Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750
Postado em 22 de Março de 2018 às 13h59

A diferença entre Cappuccino e Mocaccino

Brasitália Máquinas e Café A primeira vista as diferenças são quase imperceptíveis. Se formos comparar os ingredientes, também há muita semelhança. Na hora de provar, também é preciso ter...
A primeira vista as diferenças são quase imperceptíveis. Se formos comparar os ingredientes, também há muita semelhança. Na hora de provar, também é preciso ter bastante atenção ao sabor. Mas qual então é a diferença entre Cappuccino e Mocaccino?
 
É o que vamos descobrir agora! A ideia é mostrar as receitas originais de cada uma dessas bebidas, que já tem um grande número de apreciadores aqui no Brasil. Assim, você não vai mais ter dúvidas quando for pedir ou preparar um Cappuccino ou um Mocaccino.
 
Vamos lá!

Cappuccino

Pra começar, esqueça aquele preparado em pó comprado pronto para ser misturado em água ou leite. O verdadeiro Cappuccino italiano é preparado com base em um café espresso, feito na hora. É feito em três partes iguais de três ingredientes: uma de café, outra de leite e uma camada final de leite vaporizado. Pronto, este é um autêntico cappuccino.

Sim, você vai encontrar em várias cafeterias algumas versões da bebida, incluindo canela e chantilly para finalizar. Algumas até colocam um pouco de chocolate. E é aí que vem a confusão. Você vai entender assim que explicarmos a receita do Mocaccino.

Um pouco de história - O Cappuccino  possui esse nome por conta de um monge italiano -  – Marco D’Aviano - do século XVI, que em 1683 se viu diante das sacas de café deixadas pelo exército islâmico após uma tentativa de invasão à Viena. O sabor amargo dos grãos, porém, não era agradável ao paladar, levando os italianos a acrescentar mel e leite a fim de obter um sabor mais leve e adocicado. A bebida então foi batizada em homenagem aos monges, sendo que sua tradução é “pequeno capuz”, em alusão à vestimenta utilizada pelos religiosos.

Mocaccino

Também chamado de Mocha, o Mocaccino tem um ingrediente que basicamente o difere do Cappuccino. E qual é? O chocolate. Por isso, quando alguns estabelecimentos o colocam no Cappuccino, na verdade estão, de certa forma, preparando um Mocaccino.

Para prepará-lo, coloca-se chocolate em pó, raspas ou alguma espécie de calda ou creme de chocolate na xícara e, na sequência, vem o café espresso. Completa-se com leite quente espumado, ou apenas leite quente com uma camada de Chantilly. Outro pontoé a quantidade de leite, que é normalmente menor do que a do Cappuccino.

A diferença entre Cappuccino e Mocaccino. Saiba como preparar em casa!

Como vimos, a grande diferença entre Cappuccino e Mocaccino, de receitas tradicionais, é a presença do chocolate e a quantidade de leite. Se você quiser saborear uma bebida mais adocicada, vá de Mocaccino, senão siga com um Cappuccino italianíssimo.
 
E sabe o que é melhor? Além de você degustar as bebidas em cafeterias e padarias, você pode preparar qualquer uma das duas em casa ou mesmo no trabalho. Com uma máquina de café espresso doméstica é muito fácil. Assim que você preparar o seu café fresquinho, basta espumar o leite no vaporizador que já vem integrado ao equipamento e seguir as receitas específicas para o Cappuccino ou Mocaccino.

Neste link, temos um vídeo que explica o funcionamento das máquinas de café domésticas.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com a equipe da Brasitália!


Receba novidades sobre café no seu e-mail. Cadastre-se!

Veja também

Agenda: conheça os principais eventos mundiais do café em 201910/01 Empresários, baristas, coffee lovers. Quem gosta de café ou trabalha com o produto terá um ano repleto de eventos interessantes para se atualizar e aprender mais sobre os aromas e os sabores do café.   Como a agenda cafeeira no mundo é bastante ‘agitada’ e em 2019 não vai ser diferente, montamos uma lista com os principais encontros e feiras do......
Mercado do café: o consumo só aumenta08/02/18 Que o Brasil é o maior produtor de café do mundo, todos já sabemos. Mas que ele chegou ao segundo lugar como maior consumidor, é a grande novidade. Em 2017, foram 21,5 milhões de sacas. O mercado do café no......
Aqueça as vendas da sua cafeteria18/04 O café é uma paixão nacional e isso você já deve saber, mas, como gerente de uma empresa desse setor, como você mantém bons resultados e vendas movimentadas em todas as épocas do ano? Preparamos 5 dicas......

Voltar para Blog (pt)