Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 07 de Novembro de 2017 às 19h29

Vantagens e desvantagens dos métodos de preparo do café

Brasitália Máquinas e Café O artigo é inspirado em uma reportagem do portal da rede BBC, que mostra as vantagens e desvantagens dos métodos de preparo do café.  A BBC Brasil consultou o engenheiro agrônomo Pedro...
O artigo é inspirado em uma reportagem do portal da rede BBC, que mostra as vantagens e desvantagens dos métodos de preparo do café.  A BBC Brasil consultou o engenheiro agrônomo Pedro Ronca, produtor e especialista em café, que detalhou prós e contras de cada método tradicional - e a influência no sabor da bebida.

A reportagem fala dos métodos bem tradicionais aqui no Brasil, como o café passado em coador de papel e coador de pano, além dos processos de extração pelas cafeteiras Moka (italiana) e a Prensa Francesa (ou French Press). Mas é claro, que não podemos esquecer do nosso queridinho, o café espresso. Como o agrônomo entrevistado pela BBC Brasil não falou muito sobre ele e a Brasitália é especialista no assunto, nós vamos passar os detalhes da extração feita pelas máquinas de café espresso.

Vale lembrar que nenhum método é melhor que o outro. Isso depende mais de cada paladar e do tipo de experiência que cada pessoa tem ao degustar um ou outro tipo de café. O engenheiro agrônomo concorda. "Como sempre, é uma questão de gosto. São diferentes extrações que geram diferentes produtos, cada um com sua característica", destaca Ronca.

Vamos falar das vantagens e desvantagens dos métodos de preparo do café? Confira!

  • Coador de pano
 
Prós e contras: método nostálgico, que costuma preencher o ambiente com aromas porque o café fica suspenso no suporte. Há o problema da higienização do coador, pois resíduos se acumulam e passam o sabor ao café seguinte. O correto é usar água fervida para retirar máximo de resíduos - mas poucos fazem isso. Muitos acham que é o melhor sistema, porque está muito associado a lembrança emocional do café da vovó, mas geralmente é um café ‘queimado’. Como fica muito tempo em contato com a água, o café traz muita cafeína e pode causar dores de cabeça, de estômago etc.
 
  • Coador de papel
 
Prós e contras: mesmas questões do método do coador de pano, mas o filtro descartável é mais higiênico. Porém, ainda pode deixar gosto de papel na bebida. Para evitar isso, uma dica: passar um pouco de água quente no filtro antes de despejar o pó. Sobre a temperatura ideal de preparo, o engenheiro agrônomo e produtor diz que há um "mito de que a água não pode ferver". Todo mundo já ouviu isso e faz café com água antes de ferver, aí não atinge 98ºC que é o ideal para extração. Às vezes está 93ºC, 94ºC, desliga e a extração não fica tão boa. O único jeito de saber se atingiu 98ºC é deixar ferver e esperar um pouquinho após desligar.
 
  • Moka (italiana)

Prós e contras: praticidade, evita gastos com filtros e há modelos de diferentes tamanhos. Mas pode haver erros na extração que acabam queimando o café. Em geral, as pessoas erram na hora de preparar nesta cafeteira. O erro principal é fazer com fogo alto, aí o vapor esquenta demais e o café fica com gosto de queimado. Pode começar com fogo alto, mas na metade do tempo de preparo para a frente tem que ser bem baixo. Outro equívoco no preparo com a cafeteira italiana, diz, é deixar o fogo ligado até acabar a água - o que também gera muito vapor e pode acabar queimando a bebida. Ou seja, o correto é desligar o fogo assim que a cafeteira começar a "assoviar".

  • Prensa Francesa

Prós e contras: sistema de fácil lavagem. Como a cafeteira italiana, é prática e pode ser de diferentes tamanhos. Cuidado com o tempo de espera para baixar o  êmbolo: no máximo 1 a 2 minutos. Quanto mais tempo, mais cafeína o café terá, pois se trata de um composto solúvel em água. E mais amargo, pois a cafeína é amarga. Há controvérsias sobre a necessidade de mexer ou não o café antes de pressionar o êmbolo. Para Ronca, pode-se fazer isso sem problemas, para misturar partes do pó que não tenham entrado em contato com a água.

  • Café espresso
 
Prós e contras: o preparo do café espresso acontece por pressão. O café é moído na hora e colocado no filtro da máquina profissional de café ou a máquina doméstica faz a moagem e todo o preparo da bebida. Em seguida, o pó recebe uma pressão e água aquecida a 90 graus por, aproximadamente, 20 segundos. Em relação ao café coado, o espresso apresenta algumas diferenças:
 
  • costuma ser mais consistente e concentrado. Isso ocorre porque o volume de pó é proporcionalmente maior, enquanto o contato com a água é menor, se comparado com o café coado. O espresso é mais cremoso, apresentando uma espuma decorrente da alta pressão;
  • possui menos cafeína, pois fica menos tempo em contato com a água. A quantidade de cafeína no café expresso varia de 90 a 200 mg.

Independente do método escolhido, para aproveitar tudo de bom que a bebida pode nos trazer é preciso que o grão do café seja de qualidade e bem produzido. Aí ele só precisa ser preparado com carinho e seguindo corretamente as instruções de preparo. Um bom café vai:

  • ajudar no emagrecimento
  • ajudar a aliviar dores de cabeça
  • melhorar ou reforça o estado de alerta
  • melhorar ou reforça a capacidade de concentração
  • melhorar o humor
  • prevenir doenças como Parkinson, Alzheimer, diabetes tipo II e do coração
 
Gostou do conteúdo? Então compartilhe o artigo ou deixe um comentário. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda com o métodos de preparo, você também pode procurar a equipe da Brasitália aqui no site ou no empório. Nossos especialista podem ajudar com os equipamentos e com a moagem do grão para cada método de extração!

Um abraço,

Luana Rech

Equipe Brasitália


Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

Veja também

Máquina de café: qual a melhor para meu negócio?16/11/17 Ter uma boa máquina de café não é privilégio apenas de cafeterias, confeitarias e padarias. Empresas, escritórios e outros estabelecimentos com atendimento ao público ou que fiquem em áreas de grande circulação de pessoas podem investir em um equipamento como este.   Oferecer um café de qualidade aos seus clientes e parceiros,......
Vending Machine de Café: 3 dicas essenciais para bom desempenho24/10/17 A vending machine de café, ou a máquina de autosserviço, onde você pode pagar seu café apenas apertando um botão, é prática e de grande aceitação do público. Mas, para o bom......

Voltar para Blog (en)