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Postado em 14 de Março às 09h27

3 bons motivos para abrir uma cafeteria

Mercado e Tendências (26)
Brasitália Máquinas e Café O café é um ótimo negócio. Com certeza, se você acompanha os artigos aqui do blog da Brasitália, já deve ter lido a respeito - aliás, o texto é esse Mercado...
O café é um ótimo negócio. Com certeza, se você acompanha os artigos aqui do blog da Brasitália, já deve ter lido a respeito - aliás, o texto é esse Mercado e consumo: 12 razões que provam que o café é um ótimo negócio! Portanto, não afirmamos isso por acaso.

Mas, para reforçar alguns pontos importantes e ajudar a você a se decidir por um bom negócio, vamos apresentar mais três bons motivos para abrir uma cafeteria.

Por que devo abrir uma cafeteria?

1 - Mercado do café segue a todo vapor

O mercado do café no país segue a todo vapor e pelas previsões da Embrapa Café é que, além de maior produtor e exportador de café do mundo, em 2021, o Brasil chegará a liderança também no consumo interno, batendo as 25 milhões de sacas anuais - mais da metade dos jovens consomem pelo menos três xícaras por dia e praticamente todos os consumidores acima de 60 anos bebem café diariamente.

Outro ponto importante: o país também está chegando a um novo patamar com o aumento do interesse dos brasileiros pelos cafés premium (superior, especiais, gourmet). São eles que devem alavancar ainda mais o mercado do café no país, pois a categoria projeta crescimento estável na casa dos dois dígitos. Um exemplo disso é que a venda de cafés de qualidade cresceu mais de 20% entre 2012 e 2016 e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) indica que serão movimentados R$ 3,9 bilhões por ano até 2020.

Só com estes números, já é possível entender que investir no segmento pode, realmente, trazer lucros. Mas vamos seguindo!

2 - Cafés especiais são destaque entre os jovens

Como falamos, os cafés especiais têm ganhado destaque na preferência dos brasileiros. Mas, quem está descobrindo os grãos superiores são os jovens na faixa dos 20 e 30 anos, que começaram a se interessar pelos novos sabores da bebida e puxam a alta do consumo interno. Portanto um nicho de mercado que vem ganhando bastante espaço no cenário nacional são as cafeterias que oferecem diferentes tipos de grãos e métodos de preparo.

Oferecendo cafés mais elaborados e lanches de alta qualidade, estas cafeterias se tornam um ponto de encontro cool. Por serem bebidas mais elaboradas, acompanhadas de pratos também mais diferenciados, o faturamento pode ser bastante interessante.

3 - Micro e pequenos negócios movimentam a economia

Atualmente, segundo o Sebrae, cerca de 98,5% das empresas brasileiras são micro e pequenas, as chamadas MPE’s, que respondem por 27% do PIB. Para a entidade, os pequenos negócios têm sido fundamentais para economia brasileira, gerando renda e empregos - juntas, contratam cerca de 600 mil trabalhadores. E para 2019, a expectativa é de que sejam criadas 1,5 milhão de novas empresas.

Portanto, as MPE’s são uma importante oportunidade para os empreendedores que tentam uma atividade empresarial, especialmente as que estão no segmento de comércio de alimentos e bebidas, que reúnem quase 8% de todas a micro e pequenas no Brasil.

Ficou interessado em abrir uma cafeteria? Então veja algumas outras boas dicas da Brasitália.

Separamos conteúdos importantes para você ter mais informações e inspirações para seu negócio do setor do café.

- Como montar um cafeteria?

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