Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 14 de Dezembro de 2017 às 11h27

Cafés especiais: aproveite todo o sabor dos grãos

Brasitália Máquinas e Café Os cafés especiais estão com tudo! Segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais, o consumo deste tipo de bebida cresce cinco vezes mais no Brasil do que o do café...
Os cafés especiais estão com tudo! Segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais, o consumo deste tipo de bebida cresce cinco vezes mais no Brasil do que o do café convencional.  A expansão do mercado de cafés especiais chega a 15% ao ano; já o convencional cresce apenas 3%. A mesma pesquisa aponta ainda que os cafés com custo superior a R$ 12 nas embalagens de 500 gramas tiveram crescimento ainda maior, cerca de 31,1% entre os anos de 2015 e 2016.

Só no ano passado, das 51,3 milhões de sacas produzidas no Brasil, 15,6% (8 milhões) foram de café especial. Apesar de o consumo interno crescer a passos largos, grande parte deste volume seguiu para fora do país: 6,75 de sacas foram exportadas.

O brasileiro tem ‘tomado gosto’ por sabores diferentes e mais nobres de café. Prova disso é que os produtores nacionais também estão olhando para estes novos consumidores. O Sul de Minas e a Mantiqueira de Minas aparecem como uma das principais regiões produtoras de café especial no Brasil. Mas, outras regiões do país também crescem e se especializam na produção do café diferenciado. Entre elas, podemos destacar a Chapada Diamantina, Cerrado Mineiro, Alta e Média Mogiana, Montanhas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ourinhos e Avaré (SP) e Norte Pioneiro do Paraná.

Mas o que torna um café especial?
 
Uniformidade, ausência de defeitos, doçura, intensidade das notas, acidez, corpo e equilíbrio são alguns dos quesitos usados para orientar a classificação da bebida. A categorização começa na fase de preparação (torra), depois vai para a avaliação da bebida pronta, e após avaliada a qualidade, são definidos os preços.

No topo da pirâmide de qualidade aparecem os especiais, que, de 0 a 100 pontos, conseguem no mínimo 80. Na base, estão os inferiores, comerciais e comerciais finos, cuja soma varia de 60 a 80. Para chegar ao veredicto, os provadores ‘avaliaram cinco xícaras de cada amostra em três temperaturas e dez atributos, conferindo notas de 0 a dez em cada um.

E o sabor, o que interfere para termos um café especial ou não? É preciso considerar a  qualidade do grão e a forma de preparo. Do grão, deve-se preservar seus atributos na hora da colheita. Isso porque, quanto mais madura a fruta, mais naturalmente doce será a bebida. Depois, é fundamental ter cuidados no pós-colheita, na secagem, armazenamento, torra e preparo.

Na torra, encontrar o equilíbrio é o ponto-chave. Deve-se entender da mecânica torrefador e também das reações químicas do grão, para acelerar ou intervir no processo de acordo com o sabor desejado. E saber o passo a passo para preparar o café com excelência é o que trará o resultado final: a água deve passar pelo pó e retirar suas melhores características, seja coado ou pela pressão da máquina (no caso do espresso). Não esqueça que a limpeza e a manutenção dos utensílios usados também afetam a qualidade.
 
Estes cuidados funcionam juntos e cada um deles tem o mesmo valor e a mesma importância. Pois, o café pode ser excepcional e ter a qualidade prejudicada no preparo. Então, é o somatório destas boas práticas que vão entregar uma bebida gostosa, cheia de aromas e benefícios para a saúde, ou seja um café especial.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos ou deixe um comentário pra gente. Se você quiser ficar por dentro de todas as novidades do mundo do café, acompanhe as atualizações do blog da Brasitália. E já sabe que na loja virtual ou no Empório, você encontra os melhores cafés, máquinas, insumos e utensílios para preparar bebidas deliciosas!

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

Veja também

Método Chemex25/06/16 O charmoso Chemex. Um método de preparo criado por um americanocujo nome é Peter J. Schlumbolm. Chemex extrai um café particularmente limpo, ou seja, sem resíduos na xícara, fornecendo um café suave, leve, aromático e surpreendente. Indicado para quem tem paladar para cafés mais “fracos”, esse método desperta uma acidez interessante,......
Mousse de Café12/04/16 Ingredientes 1 lata(s) de leite condensado 1 lata(s) de creme de leite 2 colher(es) (sopa) de café forte 200 ml de água 2 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor Como fazer Dissolva o café em 200 ml de água,......
Novidades para sua cafeteria no verão!23/11/16Frapê em dobro! A Brasitália tem sempre uma novidade para sua cafeteria, mas dessa vez ela veio em dobro! Hoje tem duas receitas de frapê! Lembre-se! todo mundo adora novidade, coloque  receitas novas em seu cardapio e atraia mais......

Voltar para Blog (en)