Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 26 de Julho às 06h09

Café amarelo: tudo o que você precisa saber

Aprendendo sobre Café (54)
Brasitália Máquinas e Café Café amarelo? Mas, aquela frutinha que dá origem ao grão do café não é vermelha? Sim, também é vermelha. Apesar de ser sua versão mais conhecida, o...
Café amarelo? Mas, aquela frutinha que dá origem ao grão do café não é vermelha? Sim, também é vermelha. Apesar de ser sua versão mais conhecida, o café vermelho divide a atenção com o café amarelo.
 
Mas qual a diferença entre café vermelho e café amarelo? Isso é o que vamos descobrir neste artigo. Saiba tudo sobre a origem e os sabores e aromas destas variedades de café.

Qual a diferença entre grãos de café amarelo e vermelho?

A primeira vez que foram encontrados frutos amarelos em uma plantação de café foi em 1871, em Botucatu, São Paulo. Até então não existiam registros de frutos amarelos, apenas frutos vermelhos.

Cientificamente a diferença entre os grãos amarelos e vermelhos está no pigmento chamado antocianina, que é o pigmento que deixa o café vermelho. No café amarelo, este pigmento é substituído por outro de nome leucoantocianidina, que por sua vez permite a exposição do pigmento de cor amarela chamado luteolina.

O café amarelo é do tipo Arábica, aquele que produz bebidas de qualidade mais elevada. Ele pode ser das variedades Bourbon e Catuaí. O Bourbon Amarelo surgiu da junção do Bourbon Vermelho com o Amarelo de Botucatu; já o Catuaí Amarelo foi desenvolvido aproveitando o cruzamento natural entre a variedade Icatú e Catuaí. Também existe a variedade Mundo Novo Amarelo, mas essa é mais rara e por isso utilizada em microlotes de cafés super especiais.

Características do café amarelo

Segundo o especialista Ensei Neto, as variedades amarelas geralmente apresentam sabores que nos lembram frutas frescas, enquanto que as vermelhas tendem aos mel e caramelo. Veja algumas características mais gerais do café amarelo:

 

  • Quem prova a bebida a percebe mais adocicada;
  • Sua produção é consideravelmente menor, uma vez que esse tipo de grão é mais sensível que os demais;
  • Os cuidados devem ser redobrados em todos os processos, evitando o surgimento de ferrugem e outros problemas, dada a sensibilidade mencionada;
  • Embora sensíveis, seus frutos amadurecem de forma mais rápida que os demais;
  • É considerado pelos produtores e consumidores um café de qualidade excelente.

Falando mais especificamente do Catuaí Amarelo, é suave e com acidez média, com sabor cítrico e frutado. É plantado em altitudes mais altas e com temperaturas médias, entre 18 a 22ºC, permitindo que o grão absorva melhor os açúcares naturais durante o processo de maturação. Vem das regiões da Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais.

O Bourbon Amarelo dá origem a bebidas suaves, de baixa acidez e corpo médio, com acentuada doçura e notas achocolatadas, que chegam a lembrar cereais torrados e avelãs. É produzido na região de Mogiana e em Minas Gerais, em altitudes entre 1.000 e 1.400 metros acima do nível do mar.

Com essas informações, torna-se fácil perceber por que os grãos amarelos estão bastante presente quando se trata de cafés especiais e até mesmo de café gourmet. Por ser o café amarelo um tipo tão especial, fino e ideal para gostos requintados, geralmente possui um valor mais elevado se comparado aos cafés de prateleiras e não é vendido em grande quantidade e nem em lugares mais populares como os supermercados. Na maior parte dos casos, são comercializados em pacotes de 250 ou 500g e apenas em cafeterias especiais ou em lojas especializadas, como a Brasitália.

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre café amarelo, que tal prová-lo? A Essenza conta com Café Reserva Especial Essenza e o Café Essenza Peneira 19, ambos com grãos de Catuaí Amarelo. Lembre-se que se trata de um produto com características especiais. Com certeza ele vai ganhar o seu paladar também!

Continue acompanhando a Brasitália, aqui no blog nas redes sociais - Instagram e Facebook. Todos os dias tem dicas super legais para você se tornar um expert no assunto. E lá no nosso site também dá pra assinar a news e receber todas as novidades por email. Fique com a gente!

Veja também

Aeropress, Frech Press, Pressca, Moka: a diferença entre as cafeteiras01/03 O mercado do café não pára. Se até pouco tempo estávamos acostumados a preparar a bebida coada ou, quando muito, tomávamos um espresso, hoje as possibilidades são variadas. Além de diferentes sabores e aromas vindos de grãos diferenciados e torras, os métodos de preparo também ganharam variedade: Aeropress, Frech Press, Pressca e Moka......
O Workshop só delas! Sim Senhor!30/11/-1 O Workshop só delas, Sim Senhor! Com muita satisfação nessa quarta-feira do dia 22, recebemos elas! A Brasitália Máquinas e Cafés recebe alunos para curso de barista, que geralmente são alunos com o intuito......
Entenda por que a Alemanha é o país do café21/02 Quando pensamos na Alemanha, a primeira imagem que vem à cabeça é a de alguém com uma caneca enorme de cerveja na mão. Não dá pra dizer que este estereótipo não corresponda à realidade,......

Voltar para Blog (pt)