Pra colocar no cardápio: 8 diferentes métodos de extração do café
O coado e o espresso são os mais conhecidos, mas há outros métodos de extração do café que já estão ganhando espaço nas cafeterias.
O prazer de apreciar um bom café começa bem antes do primeiro gole. Da escolha dos grãos, da moagem, dos cuidados com a água até os diferentes métodos de extração do café fazem toda a diferença. A cada escolha, experiências e sabores únicos estarão presentes.
No Brasil, o café coado, seja com coador de pano ou de papel, e o café espresso estão entre os mais populares. Mas existem inúmeros outros métodos de extração do café que já são conhecidos e ganham cada vez mais espaço nas cafeterias e nos lares dos brasileiros.
No post de hoje, separamos 8 diferentes métodos de preparo do café para fazer em casa e/ou colocar no cardápio da sua cafeteria. Com estas variações, é possível chegar a sabores mais suaves, mais fortes, mais ácido e agradar diferentes paladares e a um número maior de clientes.
O método de preparo é tão importante que influencia diretamente no preço do café, podendo variar de R$2,00 em uma xícara de café feito no coador de papel até R$16,00 nos métodos Chemex e Syphon Coffee. Vamos conhecer então estes métodos:
Coador (filtro) - O café é depositado no filtro de papel ou pano e logo após a água é depositada delicadamente por cima do café. Vale lembrar que a água jamais deve estar fervida e, sim, a uma temperatura entre 75 e 80 graus celsius. Moagem ideal: fina.
Espresso - O preparo do café espresso acontece por pressão. Nesse caso, o café é moído na hora e colocado no filtro da máquina profissional de espresso. Em seguida, o pó recebe uma pressão e água aquecida a 90 graus por, aproximadamente, 20 segundos.
Cafeteira Italiana (Moka) - A cafeteira à pressão possui três partes: a de baixo, em que se deposita a água, a do meio, em que fica o pó do café, e a parte superior, onde ficará a bebida já pronta. Com esse método, o recipiente esquenta e a pressão desloca o vapor de água para a parte superior. É preciso desligar o fogo assim que a água começar a ferver.
Hario V60 / Hario Iced Coffee - Desenvolvida no Japão, o Hario V60 é um suporte para filtro feito geralmente em cerâmica. Sua parte interna apresenta linhas espirais que facilitam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada, além de uma abertura grande na base do coador que permite que a velocidade seja controlada. Assim, o café absorve a água durante o tempo necessário. O filtro de papel também é diferente, em formato de cone.
Prensa Francesa (French Press) - Sem a necessidade de filtros de papel ou eletricidade, o café fica em infusão por quatro ou cinco minutos. A prensa francesa permite que os óleos e sedimentos naturais façam parte da bebida. Há contato mais intenso entre a água e o café moído. Na preparação, a água quente e o pó são mexidos e deixados em repouso por alguns minutos. Logo após, a tampa é baixada lentamente e o grão é separado do café extraído.
Syphon Coffee (globo ou globinho) - é um método de preparo por infusão, que funciona por meio do princípio de transferência térmica e vácuo. Criado em 1840 por um engenheiro naval escocês, é composto pelas seguintes peças: dois globos de vidro, sendo um deles como um funil, um filtro, a base e a chama.
Chemex - Inventada por um químico em 1941, tem seu formato único e afunilado onde o coador e o recipiente são interligados. Na Chemex, o café é coado em um filtro de papel grosso, dobrado em forma de cone que, depois de encaixado na garrafa e aberto, forma uma parede tripla em um dos lados.
Aeropress - A máquina Aeropress, criada em 2005 por um inventor de brinquedos nos Estados Unidos, tem um formato de cilindro. Extrai as propriedades do pó por pressão do ar, quebrando os sólidos e mantendo os óleos essenciais do café. A sua forma de preparo parece uma injeção.
Falamos um pouco sobre os 8 métodos de extração do café mais comuns aqui no Brasil. Se você quiser conhecer todos os detalhes destes métodos e outras formas de preparo, o Sebrae tem um manual completo com todos os tipos de extração do café. Confere as dicas e já separe alguns para colocar no cardápio da sua cafeteria. Os clientes vão adorar as novidades!
O passo a passo para preparação do café espresso30/Mai/201830/05/18há 1 ano e 6 meses Terça-feira, 30 de Maio de 201830/05/2018Para conseguir obter o aroma intenso, sabor concentrado e textura cremosa, o café espresso exige uma preparação cuidadosa e precisa. O café é considerado expresso quando a água passa quente e sob alta pressão pelo grão moído, vindo daí o termo, que significa espremer – por isso o café também pode ser chamado de......
Tutorial rápido: como obter um leite vaporizado delicioso15/Jun/201815/06/18há 1 ano e 5 meses Quinta-feira, 15 de Junho de 201815/06/2018Degustar um cappuccino italiano, uma mocaccino ou um cafè latte só é possível se você souber como obter um bom leite vaporizado. Para que a crema fique perfeita, é preciso contar com o auxílio das......
5 cuidados essenciais para armazenar o café (moído ou em grãos)21/Mar/201721/03/17há 2 anos Segunda-feira, 21 de Março de 201721/03/2017Hmmmm...cheiro de café fresquinho! E esse sabor marcante? Uma delícia! Para você sempre sentir este prazer ao servir ou apreciar um café saboroso e cheio de personalidade, saiba que é preciso ter alguns cuidados essenciais na......