Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 29 de Maio às 14h09

Bulletproof coffee: saiba mais sobre o 'café fitness'

Receitas (27)
Brasitália Máquinas e Café O novo queridinho do momento é o bulletproof coffee ou traduzindo, café à prova de balas. A receita é a sensação no mundo fitness e promete ainda mais disposição...
O novo queridinho do momento é o bulletproof coffee ou traduzindo, café à prova de balas. A receita é a sensação no mundo fitness e promete ainda mais disposição física e mental do que as das doses tradicionais de café. Mas não se você está pensando em uma combinação mirabolante, não é nada disso: o bulletproof coffee é simplesmente uma mistura de café filtrado ou espresso, manteiga e óleo de côco.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o ‘café fitness’? Então confira mais informações ao longo do texto.

O que é bulletproof coffee?

Sim, o nome é bem sugestivo e remete aos benefícios da bebida (veremos mais no item abaixo), que promete manter o organismo nutrido e a mente acelerada. Assim, você terá mais disposição para realizar atividades físicas e intelectuais. Pelo efeito energético, pode ser um bom pré-treino - por isso, se tornou o queridinho no mundo fitness.

A receita foi “inventada” por Dave Asprey, um empreendedor do Vale do Silício, que estudou biohacking – técnicas de gerenciamento nutricional e biológico. A receita teve inspiração no período que Dave esteve no Tibete, a partir de uma receita de chá com manteiga feita do leite de iaques. A versão do americano, porém, é proveniente da Ayurveda (medicina indiana), com café e manteiga ghee (clarificada). Na Índia, por exemplo, a bebida serve para tratar dores de garganta e outros tipos de inflamação.

Os benefícios da bebida

De acordo com Dave, a gordura saturada da manteiga ghee suporta a queima lenta com o calor, enquanto as triglicérides de cadeia média do óleo  de côco ou MCT (sua versão ultrafiltrada) promovem a termogênese, acelerando o metabolismo. Já o café amplia a termogênese, aumentando a queima de gordura. De forma mais objetiva: quando misturada a uma fonte de gordura, a cafeína é absorvida mais lentamente, o que mantém um estado de alerta e concentração por mais tempo. A gordura, por sua vez, aumenta a saciedade e dá ao organismo uma fonte de energia que pode ser usada lentamente, mantendo também o ritmo físico.

Entre os principais benefícios do bulletproof coffee estão:

  1. Melhora na concentração
  2. Melhora na memória
  3. Mente mais alerta
  4. Redução do cansaço
  5. Mais energia física e mental
  6. Mais saciedade
Porém, ainda faltam estudos concretos para comprovar todos os benefícios e alguns especialistas apontam que o consumo do óleo de coco pode engordar e até aumentar o colesterol. Para a Ayurveda, o ghee contribui para a boa digestão, melhora as funções cerebrais, a memória, a concentração e a energia. Por isso, ghee e café seriam uma boa dupla.
 
Como preparar
 
Ingredientes

– 200 ml café coado

– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal - preferência ghee

– 2 colheres (sopa) de óleo de côco extra virgem - preferência MCT
 
Modo de preparo
 
Prepare o café normalmente. Depois, coloque a bebida no liquidificador ou no mixer, junto com a manteiga e o óleo de coco. Bata bem todos os ingredientes e tome logo em seguida. Não use qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

Vale a pena lembrar que o bulletproof coffee não é milagroso e deve ser consumido dentro de uma estratégia nutricional equilibrada, associada a exercícios físicos, preferencialmente orientada por especialistas. Ao ser adicionado à dieta por conta própria, poderá até ter efeito contrário, como o aumento de peso.

Veja também

O que faz um barista?01/08/17 O barista é um conhecedor de todo o processo para se chegar ao espresso perfeito e deve saber inovar em receitas especiais à base da bebida. Você já ouviu falar sobre a palavra barista? Se ainda não, o post de hoje vai te explicar um pouco mais sobre esta profissão. Em um momento em que o café ganha cada vez mais o gosto dos brasileiros, sendo redescoberto e......
Soda Italiana Gourmet16/01/17 50 ml de xarope: maçã verde, morango, melancia, amora, frambroesa, cereja, limão com gengibre ou outro sabor de sua preferência 200 ml de água com gás bem gelada 1 xícara de gelo em cubos Chantilly Modo......

Voltar para Blog (pt)