Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 28 de Junho de 2017 às 10h51

Café Arábica x Café Conilon: entenda as diferenças

Brasitália Máquinas e Café Enquanto o café arábica é o mais apreciado por sua complexidade de sabor, o café conilon ou robusta é mais inferior e usado para misturas e café instantâneo. Apesar...

Enquanto o café arábica é o mais apreciado por sua complexidade de sabor, o café conilon ou robusta é mais inferior e usado para misturas e café instantâneo.

Apesar de o Brasil ser o maior produtor e grande mercado consumidor de café, poucas pessoas sabem as diferenças existententes entre os tipos de grãos e o que cada um representa e sabor e propriedades. Hoje vamos falar sobre as diferenças entre o café arábica e o café conilon, ou café robusta.

É comum ouvir que o café arábica é o mais valorizado ou ‘o primo rico’, e o café conilon (robusta) é de menor qualidade ou o ‘primo pobre’. Mas podemos dizer que ambos, por suas características específicas, têm valor e particularidades que podem e devem ser apreciadas.

Em comum, o arábica e o conilon têm a família (Rubiáceas), que é composta por mais de 60 espécies, mas das quais estas duas são cultivadas e comercializadas: o conilon, da espécie Coffea canephora, e o arábica da espécie Coffea arabica. As diferenças, vamos listar agora:

Café Arábica

É o tipo mais apreciado no mundo e representa 70% da produção mundial com suas variedades mundo novo, catuaí amarelo e vermelho, bourbon etc. Como possui 44 cromossomos, é considerado mais nobre pela complexidade de aromas e sabor, por isso dele é que são produzidos os cafés superiores e ‘gourmet’ (com notas mais altas na tabela de classificação) - os cafés 100% arábica podem custar o dobro ou até quatro vezes mais que as misturas. É originário da Etiópia e produzido em maior parte na América do Sul e Central. Precisa de mais cuidados para ser produzido e prefere as regiões de maior altitude. Sua árvore é menor e produz menos frutos em relação ao conilon.

Café Conilon (robusta)

Responde por 30% da produção mundial, que está concentrada na África, Ásia e América do Sul. É o grão utilizado para misturas de café instantâneo e outros blends (composição com variedade de grãos). Com 23 cromossomos, sua qualidade é inferior, possuindo maior teor de cafeína - o dobro (2,2%) -, o que explica em partes seu sabor amargo. É originário do Congo e da Guiné. Sua árvore é maior e produz em maior quantidade, e é mais resistente a variações de solo e calor, podendo ser cultivados em regiões mais baixas de até 800 metros de altitude.

Como saber que café estou comprando?

Se a embalagem não apontar “100% arábica”, fique certo de que é uma mistura. No Brasil, a maior parte dos cafés vendidos em grandes varejistas são misturados, pois resultam em um produto de qualidade razoável e menor custo. Mas as grandes cafeterias no mundo usam quase sempre cafés 100% arábica. O conilon pode ser usado para blends específicos, com unem sua intensidade com o adocicado do arábica. Mas para ser interessante, a mistura precisa ser feita por baristas experientes, que entendem do assunto. Por isso, para garantir sabores superiores, vá de café arábica!

O programa Globo Rural tem uma reportagem que mostra um pouco destas diferenças. Assista no vídeo!

Gostou do texto? Então compartilha com seus amigos e continue seguindo o blog da Brasitália para saber todas as novidades do mundo do café!

Um abraço,

Luana Rech
Equipe Brasitália

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

  • Brasitália Máquinas e Café -

Café Arábica x Café Conilon

Veja também

Brigadeiro de café12/04/16 Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 gema de ovo 2 colheres de manteiga 1 colher de café solúvel Fonte: CAFEICULTURA #mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; } /* Add your own MailChimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block. We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD......
O que é e como funciona a vending machine07/09/17 Com certeza, você já deve ter visto em alguma recepção de clínica médica, aeroporto ou empresa, aquelas máquinas onde, ao apertar um botão, você recebe um café quentinho. São as......

Voltar para (Blog (pt) NOVO)