Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 04 de Novembro de 2016 às 09h44

Sua padaria pode estar perdendo dinheiro. Descubra como precificar o café espresso!

Brasitália Máquinas e Café Se você possui uma padaria, cafeteria, ou vende café espresso no seu estabelecimento, certamente você já se deparou com a dúvida na hora de definir o preço do café....

Se você possui uma padaria, cafeteria, ou vende café espresso no seu estabelecimento, certamente você já se deparou com a dúvida na hora de definir o preço do café. Definir o preço do espresso não é tão complicado como se imagina.

Para precificar o café espresso na sua Padaria, você deverá analisar algumas variáveis importantes. Essas variáveis são:

CUSTO: saber quanto custa para você cada café é muito importante, pois permitirá saber a partir de onde a sua padaria já está tendo lucro. No custo entram todos os componentes necessários para a fabricação do seu café. Como quanto de café usar (gramas de café moído), de água, de açúcar, se você irá usar mexedores, copos descartáveis ou de isopor para servir.

CONCORRÊNCIA: é necessário avaliar os preços da concorrência, sobretudo porque os concorrentes podem nos forçar a seguir o seu preço, de acordo com a dinâmica de mercado que você está inserido.

CONSUMIDOR: é preciso levar em conta aquilo que o cliente está disposto a pagar. Faça pesquisa de mercado, avalie o que eles estão procurando e conheça bem o perfil do seu cliente , sobretudo seus hábitos de consumo, o seu poder aquisitivo e suas necessidades .

VALOR AGREGADO: quando o seu produto atende às necessidades e desejos de um cliente, ele ficará satisfeito, estabelecendo um elo entre o cliente e sua padaria e irá valoriza-lo ainda mais. É assim que, na pratica, o seu cliente percebe uma ligação de preço e poderá avaliar se é mais ou menos caro.

A Brasitália tem uma dica especial para isso. Será necessário que você faça um cálculo simples e bem rapidinho para evitar que sua padaria perca dinheiro na hora de vender o seu espresso .

Vamos à fórmula:

Para a extração de um café espresso na sua padaria, são necessários 8 gramas de café moído. Sendo que, 1 kg de café em grão é igual a 1000 gramas, concluímos que 1 kg rende 125 espressos

Exemplo: 1000 gramas dividido por 8 gramas = 125 espressos.

Agora pense quanto você pagou o quilo do café, suponha que este custo de café foi "X" o quilo, você deverá dividir esse valor de "X" por 125 espressos e assim terá o custo de cada espresso. Nesse exemplo o custo de um espresso será de "X" .

Exemplo: "X" dividido por 125 espressos = "X".

Lembre-se que a sua precificação vai muito além, pois você precisa lembrar que usou mais coisas para fazer o seu espresso, tais como copos de isopor, mexedores, açúcar, etc.
Além dos custos citados acima, você deve lembrar que há também o custo fixo da operação envolvido, que deve ser levado em conta na hora de definir, de uma maneira geral se o negócio é lucrativo ou não.
Dessa forma, o custo deverá triplicar, porque você precisa incluir essas despesas no preço do seu café.
O seu espresso  ficou com o custo de "X", portanto passará a custar três vezes o valor de "X".

Exemplo: "X" vezes 3 = "XX"

Agora que você já sabe qual o custo do espresso, basta analisar os concorrentes e definir quanto cobrar, sempre lembrando que não poderá cobrar menos do que os custos, que no nosso exemplo foi de "XX".

Seguindo essa fórmula, você poderá precificar tudo o que produzir na sua padaria, tal como cappuccino, café com chantilly e o que você inventar de delicioso para agradar seu cliente. Outro segredo é ter o moinho de café sempre regulado, assim você terá padrão nas bebidas e a garantia que sua precificação estará sempre correta e com o retorno financeiro que você espera.

Gostou da dica?

Compartilhe para que seus amigos possam saber também.

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

Veja também

Cliente Destaque: descubra como a Unochapecó revolucionou seus custos e ainda colaborou com o meio ambiente22/12/17 Hoje apresentamos uma instituição que há 45 anos vem revolucionando o conhecimento no oeste Catarinense e já formou mais 30 mil profissionais. A Unochapecó é, sem dúvida, uma das instituições mais sólidas e respeitáveis de nossa região. Tivemos o prazer de sermos recebidos pela Paula Batistello, que é Diretora de......
[COM VIDEO] Como utilizar a máquina de café doméstica17/01/18 Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de ter uma máquina de café doméstica. Poder degustar, em casa ou na empresa, um café espresso fresquinho, com todos os sabores do grão moído na hora, é......
Degustação de café: saiba diferenciar sabor, aroma e corpo12/04/18 Degustar um café é apreciá-lo com atenção, observando seu visual, aromas, sabores e todas as suas características. Vamos mostrar quais características podem ser reconhecidas na degustação do......

Voltar para Blog (en)