Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 14 de Setembro de 2018 às 17h47

As utilidades da borra de café: como você pode aproveitar o resíduo

Aprendendo sobre Café (54)
Brasitália Máquinas e Café Se você é daquelas pessoas que não vê serventia na borra de café e logo a dispensa quando termina de preparar a bebida, não se preocupe. Muitos não têm ideia de que...
Se você é daquelas pessoas que não vê serventia na borra de café e logo a dispensa quando termina de preparar a bebida, não se preocupe. Muitos não têm ideia de que o resíduo tem uma série de utilidades, inclusive bastante práticas e importantes. Sabia por exemplo que ela ajuda a afastar formigas, desentupir pia, eliminar cheiros e esfoliar a pele?
 
Apenas para esclarecer, quando falamos de borra de café, nos referimos ao resto do pó úmido que fica no coador, na cafeteira (french press e moka, por exemplo), no recipiente da sua máquina de espresso ou de acordo com o método usado. Após entrar em contato com a água para extrair os aromas e sabores característicos da bebida, este pó é conhecido como borra.

Segundo um estudo da Universidade de Navarra, são gerados a cada ano cerca de 20 milhões de toneladas deste resíduo de café no mundo e a maioria acaba no lixo. Só pela quantidade de borra de café que se produz já é válido para pensarmos em alternativas para seu uso mais racional. Se considerarmos que a borra também é rica em antioxidantes e, assim como o café, traz uma série de benefícios, rapidamente podemos mudar nossos hábitos.
 
Separamos alguns dos usos mais interessantes da borra de café para você nunca mais desperdiçá-la. Siga a leitura e aproveite as dicas!
 
7 maneiras para usar a borra de café
 
1 - Desentupir a pia da cozinha

Como a borra é adstringente e levemente abrasiva, vai ajudar a remover a gordura e restos de sabão que ficam grudados nos canos. Com a pressão da água, se faz a limpeza. Não há risco de entupir, pois ela segue dissolve junto com a água, sem aglutinar.

2 - Tirar odor da geladeira

Colocada num pires dentro da geladeira evita o famoso “cheiro de geladeira”, pois vai absorver os maus odores. Outra dica é colocar a borra em um sachê de gaze ou dentro de um potinho fechado, mas com alguns espaços abertos para que possa ventilar. Troque a borra de tempos em tempos, quando perceber que o cheiro ruim não está sendo eliminado.

3 - Adubar as plantas

Coloque um pouco da borra de café nas suas plantas e jardim e ela ficaram mais belas e fortes. Faça isso a cada 4 ou 5 meses. Por ser rica em em potássio, magnésio e cobre,  ela libera nitrogênio no solo quando começa a se decompor. Assim, é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos. Use especialmente em plantas que precisam de mais acidez no solo e para plantar cogumelos de vários tipos. Para a fertilização, misture a borra de café com água, com a proporção de 100 gramas para um litro de água.
 
4 - Esfoliar e energizar a pele
 
O café deixa a pele macia e mais firme. Faça uma esfoliação, com a borra, um pouco de açúcar ou sal e óleo de coco (ou azeite de oliva) para remover as células mortas. Para esse caso, use mais do resíduo e menos óleo, deixando numa consistência mais sólida. Você também pode fazer um tratamento caseiro contra celulite, aproveitando a cafeína: misture a borra ainda morna com o óleo de coco - deixe mais pastoso usando mais óleo - e massageie a pele com movimentos circulares por alguns minutos.
 
5 - Afastar formigas
 
Espalhe o resíduo nos locais onde você vê formigas, em casa ou no jardim. Faça uma mistura bem grossa de cola com borra de café e passe nos lugares por onde as formigas entram na casa. Essa mistura vai se tornar uma barreira no caminho das formigas.
 
6 - Eliminar cheiro de tempero das mãos
 
Alho, cebola, salmão, coentro quando manipulados deixam um cheiro  desagradável e impregnado nas mãos. Livre-se deles esfregando nas mãos um pouco da borra de café e depois enxágüe com água morna.
 
7 - Para limpar a casa
 
Por ser levemente abrasivo e ácido, a borra de café pode ser usada para limpar superfícies como bancadas da cozinha e até a geladeira. Use um pouco da borra sozinha ou misture ao seu detergente de costume para potencializar a limpeza.

Gostou das dicas? Para aprender mais sobre o mundo do café, continue acompanhando as atualizações do blog da Brasitália e as redes sociais - Facebook e Instagram. Você também pode receber os conteúdos diretamente por email, assinando nossa newsletter (direto pelo página do blog). Qualquer dúvida, entre em contato!

Veja também

GRÁTIS: como fazer sua padaria ser famosa na cidade (e lucrar muito)19/12/16 Até pouco tempo atrás, oferecer wi-fi para os clientes era um grande diferencial no mercado de padarias e cafeterias. Muitas pessoas não conseguem ficar longe do smartphone enquanto se alimentam ou saboreiam seu espresso. Hoje, porém, isso deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito em qualquer estabelecimento que queira se manter firme diante da......
Conheça os tipos de processamento do café26/06 Durante seu processo produtivo, o café passa por várias etapas: cultivo, passando pela colheita, processamento, torra até chegar ao consumidor. Neste artigo, vamos falar mais sobre a parte que engloba o processamento do café, que......

Voltar para Blog (pt)