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Postado em 03 de Maio de 2017 às 13h00

5 lições infalíveis para atender bem e encantar os clientes da sua cafeteria

Brasitália Máquinas e Café A qualidade do atendimento é fundamental para o sucesso, mas a excelência no atender bem é que vai tornar a experiência única e encantar os clientes.  Mais que atender bem,...

A qualidade do atendimento é fundamental para o sucesso, mas a excelência no atender bem é que vai tornar a experiência única e encantar os clientes. 

Mais que atender bem, hoje, você tem que encantar os clientes. A qualidade do atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, seja qual for o ramo. Mas a excelência da experiência é o que vai fazer o seu negócio ser diferente, procurado e lembrado sempre.

Já faz algum tempo que as relações de consumo mudaram. O foco agora está nas pessoas e nos relacionamentos que as marcas e o negócios constróem e estabelecem com elas, entendendo os desejos de cada uma para atendê-los da melhor forma. Por isso, lembre-se: clientes satisfeitos e felizes vão, voltam e ainda fazem propaganda boa da sua cafeteria para os amigos. Esse é o ponto: atender bem e encantar os clientes!

Se você já conseguiu chegar nesse estágio, ótimo. Mantenha-se nesse caminho. Caso não tenha chegado lá, vamos te passar algumas lições super importantes sobre a arte de bem atender e tornar agradáveis e únicos os momentos que as pessoas passam na sua cafeteria.

Em primeiríssimo lugar, você não pode se esquecer de que o seu negócio é o café. Só por isso, você tem vantagens, mas também algumas obrigações. Você tem nas mãos um produto que traz ótimas sensações e que as pessoas buscam para se sentir bem e ter um momento de prazer. É preciso aproveitar essa chance de ter um cliente ‘aberto’ a isso. Mas, se você não atender essa expectativa, o sentimento negativo será tão grande quanto foi o estímulo positivo inicial. Então, preste muita atenção!

São 5 lições fundamentais para te ajudar a aprimorar a qualidade do atendimento na cafeteria para satisfazer e encantar os clientes:

Lição #1 - Atenção na contratação

Seus colaboradores são o cartão de visitas e o contato direto com os clientes. Desde o momento da contratação, esteja atento e verifique se a pessoa compartilha dos mesmos valores do seu negócio, se é comprometida, se é aberta ao aprendizado e principalmente, se sabe ser educada e prestativa com os clientes mesmo em momentos de estresse e em situações complicadas.

#Dica: Mesmo que seu negócio seja pequeno e/ou familiar, pense bem se sua mãe, seu pai, irmão, primo, tio ou amigo próximo está realmente apto para este trabalho. Às vezes, o que parecia uma solução, pode se tornar um grande problema.


Lição #2 - Treine, capacite e valorize sua equipe

O capital humano é o que dará vida a sua cafeteria. Depois de contratação, é preciso manter sua equipe capacitada e entusiasmada. Pessoas realizadas no trabalho transmitem essa satisfação com a empresa para o público. E é nesse momento, ‘dentro de casa’, que você começa a construir sua imagem junto aos clientes.

Sobre a capacitação, além de um treinamento básico sobre a função que cada colaborador vai exercer, é fundamental que as pessoas que vão lidar diretamente com o café saibam escolher os grãos, moer, trabalhar nas máquinas profissionais de café e preparar as variedades clássicas da bebida com perfeição. Depois, você pode segmentar o treinamento e, à medida em que os colaboradores evoluírem, vá acrescentando novos desafios de aprendizagem.

Também é preciso passar os valores da empresa para todo a equipe (ou seja, aquilo que você acredita e quer transmitir para os clientes) para que todos entendam o que de fato é o seu negócio.

#Dica: não sobrecarregue seus colaboradores. Um bom trabalho só pode ser realizado se a demanda for proporcional e a sobrecarga pode impactar diretamente na qualidade do atendimento ao cliente.

Lição #3 - Ouça (muito e sempre) seu cliente

Ele é a razão do seu negócio. Nem sempre tem razão, mas tudo o que tem a dizer deve ser levado em conta para melhorias. Busque sempre entender e atender suas demandas da melhor forma e ofereça soluções. Para isso, você terá que ouvi-lo, muito e sempre. Mas como fazer? Simples, pergunte. Você e seus colaboradores estarão em contato direto, então conversem com os clientes e, de forma cordial, procurem saber se o produtos e o serviço estão agradando. Talvez eles não falem pessoalmente, então deixe um pequeno questionário à disposição nas mesas ou no caixa para sugestões, críticas e elogios. Use também as redes sociais e perceba o retorno em cada postagem. Mas, acima de tudo, saiba ouvir e procure entender o retorno para melhorar.

Lição #4 - Ofereça qualidade, variedade e inovação

De nada adiantam simpatia e educação se os produtos oferecidos não forem saborosos. Café ruim então, nem pensar. Qualidade deve estar no topo da lista de prioridades da sua cafeteria. Invista em bons grãos, máquinas de café profissionais, além de um mix de receitas clássicas com café e outras novidades quentes e geladas com a bebida. Se vai servir doces e salgados, siga na mesma linha. Tenha um bom cozinheiro/padeiro ou bons fornecedores que entreguem as encomendas fresquinhas. Pesquise seu público para montar um bom cardápio. Vá renovando, inserindo coisas novas ao longo do tempo. Brinque com as estações do ano e as datas comemorativas para criar receitas, por exemplo.

Lição #5 - Surpreenda e fidelize seu público

Já falamos aqui que o básico é atender bem. Mas para ser diferente e sempre lembrado, você tem que encantar. E isso só será possível se você souber o que o seu cliente quer e gosta. Pesquise sobre os hábitos do seu público. Você precisa estar um passo à frente para quando ele imaginar você já o estar surpreendendo. São muitas formas de encantar. Dos clientes mais frequentes, você pode anotar os gostos e saber se um prefere com muito e outro com pouco leite no café. Se outro gosta de saborear um chocolate junto com um espresso, por que não oferecer um pequeno tablete ao servi-lo? E se com frequência há pedidos para viagem, por que não ter uma embalagem e um copo térmicos com a sua marca? Os clientes usam sua cafeteria para encontros de trabalho? Ótima oportunidade para ter uma boa rede wi-fi gratuita e quem sabe uns bloquinhos e canetas para anotações! Ou então crie um cartão fidelidade e troque o número de compras ou itens consumidos por brindes ou benefícios. Ouça, pesquise, crie, inove, encante e fidelize! 

Pronto! Agora você já sabe qual o caminho para aprimorar a qualidade no atendimento na sua cafeteria. Simples? Não. Há muito trabalho a fazer e este ciclo não pára. Mantenha o foco e ouça o que os clientes querem e tem a dizer. Feliz e satisfeito, ele vai voltar e trazer mais público. Vale a pena apostar em ser diferente e encantar!

Um abraço e até a próxima,

Luana Rech
Equipe Brasitália

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