Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 01 de Novembro de 2017 às 11h19

Brasitália visita feira de café na Colômbia

Brasitália Máquinas e Café Sempre em busca de inovação e qualidade, a Brasitália visitou a Colômbia, país reconhecido pela qualidade de seu café. A equipe da Brasitália passou por Bogotá e...
Sempre em busca de inovação e qualidade, a Brasitália visitou a Colômbia, país reconhecido pela qualidade de seu café. A equipe da Brasitália passou por Bogotá e Medelín e visitou uma feira permanente para saber o que os colombianos estão fazendo de novo em termos de produção e comercialização do seu grão.

Hoje, a Colômbia está entre os grande produtores mundiais (por volta de 15 milhões de sacas) e é o terceiro país exportador de café no mundo, com mais de 75% da produção sendo destinados à venda internacional - cerca de 10 milhões de saca por ano. Os cafezais colombianos ocupam uma área de mais de 1 milhão de hectares.

A região denominada Paisagem Cultural Cafeeira (antes chamada de Triângulo do Café), que contempla os estados de Quindío, Caldas e Risaralda, é a grande responsável pela produção cafeeira, mas há grande produção também em Nariño, Norte de Santander, Antioquia, Vale do Cauca, Huila, Tolima e Cundinamarca.

Com sabor e aroma inconfundíveis (xícara limpa com a acidez e corpo relativamente elevado e ótimo perfil sensorial), o café colombiano se distingue dos outros, pois são colhidos apenas os grãos que atingiram maturidade completa, de cor vermelha e amarela. O método de transformar frutos em grãos na Colômbia é o lavado – via úmida. Além disso, no país é apenas cultivado o café Arábico e as variedades plantadas mais populares são:

  • Típica (passarinho ou nacional);
  • Borbón;
  • Tabi (grão grande para cafés especiais);
  • Caturra;
  • Variedade Colômbia.

Todo o café produzido 100% na colômbia e aprovado pela Federação Nacional de Cafeteros de Colombia leva o símbolo e imagem do logotipo do Café de Colombia, Juan Valdez. Esse personagem, criado em 1959 em referência às mais de 500 mil famílias cafeteiras colombianas, representa hoje a cafeteria mais famosa do país: Juan Valdez Café. São diversas lojas espalhadas pelas cidades da Colômbia, além de países como Estados Unidos, Espanha, Chile e Equador.

Para saber mais sobre o mundo do café, acompanhe as atualizações do blog da Brasitália que sempre iremos trazer novidades e informações bacanas para você. Se quiser receber todas as notícias em seu email, assine nossa newsletter!

Um abraço e até a próxima!

Luana Rech

Equipe Brasitália

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -

Veja também

Café Arábica x Café Conilon: entenda as diferenças28/06/17 Enquanto o café arábica é o mais apreciado por sua complexidade de sabor, o café conilon ou robusta é mais inferior e usado para misturas e café instantâneo. Apesar de o Brasil ser o maior produtor e grande mercado consumidor de café, poucas pessoas sabem as diferenças existententes entre os tipos de grãos e o que cada um representa e sabor e......
Mercado do café: o consumo só aumenta08/02/18 Que o Brasil é o maior produtor de café do mundo, todos já sabemos. Mas que ele chegou ao segundo lugar como maior consumidor, é a grande novidade. Em 2017, foram 21,5 milhões de sacas. O mercado do café no......
Máquina de café espresso: você pode ter em casa ou no escritório31/08/17 Já imaginou ter, a qualquer hora, em sua casa e no trabalho, aquele sabor do café espresso feito na padaria ou cafeteria que você adora? Pois saiba que não é preciso ficar apenas no desejo. Além das máquinas......

Voltar para (Blog (pt) NOVO)