Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 25 de Janeiro às 10h39

Aprenda a escolher a xícara de café ideal

Brasitália Máquinas e Café Porcelana, vidro, esmalte, curta ou alta. Diante de uma infinidade de louças, qual será a xícara de café ideal para servir e apreciar sua bebida favorita? Com o hábito diário...
Porcelana, vidro, esmalte, curta ou alta. Diante de uma infinidade de louças, qual será a xícara de café ideal para servir e apreciar sua bebida favorita? Com o hábito diário de tomar café, até podemos, de vez em quando, escolher uma ou outra ‘caneca’, mas o fato é que a xícara é um detalhe super importante e que fará toda diferença ao apreciar a bebida.

Não podemos esquecer que o sabor do café é influenciado por diferentes variáveis, desde a colheita até a extração. Então, não é depois de ter tantos cuidados na escolha do café que você vai deixar de lado a última etapa antes de degustar uma bebida saborosa. Pode não parecer, mas a xícara de café não é apenas estética - o formato e o material do recipiente também podem sim interferir no sabor do café e o desenho afeta a experiência, especialmente do ponto de vista psicológico.

No artigo, vamos falar um pouco mais sobre os tipos de xícaras de café e te ajudar a escolher a ideal para servir a bebida escolhida.

Qual a xícara de café ideal?

O especialista Ensei Neto, profissional em avaliação sensorial, explica que porcelana e cerâmica são os dois materiais mais recomendados. Segundo ele, ambos absorvem rapidamente o calor e o dispersam lentamente, deixando a  bebida quente por mais tempo.  Já para reconhecer uma porcelana de alto nível, a dica de Ensei é dar um suave ‘peteleco’ na xícara: se o barulho for metálico, tipo das taças de cristal, o material é de qualidade.

Outros pontos a serem considerados são a relação entre altura e profundidade, abertura mais larga, formato do fundo, textura e acabamento da cerâmica e espessura da parede. Uma boca mais larga e um corpo mais amplo, por exemplo, valorizam os aromas – isso vale para qualquer método de extração.
Agora, no caso dos cafés espressos, a dica é importante  que o suporte não contenha arestas e que a base da xícara seja arredondada, pois assim melhor se forma o turbilhão no fundo e mais cremosidade ganha o café.
Porcelana

Porcelana, sem dúvida, é o melhor material, do ponto de vista técnico e sensorial. Tem excelente isolamento térmico, que mantém melhor a temperatura e preserva as características do produto até o fim. As xícaras de porcelana, de fundo arredondado, com bordas em curva de no máximo 60 ml para os espressos e de até 200 ml para os coados. Também é mais agradável em contato com a boca. Inclusive, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o café é melhor aproveitado nesse recipiente.

Vidro

As taças ou canecas de vidro tem mais impacto emocional, pois podem potencializar a experiência visual, permitindo que se veja através do material e se faça uma análise do produto antes de beber. Mas o vidro tem um poder limitado de isolamento e a bebida esfria rapidamente.

Esmalte

As canecas esmaltadas, além de clássicas, conseguem reter o calor da bebida por um tempo mais prolongado.

Vidro Térmico

Esse tipo de xícara é indicada para o café filtrado e para os cafés que deixamos armazenados em garrafas térmicas. O formato adequado para apreciar o ‘café de garrafa térmica’, feitos em grandes quantidades e bem quentes, são as de boca larga e em concha. Mas lembre-se de não deixar o café na garrafa por mais de uma hora, já que assim ele acaba perdendo as características naturais do grão.

O famoso copo americano é bastante funcional quando se quer beber rapidamente, porém não valoriza o sabor e o aroma do café. Já o cafezinho servido em copos plásticos, pode, até mesmo, apresentar riscos à saúde, por conta de uma substância química presente nesses plásticos, liberada no contato com altas temperaturas.

Mesmo com estas dicas, sabemos que a xícara de café está relacionada ao gosto pessoal de cada um. Mas, se quiser ainda mais sabor - é claro que você não vai esquecer de comprar bons grãos ou cafés moídos na hora! - leve em conta também o material da xícara, seu formato e aparência.

Para saber mais sobre o mundo do café, acompanhe as atualizações do blog e das redes sociais da Brasitália. Se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre os artigos, produtos e serviços, entre em contato!

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

    Veja também

    Frapê Due Amori – Morango28/12/16 Toda quarta-feira a Brasitália tem uma novidade para você! Hoje é dia de receita nova, Frapê Due Amori – Morango! Vamos a recieta! Frapê Due Amori – Morango Frapê de Chocolate Branco 50 gr de Frapê Sabor Baunilha Essenza, 2 colheres de sopa de Leite Condensado, 100 ml de Leite Gelado, 4 cubos de gelo. Bata tudo no liquidificador......
    Cardápio de cafeteria: novas receitas para incrementar as vendas16/02 Um bom cardápio pode fazer a diferença em qualquer empresa do ramo da alimentação: e com o cardápio de cafeteria não é diferente. É ponto também para um negócio de sucesso. Por isso,......
    A diferença entre Cappuccino e Mocaccino22/03 A primeira vista as diferenças são quase imperceptíveis. Se formos comparar os ingredientes, também há muita semelhança. Na hora de provar, também é preciso ter bastante atenção ao sabor.......

    Voltar para Blog (pt)