Cold Brew. Muitos ainda fazem confusão e acreditam que as receitas são feitas da mesma forma. Não é bem assim. Há uma diferença fundamental entre eles: enquanto o primeiro é feito com água quente e depois resfriado, o segundo utiliza água gelada desde o início.

Vamos mostrar a forma de preparo destes cafés gelados para você fazer em casa e aproveitar todo o sabor das bebidas, sem passar calor!

Veja como preparar dois tipos de café gelado

Iced Coffee

Podemos dizer que o Iced Coffee, é um café “normal”, feito com água quente e depois resfriado. Por isso a receita básica é super simples de fazer. Você pode usar o coador ou a Chemex. Em ambos os métodos, basta colocar gelo no recipiente que vai receber a bebida e prepará-la como de costume. A diferença é que quando a café passa pelo filtro, ele cai no gelo e é resfriado imediatamente.

Você só precisa tomar na hora, porque o gelo vai deixando o seu café aguado. Neste caso, uma dica é fazer o café com o dobro de pó. O ideal é que sejam utilizados 40g de pó, moído para filtro de papel, para cada 100ml de água filtrada.

Outra forma é preparar uma receita de café com leite gelado ou cappuccino temperado,  usando o liquidificador. Prepare seu café coado, na Chemex ou separe duas doses de espresso. Para o café com leite gelado, coloque leite e gelo; já para o cappuccino temperado, coloque também umas pitadas de canela. Bata tudo e pronto! Deguste seu Iced Coffee especial.

Cold Brew

O Cold Brew nunca é aquecido, é preparado desde o início em água gelada. Por não entrar em contato com altas temperaturas, este tipo de bebida é mais leve e adocicada, tem um menor nível de acidez e ainda retém mais a cafeína. Outro ponto é que por utilizar água na temperatura ambiente ou fria, esse método é bem mais demorado que o tradicional, feito com água quente, facilmente chegando a mais de 12 horas de infusão.

A primeira forma de preparo é a seguinte:

 

- em um recipiente de vidro, misture o pó do café e a água e tampe;
- deixe o vidro repousando em um ambiente fresco e abrigado da luz do sol;
- se preferir, pode levar à geladeira, mas o ideal é que seja na temperatura ambiente;
- mantenha em infusão por no mínimo 12 horas; evite ultrapassar as 24 horas, para que o café não fique muito forte;
- filtre o café, com um filtro de papel;
- sirva imediatamente com algumas pedras de gelo ou leite.

 

O Cold Brew também pode ser feito na French Press e na Chemex. Veja como:
- French Press: coloque 140g do seu blend Café Cultura preferido no recipiente da cafeteira e, em seguida, os 500ml de água fria. Depois dê uma mexida para misturar o pó, coloque a tampa e deixe descansar na geladeira por 12 horas. Então é só pressionar o êmbolo para fazer o café e servir num copo com bastante gelo.
 
- Chemex: coloque cerca de 220g de gelo na Chemex e só então ajeite o filtro no recipiente. A partir daqui o método seguirá como de costume - pó de café e água quente. Coloque o café moído e despeje a água a uma temperatura de aproximadamente 90ºC. Espere a água terminar de passar pelo filtro, quando terminar o café já estará gelado para servir.

Gostou das receitas? Se quiser conhecer mais algumas, super especiais, a Brasitália preparou um livro com uma série de preparos deliciosos. E para encontrar cafés de qualidade e todos os outros produtos da Linha Essenza, é só dar uma passada na loja virtual ou no Empório Brasitália!

Veja também

Como escolher a máquina profissional de café perfeita para o seu negócio15/03/17 Conheça as vantagens das vending machines e das máquinas de espresso e entenda como funciona cada equipamento. Está decidido! Você quer uma máquina profissional de café para oferecer uma bebida saborosa aos seus clientes ou colaboradores. Ótimo, com certeza será um excelente investimento e com retorno garantido, já que o café é......
O que é Clever Dripper?19/07 Facilidade e variedade de sabores e aromas na hora de preparar o café. Esta é a principal característica da Clever Dripper. Se você gosta de variar o preparo com moagens e tempos de infusão diferentes, e também adora......

Voltar para Blog (pt)