Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 04 de Novembro de 2016 às 09h44

Sua padaria pode estar perdendo dinheiro. Descubra como precificar o café espresso!

Brasitália Máquinas e Café Se você possui uma padaria, cafeteria, ou vende café espresso no seu estabelecimento, certamente você já se deparou com a dúvida na hora de definir o preço do café....

Se você possui uma padaria, cafeteria, ou vende café espresso no seu estabelecimento, certamente você já se deparou com a dúvida na hora de definir o preço do café. Definir o preço do espresso não é tão complicado como se imagina.

Para precificar o café espresso na sua Padaria, você deverá analisar algumas variáveis importantes. Essas variáveis são:

CUSTO: saber quanto custa para você cada café é muito importante, pois permitirá saber a partir de onde a sua padaria já está tendo lucro. No custo entram todos os componentes necessários para a fabricação do seu café. Como quanto de café usar (gramas de café moído), de água, de açúcar, se você irá usar mexedores, copos descartáveis ou de isopor para servir.

CONCORRÊNCIA: é necessário avaliar os preços da concorrência, sobretudo porque os concorrentes podem nos forçar a seguir o seu preço, de acordo com a dinâmica de mercado que você está inserido.

CONSUMIDOR: é preciso levar em conta aquilo que o cliente está disposto a pagar. Faça pesquisa de mercado, avalie o que eles estão procurando e conheça bem o perfil do seu cliente , sobretudo seus hábitos de consumo, o seu poder aquisitivo e suas necessidades .

VALOR AGREGADO: quando o seu produto atende às necessidades e desejos de um cliente, ele ficará satisfeito, estabelecendo um elo entre o cliente e sua padaria e irá valoriza-lo ainda mais. É assim que, na pratica, o seu cliente percebe uma ligação de preço e poderá avaliar se é mais ou menos caro.

A Brasitália tem uma dica especial para isso. Será necessário que você faça um cálculo simples e bem rapidinho para evitar que sua padaria perca dinheiro na hora de vender o seu espresso .

Vamos à fórmula:

Para a extração de um café espresso na sua padaria, são necessários 8 gramas de café moído. Sendo que, 1 kg de café em grão é igual a 1000 gramas, concluímos que 1 kg rende 125 espressos

Exemplo: 1000 gramas dividido por 8 gramas = 125 espressos.

Agora pense quanto você pagou o quilo do café, suponha que este custo de café foi "X" o quilo, você deverá dividir esse valor de "X" por 125 espressos e assim terá o custo de cada espresso. Nesse exemplo o custo de um espresso será de "X" .

Exemplo: "X" dividido por 125 espressos = "X".

Lembre-se que a sua precificação vai muito além, pois você precisa lembrar que usou mais coisas para fazer o seu espresso, tais como copos de isopor, mexedores, açúcar, etc.
Além dos custos citados acima, você deve lembrar que há também o custo fixo da operação envolvido, que deve ser levado em conta na hora de definir, de uma maneira geral se o negócio é lucrativo ou não.
Dessa forma, o custo deverá triplicar, porque você precisa incluir essas despesas no preço do seu café.
O seu espresso  ficou com o custo de "X", portanto passará a custar três vezes o valor de "X".

Exemplo: "X" vezes 3 = "XX"

Agora que você já sabe qual o custo do espresso, basta analisar os concorrentes e definir quanto cobrar, sempre lembrando que não poderá cobrar menos do que os custos, que no nosso exemplo foi de "XX".

Seguindo essa fórmula, você poderá precificar tudo o que produzir na sua padaria, tal como cappuccino, café com chantilly e o que você inventar de delicioso para agradar seu cliente. Outro segredo é ter o moinho de café sempre regulado, assim você terá padrão nas bebidas e a garantia que sua precificação estará sempre correta e com o retorno financeiro que você espera.

Gostou da dica?

Compartilhe para que seus amigos possam saber também.

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

Veja também

BRASITÁLIA PARCEIRA DE PROJETOS SOCIAIS27/10/16A Brasitália está apoiando projetos Pedagogicamente Responsáveis e quer convidar você a participar desse movimento também! Mas Pedagogicamente Responsável? Você sabe o que isso significa? É proteger as crianças de conteúdos que vão na contramão de conceitos fundamentais para uma boa formação humana e ensinar a elas valores, despertando a vontade de fazer o bem e a coragem para fazer o certo. Esse conceito foi criado pela Educore, uma associação sem fins......
Máquina de café espresso: você pode ter em casa ou no escritório31/08/17 Já imaginou ter, a qualquer hora, em sua casa e no trabalho, aquele sabor do café espresso feito na padaria ou cafeteria que você adora? Pois saiba que não é preciso ficar apenas no desejo. Além das máquinas......
Aprenda a escolher a xícara de café ideal25/01 Porcelana, vidro, esmalte, curta ou alta. Diante de uma infinidade de louças, qual será a xícara de café ideal para servir e apreciar sua bebida favorita? Com o hábito diário de tomar café, até podemos,......

Voltar para Blog (en)