Entre em contato conosco VIA WHATSAPP
49 98437 7750

Blog de | Notícias

Postado em 21 de Março de 2017 às 10h51

5 cuidados essenciais para armazenar o café (moído ou em grãos)

Brasitália Máquinas e Café Hmmmm...cheiro de café fresquinho! E esse sabor marcante? Uma delícia! Para você sempre sentir este prazer ao servir ou apreciar um café saboroso e cheio de personalidade, saiba que é...

Hmmmm...cheiro de café fresquinho! E esse sabor marcante? Uma delícia! Para você sempre sentir este prazer ao servir ou apreciar um café saboroso e cheio de personalidade, saiba que é preciso ter alguns cuidados essenciais na hora de armazenar seu café, seja em grãos ou já moído. Hoje as dicas são simples mas preciosas e vão te ajudar a conservar o frescor do produto. Anota aí!

1 - Os inimigos do café

Nada de umidade, luz, calor e exposição ao ambiente externo. Estes são os principais vilões que vão interferir no sabor do seu café. Muito cuidado ao abrir a embalagem e na escolha do local onde vai guardar o pó ou os grãos. Verificar estes itens é imprescindível para preservar as características do produto. Mantenha sempre o café em locais secos e escuros e evite o contato com o ar. Assim, o produto não oxida e não é contaminado com outros odores.

2 - Em grãos ou moído?

Os cuidados com o pó ou com os grãos são os mesmos mas, para garantir um pouco mais de frescor, o café em grãos é o mais recomendado. Isso porque o café começa a perder algumas propriedades de cor e sabor logo que moído. Então, se você não tiver um moedor, um moinho ou uma máquina profissional de café, que fazem a moagem logo antes do preparo, você pode optar por lojas e revendas que moem os grãos na hora. Assim você leva um produto mais fresco e aproveita ainda mais sua bebida. Aqui na Brasitália você encontra estes equipamentos ou pode moer seu café em grãos antes de levá-lo.

3 - Em pequenas quantidades

O mais indicado é comprar sempre de acordo com o consumo de no máximo um mês. Se você tem um negócio, cuide para não estocar grandes quantidades. Faça a compra suficiente para um mês de vendas. Em casa, ‘menos também é mais’. Uma embalagem de 500 gramas para uma família com consumo diário está ótimo para o mês. Já se você mora sozinho ou o consumo é reduzido, um embalagem de 250 gramas é perfeita. Na hora de moer, também faça isso em pequenas quantidades para não deixar os grãos expostos a luz e ao ar por muito tempo.


[GRÁTIS] Planilha simples para controlar o estoque da sua cafeteria e não perder mais produtos

Baixar Planilha


4 - Embalagem

Se o seu café chegou em uma embalagem escura e que evita a entrada de ar e umidade, você pode deixá-lo ali mesmo, desde que seja bem fechado toda a vez que for usado. Se optar por colocar em outro recipiente, certifique-se de que o pote é escuro e pode ser bem vedado.

5 - Geladeira, pode ou não pode?

Muitos dizem que não, outros que sim mas com cuidados. A equipe de baristas da Brasitália - que entende muito de café! - recomenda não colocar nem os grãos nem o café moído na geladeira. O produto pode absorver a umidade ou os odores que estão por lá. Invista em um local que preserve a temperatura ambiente e longe de cheiros fortes.

Dicas Extras - O café ideal é sempre o café mais fresco. Antes de comprar, verifique a data da torra. Ela é que vai mostrar se o café está fresquinho! Além disso, ao comprar o café em grãos, prefira embalagens com válvula. Elas permitem que o café libere os gases provenientes da torrefação e mantenha todo o sabor e aroma!

Simples né! Super tranquilo e nada mirabolante. Se você seguir estes cuidados básicos seu café vai estar sempre uma delícia, do início ao final do pacote!

Quer mais dicas e saber tudo sobre o mundo do café? Fique com a gente! Veja todas as novidades lá nossa página no Facebook ou assine nossa newsletter e receba tudo no seu email.

Até mais!

Luana Rech
Equipe Brasitália

Quer receber novidades sobre café? Cadastre-se!

    Veja também

    Como escolher a máquina profissional de café perfeita para o seu negócio15/03/17 Conheça as vantagens das vending machines e das máquinas de espresso e entenda como funciona cada equipamento. Está decidido! Você quer uma máquina profissional de café para oferecer uma bebida saborosa aos seus clientes ou colaboradores. Ótimo, com certeza será um excelente investimento e com retorno garantido, já que o café é......
    GRÁTIS: como fazer sua padaria ser famosa na cidade (e lucrar muito)19/12/16 Até pouco tempo atrás, oferecer wi-fi para os clientes era um grande diferencial no mercado de padarias e cafeterias. Muitas pessoas não conseguem ficar longe do smartphone enquanto se alimentam ou saboreiam seu espresso. Hoje,......
    Método Chemex25/06/16 O charmoso Chemex. Um método de preparo criado por um americanocujo nome é Peter J. Schlumbolm. Chemex extrai um café particularmente limpo, ou seja, sem resíduos na xícara, fornecendo um café suave, leve,......

    Voltar para Blog (en)