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Postado em 12 de Novembro às 20h18

Brasitália confere as novidades na Semana Internacional do Café

Mercado e Tendências (8)
Brasitália Máquinas e Café Seguindo sua premissa de levar aos seus clientes e parceiros as melhores informações e conhecimentos sobre o mundo do café, a Brasitália esteve presente na 6ª Semana Internacional do...
Seguindo sua premissa de levar aos seus clientes e parceiros as melhores informações e conhecimentos sobre o mundo do café, a Brasitália esteve presente na 6ª Semana Internacional do Café (SIC 2018). O evento, que foi realizado entre 7 e 9 de novembro em Belo Horizonte (MG), aliou a maior feira do setor cafeeiro a uma extensa programação de cursos, competições, seminários, palestras, rodadas de negócio e sessões de cupping (prova de cafés).
 
A SIC 2018 também foi sede de quatro campeonatos mundiais de baristas - Mundial de Drinks Alcoólicos com Café, Mundial de Latte Art, Mundial de Prova de Café, Mundial de Preparo de Café -, organizados pela primeira vez no Brasil pela World Coffee Events (WCE), e recebeu a Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018. Enfim, estiveram reunidos cafeicultores, exportadores, compradores, empresários, baristas e apreciadores de todo o Brasil e de mais de 60 outros países.
 
Moisés Casaril, que atua com tecnologia de alimentos na Brasitália, representou a empresa no evento. “Estivemos neste grande encontro no setor para conhecer novas máquinas, produtos e serviços, mas especialmente para fortalecer o contato com alguns produtores e de cooperativas de café verde, já que buscamos sempre esta matéria-prima direto com eles”, explica. Por isso, segundo Moisés, a feira ganha ainda mais relevância pois encontramos os melhores profissionais e empresas do Brasil e do mundo por lá. Outro ponto destacado pelo especialista da Brasitália é a possibilidade de capacitação com os diversos cursos da SIC. “É uma forma de ampliar e renovar o conhecimento e sempre trazer novas perspectivas. Assim podemos repassar tudo isso aqui para os produtos e serviços da Brasitália”, completa.
 
Também conversamos com dois grandes baristas aqui do Brasil, Tiago Sabino (atual bicampeão brasileiro) e Hugo Silva, que falaram sobre a importância do evento para a cadeia cafeeira do país. Para Tiago, a SIC faz um papel fundamental para aproximar os elos do setor, do grão à xícara. “Ainda mais por estarmos em um mercado aquecido e bastante promissor para os cafés especiais, que começou a ser descoberto pelos brasileiros”, ressalta. Já Hugo diz que receber campeonatos mundiais mostrar a relevância dos cafés brasileiros. “É importante porque pessoas de todo o mundo estão provando cafés de diferentes regiões, reforçando esta evolução do país em cafés especiais”.
Novidades da Semana Internacional do Café 2018
Além dos vários campeonatos, a SIC realizou o concurso Coffee of the Year 2018 para eleger o melhor café brasileiro desta safra. Na categoria arábica, o vencedor foi o Café Forquilha do Rio, da Região Caparaó. Já na categoria conilon, venceu o café Grão de Ouro, do Sul do Espírito Santo.

Foram 400 amostras recebidas e 180 selecionadas, que passaram por um processo de avaliação física e sensorial por uma Comissão de Julgadores formada por juízes certificados pela Specialty Coffee Association (SCA), Q-Graders, Licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI) e pelo coordenador geral Leandro Paiva, professor do Instituto Federal do Sul de Minas. Além disso, as amostras foram degustadas as cegas pelo público presente na feira durante os três dias de evento, que votaram em suas favoritas.

Cold Brew versão nitrogenada e para fazer em casa

Com aparência de chope, a versão nitrogenada no café cold brew (extraído a frio) foi um dos que mais chamaram a atenção na feira. Desenvolvido pela empresa Bunn, a máquina de café nitrogenado possui dois compartimentos que são regulados especialmente para esse tipo de extração por pressão de nitrogênio para gerar cremosidade na bebida refrescante. A mistura, entretanto, não é alcoólica.

Já a empresa True Coffee lançou uma versão de cold brew para fazer casa, sem esforço e com a opção de ser transportado. A embalagem plástica batizada de “cold brew bag” é auto-explicativa: basta colocar água na concentração marcada na embalagem (há duas opções para quem curte o sabor mais ou menos concentrado) e deixar durante 15 horas na geladeira. O rendimento é de 1,5 litros.

Cerveja de Café

A cervejaria mineira Albanos lançou a Albanos Coffee, uma cerveja no estilo India Pale Ale (IPA) com amargor acentuado, aroma frutado e frescor. A receita inclui café extraído a frio e foi feita em parceria com o Noete Café Clube. O produto que preserva ao máximo os óleos essenciais do café, o sabor e aroma para que serem utilizados na cerveja.

Produtos de beleza

Os sabonetes em barra no formato do grão foi um dos produtos que mais chamaram atenção no estande da Kapeh, empresa da região de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais. A Kapeh constatou as ricas propriedades presentes nos mais diversos estágios da planta de café – desde a flor, grão verde ou torrado – e também criou linhas de cosméticos sustentáveis. O grão torrado e moído, por exemplo, serviu de base para criar um esfoliante para remover as células mortas da pele.

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