Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 24 de Julho de 2017 às 23h26

Tipos de moagem: saiba como moer corretamente o grão de café

Brasitália Máquinas e Café Para cada método extração de café, há um tipo de moagem. É preciso moer corretamente para obter o melhor sabor da bebida. Veja como! O segredo para obter um café...

Para cada método extração de café, há um tipo de moagem. É preciso moer corretamente para obter o melhor sabor da bebida. Veja como!

O segredo para obter um café excelente está relacionado com o tipo de moagem dos grãos. O processo de moagem consiste em reduzir os grãos de café torrados em um pó específico para cada método de extração.

A moagem deve ser o mais precisa possível de acordo com o tipo de café que se quer extrair, pois a forma como os grãos são moídos afeta o tempo de extração e interfere na fragrância, no corpo, na acidez e na suavidade no sabor final da bebida. Basicamente, quanto mais tempo a água ficar em contato com o café, mais grossa deve ser a granulação. Quanto mais tempo em contato com a água, mais elementos totais ela extrai do café, como os óleos essenciais do grão. Além disso, quanto mais tempo de contato com o pó, mais cafeína a bebida final terá.

O grão pode ser moído em vários tamanhos distintos, desde o grosso com partículas maiores, até o superfino, também chamado turco. No post de hoje, separamos os tipos de moagem de café, para que você extraia o melhor sabor da bebida, em casa ou para oferecer aos clientes da sua padaria ou cafeteria. Vamos lá:

Pulverizada ou Extra fina
Espessura muito fina, utilizada para o café turco, pois o pó é adicionado na água e não é filtrado. Tão fino que parece farinha de trigo. Os moedores de café comuns não são capazes de chegar a este nível de refinação.

Fina
Ideal para o café filtrado (papel ou pano) de garrafa térmica ou cafeteira elétrica. Um pouco mais fina que o açúcar ou sal de mesa, mas ainda dá pra notar a diferença de grãos.

Média Fina
Ideal para as máquinas de espresso profissionais. Como o café espresso é extraído sob pressão, é necessário que a moagem seja adequada para que o café saia com a concentração apropriada. O tempo de preparação ideal de um café espresso perfeito é de 25 a 30 segundos e se o café demorar mais ou menos tempo a ser extraído é necessário regular a moagem dos grãos.

Média grossa
Lembra areia ou açúcar cristal. É utilizada nas cafeteiras Italiana (Moka). Este método de moagem permite a extração de um café saboroso e encorpado. Os grãos de café moídos são colocados no filtro do café, onde a água sobe e absorve todos os aromas e sabores principais de um determinado tipo de café.

Grossa

São partículas bem distintas de café, parecendo grãos de sal grosso. Trata-se de um tipo de moagem que deve ser utilizada na preparação de um café com uma prensa francesa. Ao utilizar grãos de café moídos com uma espessura grossa, conseguirá preparar um café mais suave e aromatizado. O método da prensa francesa (French Press), obriga a água quente a entrar em contato com os grãos de café moídos durante um período máximo de 3 minutos e esse tempo é suficiente para que todas as características principais dos grãos de café sejam absorvidas.

Ajuste o moinho de café para a moagem adequada

Um dos fatores mais importantes na moagem dos grãos de café está relacionado com a forma como o moinho de café é ajustado. O seu ajuste permite que os grãos tenham uma espessura mais fina ou mais grossa, seguindo o gosto de cada um.
Os moedores podem ser manuais ou elétricos. Os manuais dão uma preparação mais artesanal, mas os elétricos são mais rápidos e moem o grão de maneira uniforme. Uma das vantagens do moedor elétrico é a definição da granulometria. Assim você pode escolher entre um pó mais ou menos fino.

Agora você já sabe como deve ser feita a moagem do café para extrair tudo o que a bebida tem de melhor! Não deixe de compartilhar estas dicas com seus amigos e continue nos acompanhando aqui no blog ou pelas redes sociais @brasitaliacafe e @brasitaliacafeoficial.

Uma abraço,

Luana Rech
Equipe Brasitália 

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -

Veja também

Café requentado faz mal?10/08 Apesar de ser um prática bem comum de algumas pessoas, requentar o café não é nada recomendado. Seja qual for o método de preparo - coado, espresso, prensado ou filtrado - o café requentado pode trazer uma série de malefícios à saúde, como azia, dor de cabeça, enjoo e dor de estômago. Isso sem contar aquele sabor amargo que fica na boca o resto do dia. Segundo os especialistas italianos, requentar café no......
Método Chemex25/06/16 O charmoso Chemex. Um método de preparo criado por um americanocujo nome é Peter J. Schlumbolm. Chemex extrai um café particularmente limpo, ou seja, sem resíduos na xícara, fornecendo um café suave, leve,......
Avaliando o espresso: reconheça o sabor do café perfeito12/07 Tomar um espresso delicioso é uma dos grandes prazeres para quem gosta de café. É quase impossível não apreciar a harmonia entre o sabor do café, o aroma delicioso e o creme dourado (sim, aquela espuminha que fica na......

Voltar para (Blog (pt) NOVO)