Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 18 de Novembro de 2016 às 10h58

Como controlar as finanças em sua cafeteria

Grátis: planilha de fluxo de caixa para cafeteria!

Brasitália Máquinas e Café Grátis: planilha de fluxo de caixa para cafeteria! É muito comum vermos empreendedores que não possuem o hábito de controlar suas finanças, seja por falta de tempo, organização...

É muito comum vermos empreendedores que não possuem o hábito de controlar suas finanças, seja por falta de tempo, organização e até mesmo por não saberem como fazer.
Entretanto, controlar as finanças não é uma tarefas difícil (apesar de algumas pessoas acharem uma tarefa um tanto entediante).

Pois bem, vamos começar do início: você sabe o que é fluxo de caixa?

Imagine o funcionamento de sua cafeteria, é dinheiro que entra e é dinheiro que sai, tem fornecedores e contas fixas, cada uma com um prazo diferente para ser quitada e muito mais.
Imagine uma situação hipotética: logo na inauguração, sua cafeteria vendeu muito, só que o primeiro recebimento será daqui a 60 dias. As contas de água, luz, telefone e aluguel vencem daqui a 30 dias. Perceba que será necessário pagar os seus fornecedores antes de receber dos seus clientes.
Para resolver este problema, pode-se fazer a venda a vista para outros clientes, recorrer a empréstimos ou pagar a multa por tempo de atraso.
É uma situação bastante hipotética que pode ser que nunca venha a acontecer, porém, se você não controlar o seu fluxo financeiro, ficará totalmente à merce da sorte caso haja algum “descompasso” financeiro.

A planilha fluxo de caixa é uma ferramenta de apoio, que você precisará para controlar o seu empreendimento, ele serve para ajudar a “enxergar” a movimentação financeira de sua cafeteria e saber para onde e de onde está vindo sua maior receita. Vamos conhecer cinco partes básicas do fluxo de caixa e para que servem.

1. Saldo inicial: É o dinheiro inicial disponível em caixa e em todas as contas bancárias

2. Entradas de caixa : São vendas a vista e outros recebimentos do dia

3. Saídas de caixa: São todos os pagamentos feitos no dia

4. Saldo final: É a quanto você possui em caixa 


Com isso você vai poder analisar:

• Vai faltar ou vai sobrar dinheiro no futuro?

• Posso dar mais prazo para os meus clientes?

• Preciso negociar algum prazo com meus fornecedores?

• Preciso pegar dinheiro emprestado?

Existem várias maneiras de fazer o controle do fluxo de caixa. Pode-se fazer em papel, em planilhas eletrônicas (como o Excel) ou em sistemas de controle financeiro online.

Aqui está uma planilha bastante simples que indicamos para negócios locais: faça o download aqui.

Lembre-se! Este pode ser um ótimo exercício para você entender como funciona o movimento do dinheiro na sua cafeteira. Apesar de ser muito simples, o fluxo de caixa exige que você tenha disciplina para registrar todas as movimentações.
Quanto mais detalhadas forem suas anotações, melhor será sua analise para futuras decisões.

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos.

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

Veja também

O sensorial como medidor de qualidade11/07/16    A Brasitália Máquinas e Café esteve presente no curso Sentir DR – Análise Sensorial na empresa Duas Rodas, nos dias 07 e 08 de julho na cidade de Jaraguá do Sul/SC, muito bem representada pelo nosso Tecnólogo de Alimentos Moisés Casaril. Para o departamento técnico da Brasitália, a análise sensorial serve como suporte para o......
Tutorial rápido: como obter um leite vaporizado delicioso15/06/18 Degustar um cappuccino italiano, uma mocaccino ou um cafè latte só é possível se você souber como obter um bom leite vaporizado. Para que a crema fique perfeita, é preciso contar com o auxílio das......
Livros sobre café: uma lista especial para saber cada vez mais13/06/17 Amplie seu conhecimento com estes livros sobre café. História, culturas, métodos de preparo, receitas e muitas curiosidades sobre a bebida. Saber sobre café vai muito além de degustar uma boa xícara da bebida. De......

Voltar para (Blog (pt) NOVO)