Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 01 de Agosto de 2017 às 19h50

O que faz um barista?

Brasitália Máquinas e Café O barista é um conhecedor de todo o processo para se chegar ao espresso perfeito e deve saber inovar em receitas especiais à base da bebida. Você já ouviu falar sobre a palavra barista?...

O barista é um conhecedor de todo o processo para se chegar ao espresso perfeito e deve saber inovar em receitas especiais à base da bebida.

Você já ouviu falar sobre a palavra barista? Se ainda não, o post de hoje vai te explicar um pouco mais sobre esta profissão. Em um momento em que o café ganha cada vez mais o gosto dos brasileiros, sendo redescoberto e apreciado como bebida especial, a figura do barista profissional também fica em destaque. Ele é quem domina a arte de extrair um espresso com excelência e conseguir a ‘xícara perfeita'. É um mestre na arte da cafeteria.

A profissão de barista surgiu nos anos 1990 e vem crescendo junto com o consumo de cafés especiais, que, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), deve aumentar entre 15 e 20% nos próximos anos. Muitos donos de cafeterias estão em busca desses profissionais, afinal, a especialidade deles é oferecer os melhores cafés, e isso se torna um diferencial de mercado para o negócio. 

O barista é um profundo conhecedor de todo o processo necessário para se chegar ao espresso perfeito. É o último dentro da cadeia de produção, que vai da escolha da muda à xícara. Começa então na escolha dos grãos, no blend (combinação entre diversos tipos de café) mais apropriado, na granulometria exata, na prensagem precisa, tudo para uma boa extração, até às técnicas de degustação.

Também trabalha criando novas e diferentes bebidas a base de café, utilizando licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros, captando o gosto dos clientes. Ainda é dele o cuidado na apresentação da maioria dos drinks: latte art e outras milhares de ornamentações e combinações visuais de encher os olhos.

Assim, um barista precisa ter as seguintes habilidades:

  • Conhecimento profundo sobre a história do café
  • Saber fazer a seleção ideal dos grãos
  • Saber extrair um espresso perfeito
  • Criatividade para fazer misturas diferentes
  • Criação de receitas
  • Saber captar o gosto do público e as tendências 

Mas, o trabalho de um barista vai além da produção de bebidas. É um tipo de profissão que está em contato direto com os clientes, pois se surgirem dúvidas ou curiosidades sobre as bebidas, caberá a este profissional respondê-las. Por isso, além dessas qualidades técnicas e criativas, um barista precisa ser uma pessoa dinâmica, flexível, e que, principalmente, goste de lidar com o público.

A Brasitália conta com um curso iniciante de barista, para os interessados em aprender mais sobre o café e as melhores formas de extraí-lo e oferecê-lo ao público. Mesmo que você ainda não conte com um barista profissional, é possível oferecer este treinamento aos seus colaboradores, especialmente aos que lidam diretamente com o café e com as máquinas profissionais. Será uma oportunidade de qualificar sua equipe e elevar a qualidade das bebidas servidas em seu estabelecimento. Entre em contato para saber mais!

Mas, se você está pensando em contratar um barista para sua cafeteria ou padaria, saiba que será um ótimo investimento e um grande diferencial em relação aos concorrentes. Você dará a chance dos seus clientes experimentarem os mais incríveis sabores proporcionados pelo café!

Um abraço,

Luana Rech
Equipe Brasitália

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -
  • Brasitália Máquinas e Café -

Veja também

Receita para dias quentes!30/11/16Frappê de Cappuccino Como toda boa quarta-feira, tem que ter receita novinha para você impulsionar suas vendas nesse verão! Hoje tem receita de Frappê de Cappuccino! Vamos a receita! Frappê de Cappuccino 50 gr de Cappuccino Essenza 100 ml de Leite Gelado 1 bola de sorvete de creme 4 cubos de gelo Nutella Raspas de Chocolate Belga ao Leite Chantilly Chocolate em......
Cafeteria: 7 dicas infalíveis para motivar seus funcionários!11/11/16 Como diz Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira de Vôlei: houve uma época em que as pessoas eram motivadas pela pressão, pela cobrança, pelo desafio, e até “por gritos”... hoje, a nova......

Voltar para Blog (en)