Café Arábica x Café Conilon: entenda as diferenças
Enquanto o café arábica é o mais apreciado por sua complexidade de sabor, o café conilon ou robusta é mais inferior e usado para misturas e café instantâneo.
Apesar de o Brasil ser o maior produtor e grande mercado consumidor de café, poucas pessoas sabem as diferenças existententes entre os tipos de grãos e o que cada um representa e sabor e propriedades. Hoje vamos falar sobre as diferenças entre o café arábica e o café conilon, ou café robusta.
É comum ouvir que o café arábica é o mais valorizado ou ‘o primo rico’, e o café conilon (robusta) é de menor qualidade ou o ‘primo pobre’. Mas podemos dizer que ambos, por suas características específicas, têm valor e particularidades que podem e devem ser apreciadas.
Em comum, o arábica e o conilon têm a família (Rubiáceas), que é composta por mais de 60 espécies, mas das quais estas duas são cultivadas e comercializadas: o conilon, da espécie Coffea canephora, e o arábica da espécie Coffea arabica. As diferenças, vamos listar agora:
Café Arábica
É o tipo mais apreciado no mundo e representa 70% da produção mundial com suas variedades mundo novo, catuaí amarelo e vermelho, bourbon etc. Como possui 44 cromossomos, é considerado mais nobre pela complexidade de aromas e sabor, por isso dele é que são produzidos os cafés superiores e ‘gourmet’ (com notas mais altas na tabela de classificação) - os cafés 100% arábica podem custar o dobro ou até quatro vezes mais que as misturas. É originário da Etiópia e produzido em maior parte na América do Sul e Central. Precisa de mais cuidados para ser produzido e prefere as regiões de maior altitude. Sua árvore é menor e produz menos frutos em relação ao conilon.
Café Conilon (robusta)
Responde por 30% da produção mundial, que está concentrada na África, Ásia e América do Sul. É o grão utilizado para misturas de café instantâneo e outros blends (composição com variedade de grãos). Com 23 cromossomos, sua qualidade é inferior, possuindo maior teor de cafeína - o dobro (2,2%) -, o que explica em partes seu sabor amargo. É originário do Congo e da Guiné. Sua árvore é maior e produz em maior quantidade, e é mais resistente a variações de solo e calor, podendo ser cultivados em regiões mais baixas de até 800 metros de altitude.
Como saber que café estou comprando?
Se a embalagem não apontar “100% arábica”, fique certo de que é uma mistura. No Brasil, a maior parte dos cafés vendidos em grandes varejistas são misturados, pois resultam em um produto de qualidade razoável e menor custo. Mas as grandes cafeterias no mundo usam quase sempre cafés 100% arábica. O conilon pode ser usado para blends específicos, com unem sua intensidade com o adocicado do arábica. Mas para ser interessante, a mistura precisa ser feita por baristas experientes, que entendem do assunto. Por isso, para garantir sabores superiores, vá de café arábica!
O programa Globo Rural tem uma reportagem que mostra um pouco destas diferenças. Assista no vídeo!
Gostou do texto? Então compartilha com seus amigos e continue seguindo o blog da Brasitália para saber todas as novidades do mundo do café!
Um abraço,
Luana Rech Equipe Brasitália
Café Arábica x Café Conilon
Compartilhe!
Veja também
Um espresso perfeito: 5 dicas de mestre para preparar um café delicioso01/Mar/201701/03/17há 2 anos Terça-feira, 01 de Março de 201701/03/2017Um gole, inúmeras sensações. Este é o sentimento de quem está apreciando um bom espresso. Em poucos mililitros, o espresso traduz o que se pode obter de melhor do café: a diversidade de aromas, um sabor concentrado e uma textura cremosa, aveludada, que nos seduz desde o primeiro gole. Quem nunca se sentiu ‘abraçado’ ou ‘viajou’ em boas......
Café e música todo dia, por favor!07/Jul/201607/07/16há 3 anos Quarta-feira, 07 de Julho de 201607/07/2016No dia primeiro de junho, a Brasitália Máquinas e Cafés estava em clima de arte, de música e com notas altas! Isso mesmo! Tivemos a honra de receber a visita dos Três Tenores Brasileiros e a Banda Felice Itália, que......
Livros sobre café: uma lista especial para saber cada vez mais13/Jun/201713/06/17há 2 anos Segunda-feira, 13 de Junho de 201713/06/2017Amplie seu conhecimento com estes livros sobre café. História, culturas, métodos de preparo, receitas e muitas curiosidades sobre a bebida. Saber sobre café vai muito além de degustar uma boa xícara da bebida. De......