Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 01 de Novembro de 2017 às 11h19

Brasitália visita feira de café na Colômbia

Brasitália Máquinas e Café Sempre em busca de inovação e qualidade, a Brasitália visitou a Colômbia, país reconhecido pela qualidade de seu café. A equipe da Brasitália passou por Bogotá e...
Sempre em busca de inovação e qualidade, a Brasitália visitou a Colômbia, país reconhecido pela qualidade de seu café. A equipe da Brasitália passou por Bogotá e Medelín e visitou uma feira permanente para saber o que os colombianos estão fazendo de novo em termos de produção e comercialização do seu grão.

Hoje, a Colômbia está entre os grande produtores mundiais (por volta de 15 milhões de sacas) e é o terceiro país exportador de café no mundo, com mais de 75% da produção sendo destinados à venda internacional - cerca de 10 milhões de saca por ano. Os cafezais colombianos ocupam uma área de mais de 1 milhão de hectares.

A região denominada Paisagem Cultural Cafeeira (antes chamada de Triângulo do Café), que contempla os estados de Quindío, Caldas e Risaralda, é a grande responsável pela produção cafeeira, mas há grande produção também em Nariño, Norte de Santander, Antioquia, Vale do Cauca, Huila, Tolima e Cundinamarca.

Com sabor e aroma inconfundíveis (xícara limpa com a acidez e corpo relativamente elevado e ótimo perfil sensorial), o café colombiano se distingue dos outros, pois são colhidos apenas os grãos que atingiram maturidade completa, de cor vermelha e amarela. O método de transformar frutos em grãos na Colômbia é o lavado – via úmida. Além disso, no país é apenas cultivado o café Arábico e as variedades plantadas mais populares são:

  • Típica (passarinho ou nacional);
  • Borbón;
  • Tabi (grão grande para cafés especiais);
  • Caturra;
  • Variedade Colômbia.

Todo o café produzido 100% na colômbia e aprovado pela Federação Nacional de Cafeteros de Colombia leva o símbolo e imagem do logotipo do Café de Colombia, Juan Valdez. Esse personagem, criado em 1959 em referência às mais de 500 mil famílias cafeteiras colombianas, representa hoje a cafeteria mais famosa do país: Juan Valdez Café. São diversas lojas espalhadas pelas cidades da Colômbia, além de países como Estados Unidos, Espanha, Chile e Equador.

Para saber mais sobre o mundo do café, acompanhe as atualizações do blog da Brasitália que sempre iremos trazer novidades e informações bacanas para você. Se quiser receber todas as notícias em seu email, assine nossa newsletter!

Um abraço e até a próxima!

Luana Rech

Equipe Brasitália

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -

Veja também

Vantagens e desvantagens dos métodos de preparo do café07/11/17 O artigo é inspirado em uma reportagem do portal da rede BBC, que mostra as vantagens e desvantagens dos métodos de preparo do café.  A BBC Brasil consultou o engenheiro agrônomo Pedro Ronca, produtor e especialista em café, que detalhou prós e contras de cada método tradicional - e a influência no sabor da bebida. A reportagem fala dos métodos......
Café amargo? Verifique a qualidade de água06/02 Ótimos grãos, torra perfeita, máquinas ou utensílios excelentes, moagem calibrada para o método escolhido. Tudo certo para degustar um bom café, certo? Talvez. Se você chegou ao final do processo e sentiu o......
[COM VIDEO] Como utilizar a máquina de café doméstica17/01/18 Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de ter uma máquina de café doméstica. Poder degustar, em casa ou na empresa, um café espresso fresquinho, com todos os sabores do grão moído na hora, é......

Voltar para Blog (pt)